Conheça todas as alternativas de alimentos acidificantes presentes em seus cardápios e veja como equilibrar a dieta.
Os alimentos acidificantes são aqueles que contam com acidez. É preciso, portanto, saber como equilibrar estes alimentos no organismo para não desencadear condições que possam acometê-lo.
Acidificantes e Alcalinizantes
O pH sanguíneo precisa apresentar teor alcalino leve. Se houver um valor maior ou muito abaixo de 7,35 a 7,45, pode significar sinais e doenças específicas. O pH neutro é 7. Se tiver abaixo disso é ácido, e se for acima é alcalino.
É possível que o pH ácido possa ocorrer em razão de alimentação ácida, de um estresse muito grande, de toxinas acumuladas ou reação de imunidade a quaisquer processos que privam os elementos celulares do oxigênio e demais nutrições.
O organismo tentará fazer a compensação pelo pH ácido, utilizando o mineral alcalino. Se a alimentação não tem a composição de mineral com suficiência, há o acúmulo de ácido nos elementos celulares.
O motivo pela acidose se caracterizar comum em nossa sociedade é, de forma principal, a dieta, que é repleta de acidez, com produtos como:
- laticínios;
- ovos;
- carne.
Além disso, é uma alimentação precária em substâncias alcalinas como vegetal fresco. Ainda, alimentamo-nos com elementos processados que fazem a produção ácida como açúcar e farinha, bem como ingerimos bebidas que fazem a produção do ácido, como refrigerantes e café.
Ao fazer, também, o uso de várias medicações, há a formação do ácido, de mesma forma quando utilizamos adoçantes de caráter artificial, que são venenos e compõe ácidos diversos.
Um dos melhores modos de fazer a correção do organismo que apresenta ácido demais é fazendo a limpeza da dieta e do estilo de vida.
Alimentação ácida
Estes alimentos são apresentados pela aveia, o pão e o trigo. São capazes de tornar o pH do sangue ácido, de modo que o organismo possa gastar mais minerais para o equilíbrio da acidez.
Consumir de forma excessiva a alimentação ácida pode provocar condições de redução da imunidade, bem como:
- reduzir a absorção de nutrientes intestinais;
- redução da imunidade;
- capacidade reduzida de reparação dos danos das células;
- dificuldades para realizar a eliminação de metal pesado no corpo.
A alimentação ácida é caracterizada pelos alimentos que são ricos em elementos proteicos e carboidratos. Podem ter a divisão da seguinte forma.
Grãos

Alguns grãos específicos são ácidos e, quando em excesso, podem acabar prejudicando a imunidade e demais condições relativas ao organismo. São eles:
Frutas

As frutas de maior destaque ácido são as seguintes:
- amoras;
- mirtilos;
- groselhas;
- frutas enlatadas.
Além dessas categorias, podemos mencionar outros alimentos que também são ácidos:
- ovos;
- leite e derivados;
- oleaginosas;
- batatas;
- frango;
- presunto;
- mortadela;
- peixe;
- feijão;
- ervilha;
- lentilha;
- suco industrializado;
- refrigerantes;
- vinho;
- gergelim;
- azeite;
- canola;
- abacate.
Alimentação Alcalina
As alimentações alcalinas são compostas pelos seguintes produtos.
Raízes

- cenouras (leia sobre Xarope de Cenoura);
- beterrabas;
- rabanete;
- tubérculos.
- Crucíferas
As ações benéficas dos vegetais crucíferos são conhecidos por gerar um aumento ligeiro na alcalinidade, reforçando a imunidade, e melhorando a digestão.
- couve-flor;
- brócolis;
- repolho roxo;
- repolho branco.
Folhagens

Estes alimentos devem ter seu cozimento ou serem ingeridos de forma crua, de preferência, sempre alternando o modo de preparo. Acelga e espinafre, por exemplo, são excelentes para que se mantenha o equilíbrio do organismo ácido, de forma adequada.
Há também os compostos minerais, fibrosos e vitamínicos, necessários para que haja um bem estar do organismo, todos os dias.
Alho

Este alimento apresenta diversas substâncias medicinais e tem consideração como um alimento incrível para consumo, caso queira fazer a manutenção da saúde. Além de caracterizar um elemento alcalinizante, o alho é uma substância antibacteriana natural, que aprimora a saúde cardiovascular e auxilia a imunidade a ficar mais forte.
O alimento apresenta efeito anti-inflamatório, antioxidante e atua na contribuição de boas desintoxicações. É possível, por isso, ter consideração em razão de todas as ações benéficas que produz no organismo, como um excelente alimento antibiótico natural.
Limão

É possível que pareça estranho mencionar o limão como uma fonte alimentícia, mas é. O fruto é alcalinizante e excelente, em razão do pH ácido. De fato, a ação alcalinizante acontece uma vez que o limão tem absorção pelo organismo, de forma especial se o consumo foi realizado com um tanto de água na parte matutina, com o estômago vazio.
Os benefícios são muitos. Confira:
- auxilia a imunidade;
- colabora para desintoxicar o fígado;
- aprimora a digestão;
- ajuda no emagrecimento;
- garante energia e vitalidade.
Maçã

A maçã, como grande parte das frutas, caracteriza-se alcalinizante e disponibilizam benefícios para o fornecimento ao organismo das fibras fundamentais para que o intestino funcione adequadamente. Além dessas especificidades, a maçã é grande aliada para a saúde da pele e de um organismo mais eficiente.
Ela apresenta nutrientes, bem como minerais, vitaminas e demais elementos para que o organismo se mantenha com saúde. É fundamental o consumo juntamente com cascas, que é fonte de nutrição, mas para consumi-las de forma íntegra é imprescindível que sejam totalmente orgânicas.
Isto porque o cultivo dessa fruta, geralmente, é bombardeado de substâncias agrotóxicas. Portanto, atente-se a estes detalhes.
Pepino

O pepino é uma substância alcalinizante vegetal valiosa, em razão de seus compostos. É rico em água. E, portanto, é caracterizado como um vegetal veranil. Isto porque acaba se tornando fundamental em razão do poder de hidratação, bem como em razão de compostos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Pepinos são, de modo geral, ingeridos de forma crua em saladas, porém é uma excelente forma de consumi-los, incluindo-os também em sucos com demais frutas.
Como você pode ver, é necessário que se tenha um cuidado específico com tudo o que você consome diariamente. Isto porque algumas alimentações são capazes de provocar sérios danos e prejuízos para a saúde. Manter, então, uma dieta que busque o equilíbrio de suas potencialidades, nutrientes e demais funções é essencial.
Se você gostou das dicas que encontrou aqui e vai reavaliar o seu cardápio diário, deixe um comentário! Está buscando aprimorar a saúde do seu organismo? Nós queremos saber a sua opinião! Compartilhe-a conosco!

Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.