10 Usos e Benefícios do PODEROSO Óleo Essencial de Eucalipto!

Se você busca por um óleo poderoso que vai melhorar o seu sistema imunológico, defendê-lo de uma ampla gama de doenças e aliviar seu pulmão de problemas respiratórios, o óleo de eucalipto é ideal! Eis um óleo essencial mais recomendado para dor de garganta, tosses, alergias e dores de cabeça. Os seus benefícios são incríveis, deixando-o imune a doenças, agindo como um poderoso detox natural e melhorando a sua respiração.

As suas propriedades de combate a bactérias vem sendo estudadas e validadas por academias científicas no mundo todo. Muitas vezes, vistas como melhores que muitos medicamentos. Por conta disso, o óleo de eucalipto vem se popularizando no que diz respeito ao seu uso medicinal.

A próxima vez que você pegar uma gripe ou uma tosse chata, experimente utilizar o óleo de eucalipto. Ele pode fazer milagres por você e por sua família.

O que é?

o que é

O óleo essencial de eucalipto é um óleo feito das folhas da árvore de eucalipto (mesma árvore utilizada na produção de móveis e de celulose, a matéria prima do papel, além de ser utilizada como fonte de energia via combustão). O eucalipto é uma árvore da família Myrtaceae, originada da Austrália. Existem mais de 500 espécies catalogadas de eucalipto e ele vem sendo utilizado pela medicina tradicional de diversas culturas por milênios.

O óleo de eucalipto costuma ser utilizado como analgésico, para o combate da dor, como também é utilizado para diminuir inflamações. Por conta destes dois principais usos, ele é matéria prima de diversos medicamentos, pomadas, perfumes e até produtos de limpeza (dado o seu potencial na aromaterapia).

80% do óleo de eucalipto é de eucaliptol, a substância responsável por seus efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e analgésicos. Por sua riqueza de propriedades benéficas ao organismo humano, ele é um óleo que você deve ter no seu armário de remédios.

Benefícios e Propriedades

para o que serve

Confira alguns dos melhores benefícios e propriedades do óleo essencial de eucalipto:

  • Melhora a respiração: quando se fala de problemas respiratórios e óleos essenciais, o óleo de eucalipto é o primeiro a vir na mente. Isso não é por acaso, ele pode ser eficiente no combate de diversos problemas de ordem respiratória, como a asma, a bronquite, a sinusite, o resfriado, a tosse e a gripe. Ele age estimulando o funcionamento do sistema imunológico, desintoxicando o organismo e facilitando a respiração. Ele pode, inclusive, facilitar o sono de quem sofre com problemas de congestionamento nasal.
  • Alívio da Tosse: ele tem ação expectorante, o que significa que ele limpa o organismo de bactérias e toxinas causadoras da tosse. Ele também age facilitando a respiração de quem sofre de nariz entupido, amenizando e até eliminando os sintomas da tosse.
  • Melhora alergias: por suas propriedades anti-sépticas, antimicrobianas e anti-inflamatórias, ele auxilia no combate a alergias. Isso se dá principalmente para as chamadas alergias sazonais.
  • Combate infecções: o eucaliptol, componente que falamos acima, tem ação de extermínio de micróbios, que combate bactérias, vírus e fungos, podendo ser utilizado no combate de infecções. Para utilizá-lo visando este fim, você pode usá-lo tanto na aromaterapia quanto topicamente. Ele é um excelente antifúngico natural para combater candidíase nas unhas, por exemplo. Outro vírus que pode ser combatido com o óleo de eucalipto é o vírus herpes simplex, o causador da herpes genital.
  • Analgésico natural:  suas substâncias analgésicas já foram exaustivamente pesquisadas e validadas por estudos do mundo todo. Você pode utilizá-lo topicamente na região da dor, podendo aliviar dores nos músculos e até mesmo inchaços.
  • Alívio de dores de cabeça: por conta de suas propriedades que aliviam a pressão sinusal, uma das responsáveis pela dor de cabeça, este óleo pode ser utilizado no alívio da dor de cabeça. Ele também tem propriedades revigorantes que melhoram a clareza dos pensamentos e suscita o relaxamento dos músculos tensos (principalmente os faciais), o que acaba por combater dores de cabeça oriundas de uma rotina estressante. Para melhores resultados, combine o óleo essencial de eucalipto com o óleo de hortelã-pimenta.
  • Combate irritações, feridas, cortes e queimaduras: por conta de sua ação antimicrobiana e anti-séptica, o óleo de eucalipto pode ser utilizado para tratar irritações, cicatrizar feridas e cortes, além de aliviar queimaduras.
  • Melhora o raciocínio: por ser um revigorante e purificante natural, ele pode ser utilizado com fins energéticos e para potencializar as habilidades cognitivas, sendo um excelente instrumento para aqueles que vão enfrentar uma prova ou estuda para um concurso público. Isso se dá porque ele limpa as vias áreas, facilitando a oxigenação do cérebro.

Como Usar? Usos!

Agora que você conheceu os potenciais benefícios, vamos ensinar passo a passo como utilizá-lo para cada finalidade:

  1. Desinfetar a casa: em um borrifador com água, adicione vinte gotas de óleo de eucalipto e utilize-o em sua limpeza diária da sua casa. O seus agentes anti-sépticos vão exterminar vírus, fungos e bactérias espalhadas pela a casa que costumam ser maléficos aos moradores;
  2. Prevenir o mofo: você pode colocar cinco gotinhas do óleo em seu aspirador de pó para evitar com que o mofo se reproduza em sua casa;
  3. Repelente de ratos: você sabia que você pode se livrar até mesmo de ratos utilizando o óleo essencial de eucalipto? É muito simples, basta colocar vinte gotinhas do óleo em um borrifador e aplicar nas regiões mais suscetíveis ao aparecimento de ratos (como o porão, a despensa, etc.).
  4. Combate a alergias: falamos acima sobre o seu potencial para combater alergias sazonais. Para utilizá-lo visando este fim, aplique cinco gotinhas na sua casa ou no seu local de trabalho, de preferência em locais que você frequenta com frequência.
  5. Aliviar tosse: combine óleo de eucalipto com óleo de hortelã em uma proporção de um para um e aplique três gotinhas no peito e na nuca.
  6. Aliviar dor de garganta: aplique três gotinhas do óleo no seu peito e na sua garganta. Em paralelo a isso, espalhe cinco gotinhas na sua casa ou ambiente de trabalho.
  7. Melhorar a imunidade: para fortalecer o seu sistema imunológico e diminuir a probabilidade de contrair doenças, misture o óleo de eucalipto com o de cravo, limão, canela e alecrim. Então, aplique algumas gotinhas do resultado na sua casa e local de trabalho.
  8. Tratamento de irritações da pele: aplique de duas a três gotinhas de óleo essencial de eucalipto na região irritada três vezes por dia, utilizando uma bolinha de algodão.
  9. Alivie picadas de insetos: o Brasil é um país tropical e, como tal, cheio de insetos petulantes. Para aliviar picadas de insetos, aplique de duas a três gostas de eucalipto na área picada utilizando uma bolinha de algodão.
  10. Melhore a sua disposição: para tal, basta esfregar duas gotinhas nas têmporas ou na nuca.

Precauções e Contraindicações

Confira os colaterais e contraindicações do uso deste óleo:

  • A ingestão deste óleo via nasal ou oral não é segura. Ele só deve ser utilizado como aroma ou via tópica.
  • Em casos de peles sensíveis, você deve utilizar um óleo transportador (como o óleo de coco) misturado ao óleo de eucalipto antes de aplicar a pele.
  • O seu uso não é seguro em bebês ou crianças pequenas.
  • Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Você tem dúvidas a respeito deste óleo poderoso? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest