7 Benefícios do Óleo de Coco Extra Virgem (Receitas)

Depois de ser amplamente divulgado por celebridades, o óleo de coco se tornou uma tendência difícil de ignorar. Não só pela sua popularidade como também pelos seus benefícios incríveis e versatilidade.

A partir do momento em que a escolha da compra foi realizada, é possível se deparar com uma dúvida muito frequente: óleo de coco virgem ou extra virgem?

Óleo de Coco extra virgem

Ambos são saudáveis e altamente recomendáveis para uma dieta equilibrada. No entanto, o óleo de coco extra virgem não passa por processos de refinamento e não sofre alterações em sua composição ou perde nutrientes e, por isso, é o mais recomendado.

Embora o consumo frequente não seja muito bom do ponto de vista do custo-benefício para algumas pessoas que preferem comprar o produto, o óleo de coco é considerado um item indispensável nos armários da cozinha.

Isso acontece porque, em quantidades aceitáveis de uma a duas colheres de sopa por dia, ele promove não só o emagrecimento, como a saúde como um todo.

benefícios

Benefícios e Propriedades

Diminuição do acúmulo de gordura: o óleo de coco extra virgem é formado por ácidos graxos de cadeia média e, por isso, não é acumulado no organismo. Ele também possui capacidade termogênica e, assim, auxilia o organismo a queimar calorias e consequentemente a acelerar o metabolismo.

Altamente nutritivo: o óleo de coco possui 46% de ácido láurico em sua composição. Esse ácido é considerado uma gordura saturada saudável – presente até mesmo em 20% do leite materno – que é facilmente absorvido pelo organismo. Tem função de fortalecer o sistema imunológico, diminuir os níveis de colesterol e auxiliar na perda de peso por garantir saciedade.

propriedades

Auxilia no emagrecimento saudável: pela presença do ácido láurico, o óleo de coco auxilia na perda de peso, mas, como um todo também possui função imunomoduladora e age melhorando as defesas do organismo e auxiliando no tratamento de doenças autoimunes como o lúpus e as artrites.

Realiza a manutenção hormonal e estética: em homens e mulheres, o óleo de coco tem função de inibir a enzima 5 alfa redutase, responsável por converter a testosterona em di-hidrotestosterona, que por sua vez desempenha um papel importante na manutenção de condições hormonais e estéticas, evitando acne, seborreia, hisurtismo, perda de cabelo e até mesmo doenças na próstata.

benefícios

Versatilidade: o óleo de coco pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de doenças de pele e na hidratação de cabelos. Pode, também, ser utilizado na cozinha para criar tortas, bolos, refogados, doces, salgados e frituras. Além disso, ele também pode ser misturado naturalmente em shakes de proteína (ou não), sucos, chás, vitaminas e iogurtes.

mais saudáveis do mundo

Possui ação antioxidante: o consumo frequente colabora na diminuição da produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce através da oxidação de células. Isso se dá pela ação da vitamina E, presente de maneira rica no produto.

Regula o funcionamento intestinal: os componentes do óleo de coco agem normalizando as funções intestinais através do ácido láurico. O consumo frequente protege e favorece o crescimento da flora intestinal saudável.

Como usar o óleo de coco extra virgem

Antes de começar a discutir como usar o óleo de coco, é preciso saber escolher. Tanto o óleo de coco virgem como o extra virgem são saudáveis, mas, é necessário atentar para as embalagens: tenha preferência pelas embalagens de vidro, que não interagem com o conteúdo.

Mas, em geral, substituir óleos, manteigas, margarinas, azeites ou banhas pelo óleo de coco é o suficiente se o foco é cozinhar, respeitando a mesma quantidade do usado habitualmente.

como usar

Para hidratar os cabelos, o óleo de coco pode ser utilizado apenas misturado com outros ingredientes naturais ou industriais que potencializem seu resultado ou viabilizem seu meio de aplicação. As misturas mais comuns são:

  1. três colheres de sopa de óleo de coco, cinco colheres de sopa de gel de babosa e duas colheres de sopa de mel;
  2. três colheres de sopa de óleo de coco, uma banana média, meio abacate médio e uma colher de sopa de maionese;
  3. quatro colheres de sopa de óleo de coco e quatro colheres de sopa de azeite.

Por fim, para hidratar a pele, é necessário levar o óleo de coco à geladeira para que ele se torne uma espécie de creme e utiliza-lo puro, espalhando pelas regiões mais ásperas e secas.

Um detalhe interessante é que: quando o óleo de coco é utilizado na pele, além de hidratante, ele possui função bactericida natural e antifúngica. Assim, muitas vezes, ele também é utilizado como removedor de maquiagem.

receitas

Receitas passo a passo

Brigadeiro de abacate

Ingredientes: 1 abacate, 3 colheres de sopa de cacau em pó, 3 colheres de sopa de óleo de coco e 3 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo: bata todos os ingredientes em um mixer ou liquidificador até o ponto de brigadeiro.
Rendimento: 3 a 4 porções.

bolo de coco

Bolo de coco

Ingredientes: uma xícara e meia de farinha de grão de bico, meia xícara de chá de fécula de batata ou mandioca, uma xícara de goma de tapioca hidratada, 100g de coco seco ralado, quatro ovos, meia xícara de chá de óleo de coco, duas xícaras de chá de açúcar demerara, 400ml de leite de coco, uma colher de sopa de fermento químico, uma xícara de chá de leite de amêndoas, 50g de coco ralado e açúcar demerara a gosto.

Modo de preparo do bolo: peneire as farinhas, misture 100g de coco ralado. Em uma batedeira ponha ovos, óleo de coco e açúcar demerara. Bata e adicione as farinhas peneiradas aos poucos e o leite de coco.

Transfira para um bowl, acrescente o fermento. Unte uma forma com óleo de coco e farinha de grão de bico e leve para assar em um forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos.

Modo de preparo da calda: em uma panela ponha o leite de amêndoas, 50g de coco ralado e açúcar demerara a gosto. Deixe em fogo baixo, mexa de vez em quando e, quando reduzir pela metade, desligue o fogo e cubra imediatamente seu bolo.
Rendimento: 8 a 12 porções – a depender da forma.

Sorvete de chocolate com banana

Ingredientes: mel a gosto, uma colher de chá de cacau em pó, amêndoas picadas a gosto, uma colher de sopa de óleo de coco e três bananas maduras congeladas.

Modo de preparo: bata as bananas no liquidificador, acrescente o cacau e o óleo de coco. Para servir, banhe uma colher de sobremesa de óleo de coco em cima do sorvete – opcional – e disperse as amêndoas picadas.

Rendimento: 3 a 5 porções.

E então? Você já usou óleo de coco? Conte sua experiência pra gente!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *