9 MELHORES Remédios Naturais para Dormir – O Fim da Insônia!

Dormir bem é importantíssimo para a saúde e a longevidade. O sono reenergiza o corpo e a mente. Uma noite bem dormida auxilia na capacidade de aprendizagem, na memória, na tomada de decisões e até mesmo na criatividade. Além disso, dormir bem previne diversas patologias, como doenças do coração, diabetes, derrames e obesidade.

Ainda que dormir seja excelente para a qualidade de vida, muitas pessoas estão com hábitos de sono disfuncionais na modernidade. E boa parte disso se dá por conta de um dos males do século: a insônia.

Neste guia, vamos sugerir os nove melhores remédios naturais para dormir bem e combater a insônia.

Melatonina

Melatonina
Melatonina

Eis um dos suplementos da moda para melhorar a qualidade do sono e acabar com a insônia. A melatonina nada mais é do que um hormônio produzido naturalmente no organismo. Ele é responsável por avisar a mente que estamos prestes a dormir. Os níveis de melatonina são influenciados pelo tempo: à noite, a produção é maior; ao tempo que, de manhã, a produção é menor.

Por conta de ser o hormônio de sono, as pessoas o suplementam para terem mais sono e potencializarem a duração do sono. Embora a ciência tenha comprovado a sua eficácia, é importante ressaltar que não há estudos mostrando os efeitos colaterais da suplementação de melatonina a longo prazo.

Resumo
Suplementos de melatonina podem ajudar na qualidade e duração do sono, estimulando-o.

Raiz de Valeriana

Raiz de Valeriana
Raiz de Valeriana

A valeriana é uma planta originada da Ásia e da Europa, porém cultivada no Brasil. A sua raiz é rica em propriedades medicinais que podem lidar com diversos males, como os sintomas da ansiedade, da depressão e da menopausa. Por conta de sua ação benéfica para diversos sintomas, ela é utilizada em remédios fitoterápicos para promover o sono.

Ela não apresenta colaterais – ainda que já foram relatados efeitos colaterais pouco intensos, como tonturas. Porém, vale ressaltar que a ciência ainda não provou que ela realmente seja benéfica para a qualidade do sono. Vale testá-la e ver se funciona para você.

Seu uso deve ser feito apenas por adultos. Gestantes e lactantes devem consultar um médico antes de iniciar o uso.

Resumo
Suplementos fitoterápicos feitos de raiz de valeriana podem ser utilizados por adultos para melhorar a qualidade do sono, ainda que a ciência não tenha definido a sua eficácia.

Cloreto de Magnésio

Cloreto de Magnésio
Cloreto de Magnésio

O magnésio é um mineral presente no organismo humano. Ele é responsável pela função de diversos órgãos, como o cérebro e o coração.

O cloreto de magnésio atua acalmando a mente e relaxando o corpo, o que auxilia na promoção do sono. A ciência diz que este efeito se dá por conta dele regular a produção de melatonina, hormônio que comentamos no primeiro item deste artigo. Outro fato interessante é que ele aumenta os níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA), um mensageiro com efeitos calmantes.

Resumo
O cloreto de magnésio relaxa o corpo e a mente, melhorando a qualidade do sono.

Lavanda

o que utilizar para acne

A lavanda é a planta mais cosmopolita do mundo: ela se encontra em todos os continentes. Famosa por suas flores de cor roxa, ela tem uma porção de usos, muitos deles medicinais. O seu aroma inconfundível pode melhorar a qualidade do sono. A ciência comprovou: trinta minutos inspirando o seu aroma pode melhorar significativamente a qualidade do sono. Ela é ideal para quem sofre de insônias mais leves, com a vantagem que não oferece nenhum efeito colateral, diferente de muitos medicamentos para dormir.

Para utilizá-la, você deve pingar quatro gotinhas de óleo essencial de lavanda em um difusor de aromas (que pode ser eletrônico ou uma vela de aromaterapia). Confira os diferentes tipos de difusores de óleo essencial no vídeo abaixo:

Também leia mais sobre os efeitos da aromaterapia para a saúde.

Resumo
O óleo essencial de lavanda pode ser utilizado para melhorar a qualidade do sono de quem sofre de insônias mais leves.

Passiflora

Passiflora
Passiflora

A passiflora é um remédio natural muito popular no tratamento da insônia. Ela nada mais é do que a flor do maracujá, fruta conhecida por seus poderes calmantes. Ainda que não existam estudos os suficientes para concluir que a passiflora de fato auxilia na qualidade do sono, muitas pessoas relatam melhoras após iniciar o consumo do chá de passiflora.

Resumo
O chá de flores de maracujá pode suscitar uma melhora no sono, embora ainda não existam pesquisas científicas o suficiente.

Glicina

Glicina
Glicina

A glicina é um aminoácido que age no sistema nervoso. Algumas pesquisas têm mostrado a eficiência da glicina em combater a insônia. Todavia, não se sabe exatamente como este aminoácido atua na promoção do sono – acredita-se que ela diminui a temperatura do corpo, enviando um sinal para o cérebro de que é hora de dormir.

Um estudo com pessoas foi feito dividindo-as em dois grupos. O primeiro suplementou 3 gramas de glicina antes de deitar ao tempo que o segundo suplementou um placebo. O grupo que consumiu glicina relatou um menor cansaço no dia seguinte.

Para utilizá-la, você a encontra em cápsulas, em pó (para ser tomado com água) e em alguns alimentos. Veja os alimentos ricos em glicina na lista abaixo:

  • Carne
  • Ovos
  • Frango
  • Peixe
  • Feijão
  • Espinafre
  • Couve
  • Repolho
  • Banana
  • Kiwi
Resumo
A glicina é um aminoácido que pode melhorar a qualidade do sono. Ela é encontrada em cápsulas, em pó e em alguns alimentos.

Outros suplementos

Além dos oito remédios naturais para a insônia supracitados, há outros muitos suplementos conhecidos por potencializar o sono. Todavia, vale dizer que nem todos eles têm pesquisas científicas os apoiando. Confira abaixo alguns deles:

  • Triptofano: eis um aminoácido que pode melhorar a qualidade do sono. A dosagem recomendada é de uma grama por dia;
  • Ginkgo Biloba: o consumo de 250mg de ginkgo biloba antes de dormir pode relaxar o corpo e a mente, potencializando o sono;
  • L-Teamina: eis outro aminoácido que pode ser consumido na quantidade de 300mg para combater a insônia;
  • Kava: o chá de kava é uma bebida poderosa para relaxar o corpo e promover o sono.
Resumo
Triptofano, ginkgo biloba, L-teamina e chá de kava podem combater a insônia, embora faltem estudos científicos mais sólidos.

Você tem alguma dúvida sobre os remédios naturais citados aqui? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest