10 TOP Benefícios Medicinais do Óleo de Lavanda para Sua Saúde!

O óleo essencial de lavanda é o mais popular dos óleos essenciais, sendo o mais utilizado nos dias de hoje. Seu uso remonta a mais de 2.000 anos atrás, sendo utilizamo milenarmente para diversos fins, principalmente medicinais, por conta de suas propriedades que combate oxidações, micróbios, sua ação sedativa, calmante e antidepressiva. Por conta de ser um produto natural terapêutico e medicinal, ele é o ingrediente básico de diversos medicamentos e cosméticos (além de produtos de limpeza).

No antigo Egito, ele era utilizado para perfumar as múmias. Quando o túmulo do rei Tut foi descoberto, no ano de 1923, o mais incrível é que ainda havia um cheiro de lavanda saindo do túmulo.

Óleo essencial de Lavanda

É possível encontrar escritos antigos de medicina defendendo o uso do óleo de lavanda para exterminar bactérias. Há relatos de romanos utilizando tal óleo para banharem-se, cozinharem e até para purificar o ar. O óleo aparece até mesmo na Bíblia, onde é utilizado para a cura.

Hoje, esta especiaria é utilizada para os seguintes fins:

  • Aliviar a ansiedade;
  • Reduzir o estresse;
  • Prevenir a diabetes;
  • Melhorar a função cerebral;
  • Cicatrizar feridas;
  • Aliviar a dor de queimaduras;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Combater espinhas;
  • Melhorar a textura da pele;
  • Retardar o envelhecimento;
  • Aliviar dores.

Vamos investigar estes benefícios mais a fundo abaixo.

Efeito Detox

Você já deve ter ouvido falar dos radicais livres, os grandes vilões do organismo. Eles nada mais são do que um estimulante para o surgimento de doenças, pois reduzem o potencial do sistema imunológico e tornam o seu organismo menos protegido. O que combate os agentes oxidantes são as enzimas antioxidantes (glutationa, catalase e superóxido dismutase). O grande problema é que o organismo pode apresentar deficiência em produzir tais enzimas, tornando o seu organismo mais propenso ao ataque dos radicais livres. E é aí que entra o óleo essencial de lavanda: ele é um antioxidante natural, que pode prevenir o aparecimento de diversas doenças. Ele age aumentando a atividade do glutationa, da catalase e do superóxido dismutase.

Tratamento da Diabetes

Os efeitos deste óleo nos níveis de açúcar do sangue foram investigados por cientistas da Tunísia, em 2014. Eles concluirão um resultado surpreendente. O tratamento natural utilizando o óleo de lavanda pode amenizar os seguintes sintomas da diabetes:

  • Aumento de glicose no sangue;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Aumento de peso;
  • Disfunção hepática;
  • Disfunção renal.

Ainda que a ciência exija mais estudos para conclusões mais certeiras, este estudo descortinou um grande horizonte para o tratamento natural da diabetes.

Otimiza o Humor e Diminui a Carga de Estresse

Otimiza o Humor e Diminui a Carga de Estresse

Um dos usos medicinais mais comuns desta maravilha é para proteger o cérebro contra danos neurológicos. Por conta disso, ele tem sido utilizado no tratamento de enxaquecas, na redução do estresse, no alívio da ansiedade e no combate a depressão.

Um estudo publicado no International Journal of Psychiatry in Clinical Practice mostrou que suplementar 80 miligramas deste óleo pode aliviar a ansiedade, combater distúrbios do sono e a depressão.

Outro estudo publicado no International Journal of Neuropsychopharmacology mostrou que o tratamento natural com óleo de lavanda se mostrou mais eficaz contra o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) do que paroxetina, o anti-depressivo popularmente utilizado por psiquiatras para tratar deste problema. Além de mais eficiente, contou com menos efeitos colaterais e sintomas de abstinência ao final do tratamento.

Como Usar?
Para melhorar o funcionamento da sua mente, reduzindo a ansiedade e aliviando o estresse, você pode utilizar um difusor próximo a sua cama no momento em que você vai dormir. Outra opção é aplicar o óleo atrás da orelha.

Cicatrização de Cortes e Alívio de Queimaduras

Por ser um poderoso antimicrobiano natural, utilizado a milênios para este fim, ele pode ser utilizado para combater bactérias e fungos causadores das mais diversas patologias. A ciência vem mostrando que ele pode acelerar a recuperação de uma região da pele queimada, além de acelerar a cicatrização de cortes, machucados e arranhões. Isso se dá por conta de seus agentes antimicrobianos.

A sua eficiência para tal é maior do que outros óleos essenciais, como o de cravo, o de canela e o de melaleuca.

Como Usar?
Para aliviar queimaduras e cicatrizar cortes, machucados e arranhões, misture quatro gotas de óleo essencial de lavanda com meia colher de óleo de coco e aplique na região afetada utilizando um algodão limpo.

Saúde da Pele e Cabelos

Saúde da Pele e Cabelos

Por conta de ser um poderoso antimicrobiano e antioxidante natural, o óleo de lavanda misturado com um óleo transportador (como óleo de coco, óleo de jojoba ou óleo de uva) pode ter benefícios impagáveis para os seus cabelos e a sua pele.

Quando aplicado na pele, ele pode combater aftas, alergias, reduzir espinhas e sinais da idade. Por seus agentes anti-inflamatórios e antioxidantes, ele pode combater o envelhecimento precoce e deixá-lo mais jovem.

No caso do cabelo, um estudo mostrou que uma mistura de óleo de lavanda com óleo de tomilho, alecrim e cedro pode reverter a calvície.

Como Usar?
Para usá-lo em sua pele ou cabelo, misture três gotas do óleo de lavanda com meia colher de óleo de coco e massageie no corpo.

Alívio da Dor de Cabeça

Milhões de pessoas sofrem com dores de cabeça por todo o mundo. Se você busca por um remédio natural, para fugir dos medicamentos que viciam e causam colaterais indesejáveis, você pode apostar no óleo essencial de lavanda, um dos melhores óleos essenciais para dores de cabeça. Ele age como um poderoso sedativo, um ansiolítico, um anticonvulsivante e um calmante.

Um estudo publicado na European Neurology mostrou que a dor de cabeça pode ser reduzida significativamente após a inalação deste óleo por 15 minutos.

Como Usar?
Esfregue duas gotinhas de óleo de lavanda com duas gotinhas de óleo de hortelã-pimenta na nuca e nas têmporas.

Combate a Insônia

Por seus agentes sedativos, relaxantes e calmantes, o óleo de lavanda pode melhorar significativamente a qualidade do seu sono e combater a insônia. A grande vantagem dela em relação a outras drogas sedativas utilizadas para dormir é que não conta com efeitos colaterais indesejáveis.

Para tal, você pode combiná-lo com outros óleos sedativos, como o óleo de camomila e o óleo de magnésio.

Como Usar?
Você deve espalhar o óleo no seu quarto antes de dormir. Outra opção é esfregar cinco gotinhas do óleo no seu pescoço, peito e têmporas antes do sono.

Saiba mais sobre ele no vídeo abaixo:

Precauções, Contraindicações e Efeitos Colaterais

Eis um óleo essencial extremamente seguro para a maior parte das pessoas. Há apenas algumas ressalvas. A saber:

  • Interações com medicamentos: se você já toma um remédio para a insônia ou para a depressão, o óleo de lavanda pode potencializar a eficácia deste medicamento. Então você deve consultar o seu médico antes de realizar o uso combinado;
  • Gestantes: ainda que seja considerado seguro para gestantes e lactantes, ele pode afetar os níveis hormonais. Utilize-o apenas com orientações do seu médico;
  • Crianças: ainda que seja considerado seguro para crianças, por afetar os níveis hormonais, ele não é recomendado para meninos durante a puberdade;
  • Ingestão: não existem colaterais conhecidos da ingestão deste óleo. Porém, por falta de evidências, não recomendamos que se efetue a sua ingestão por via oral.

Você tem dúvidas a respeito deste óleo? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest