4 MELHORES Óleos Essenciais para Aliviar a Dor de Cabeça Rapidamente!

A dor de cabeça é o mal estar que acomete milhares de pessoas por todo o mundo. As suas causas são as mais diversas e, em boa parte dos casos, o sujeito que sofre com a dor não sabe a sua origem. No geral, as causas variam entre cansaço, alergias, desregulação hormonal, deficiências em nutrientes, constipação intestinal, postura inadequada, níveis de açúcar do sangue desregulado e o consumo de bebidas alcoólicas e drogas.

Se você sofre com dor de cabeça crônica, deve procurar por um médico para investigar as causas e te indicar os melhores tratamentos e medicamentos. O remédio mais comum para o tratamento de tais dores são os analgésicos. Porém, tais remédios apresentam efeitos colaterais que podem ser desagradáveis em muitos casos, causando danos nos rins e no fígado. Além do mais, eles são paliativos que aliviam a dor, mas não resolvem o problema. É aí que entram os óleos essenciais para tratar a dor de cabela: eles não causam efeitos colaterais indesejáveis e podem tratar o gatilho que esta disparando a sua dor.

Como óleos essenciais tratam a dor de cabeça?

aromaterapia

Eles proporcionam um alívio da dor, estimulam a circulação sanguínea e atenuam o estresse. Além disso, eles apresentam múltiplos benefícios para a saúde, podendo fortalecer o seu sistema imunológico e o protegendo de diversas doenças.

O uso de aromas para o tratamento de dores de cabeça é milenar, presente na medicina tradicional de muitas culturas.

Toda a dor de cabeça tem um gatilho, uma causa. Uma das causas comuns é o estresse, que pode ser combatido através do uso do óleo essencial de lavanda ou do óleo essencial de hortelã-pimenta. Outra causa é a insônia, que também pode ser tratada com tais óleos. A depressão é outro mal que causa dor de cabeça e pode ser tratado com aromaterapia. Algumas também surgem por conta de esforço físico exagerado, alergias, sinusite, congestão, etc. Todos os gatilhos podem ser atenuados e até eliminados com o uso da aromaterapia.

Conheça, abaixo, os quatro melhores óleos essenciais para um tratamento natural da dor de cabeça.

Hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta funciona para aliviar a dor de cabeça quando aplicado diretamente na pele (topicamente). Além de muito refrescante, ele diminui as contrações musculares e estimula o fluxo sanguíneo, causando um efeito relaxante.  Você pode aplicá-lo na sua testa para o alívio da dor de cabeça. Tal aplicação pode ser feita misturando o óleo essencial de hortelã-pimenta com um óleo transportador, como o óleo de eucalipto. Um estudo da década de 90 feito com quarenta pessoas que sofriam com dor de cabeça mostrou que ele aliviava as dores de cabeça sem efeitos colaterais. Além de não apresentar efeitos colaterais, tal tratamento se mostrou mais barato que tratamentos comumente indicados para este mal.

Como Usar?
Dilua três gotinhas de óleo de hortelã-pimenta com um óleo transportador (como o de coco) e esfregue nos ombros, testa e nuca.

Lavanda

o que utilizar para acne

O óleo de lavanda é poderosíssimo e utilizado a séculos para o alívio de dores. Ele funciona porque relaxa o corpo e alivia os sintomas de estresse, atuando como sedativo, antidepressivo, ansiolítico, anticonvulsivante e calmante. Segundo estudos, duas substâncias presentes no óleo essencial de lavanda, o linalol e o linalil, são absorvidos pela pele e afetam o sistema nervoso central. Por conta disso, ele é eficiente no tratamento da depressão, da insônia, da ansiedade e alivia dores de cabeça. Outro grande benefício é regular os níveis de serotonina, o hormônio do bem estar.

Um estudo da European Neurology mostrou que este óleo é eficiente no alívio dos sintomas da enxaqueca. O estudo foi feito com quarenta pessoas que inalaram óleo de lavanda por 15 minutos. Os voluntários relataram uma considerável melhora nos sintomas.

Como Usar?
Coloque cinco gotinhas de óleo de lavanda no seu difusor de óleos essenciais ou na sua vela de aromaterapia.

Óleo de Eucalipto

para o que serve

Eis um óleo muito popular e cheiro, utilizado principalmente no tratamento de doenças respiratórias. Ele atua como um expectorante, livrando o organismo de toxinas, bactérias e fungos. Além disso, ele limpa o canal respiratório, suscitando um melhor humor e regulando as funções cognitivas.

Um estudo feito pelo governo de Israel mostrou que o óleo essencial de eucalipto pode aliviar dor de cabeça em pessoas com doenças respiratórias. Além do efeito analgésico, ele também atuou como um poderoso antiinflamatório, exterminando bactérias, vírus e micróbios.

Como Usar?
Misture quatro gotinhas do óleo de eucalipto com um óleo transportador (como o óleo de coco ou óleo de jojoba) e aplique a mistura no peito, na nuca e na testa.

Alecrim

“Alecrim, alecrim dourado / Que nasceu no campo / Sem ser semeado”

aplicações medicinais

O óleo de alecrim é utilizado pela medicina tradicional há séculos no tratamento de dores de cabeça e problemas de circulação. Ele é rico em substâncias com ação anti-inflamatórias, analgésicas e estimulantes. Ele combina o melhor de dois mundos: o efeito calmante com um estimulante para a atenção, o que é excelente para estudantes que enfrentam dores de cabeça por conta de uma rotina exaustiva de estudos.

Como Usar?
Pingue uma gotinha de óleo essencial de alecrim no seu chá, na sua água ou na sua sopa. Você também pode misturar duas gotinhas de óleo essencial de alecrim com duas gotinhas de óleo essencial de hortelã e uma colher de óleo de coco – e aplicar a misturar na testa, nuca e têmporas.

Tipos de Dor de Cabeça

Confira alguns dos principais tipos de dores de cabeça e como tratar cada um, respectivamente:

  • Enxaqueca: eis uma dor muito severa e incômoda que pode causar náuseas. Uma enxaqueca tem diversos gatilhos. Entre eles: estresse, ansiedade, cansaço físico e mental e hormônios desregulados. Para curar uma enxaqueca com a aromaterapia, faça uma massagem nas têmporas com óleo essencial de lavanda ou óleo essencial de hortelã.
  • Cefaleia tensional: eis a dor de cabeça originada por conta de uma rotina exaustiva e estressante. A melhor forma de tratá-la via aromaterapia é aplicar óleo essencial de eucalipto ou hortelã-pimenta nas têmporas, testa e pulsos. Você também pode adicionar 10 gotinhas de óleo de lavanda na sua banheira (com água quente).
  • Cefaleia sinusal: eis uma dor de cabeça originada pela inflamação e inchaço das membras das cavidades. Para resolvê-la, basta aplicar óleo de eucalipto na região do peito, na ponta do nariz e nas têmporas. Você pode fazer movimentos circulares na região de aplicação para que ele absorva na pele.
  • Cefaleia de Açúcar: quando temos níveis baixos de açúcar no sangue podemos experimentar uma dor de cabeça bastante incômoda. Para resolvê-la, basta misturar óleo de lavanda, alecrim e coco em proporções iguais e aplicar atrás do pescoço e na testa.

Colaterais, Precauções e Contraindicações

Ao aplicar um óleo essencial em regiões de pele mais sensível, como nariz e testa, você deve diluí-lo primeiramente em um óleo transportador. Outra precaução importante é testar, anteriormente, a aplicação em uma pequena região da pele para detectar reações alérgicas.

Gestantes e lactantes devem consultar o seu médico antes de utilizar um tratamento de aromaterapia.

Qual dos óleos você acha mais eficiente no alívio da dor de cabeça? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *