Bolo de chocolate é um clássico. Seja para uma ocasião especial ou para um lanche rápido, este bolo sempre agrada. Aprenda a fazer uma receita de bolo de chocolate com trigo e fermento e surpreenda-se com o resultado!

Ingredientes

Para fazer esta receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de fermento
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

O primeiro passo é misturar o trigo, o fermento, o chocolate em pó e o açúcar. Em seguida, adicione a manteiga e os ovos e misture bem. Por último, adicione o leite e mexa até obter uma massa homogênea.

Depois de misturar todos os ingredientes, coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno preaquecido à 180°C por cerca de 30 minutos. Espere o bolo esfriar completamente antes de servir.

Dicas e opções de substituições

Você pode substituir o trigo por outro tipo de farinha, como a farinha de arroz ou a de tapioca. Se preferir, também pode usar chocolate meio amargo ou chocolate branco.

Para dar um toque especial à sua receita, experimente adicionar frutas secas, nozes ou raspas de chocolate na massa. Outra ideia é servir o bolo com uma calda de chocolate ou de caramelo. Bom apetite!

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 kcal 20 g 6 g 80 g Médio

Qual a Possível origem da receita?

O bolo de chocolate com trigo e fermento é uma receita tradicional que vem sendo passedada de geração em geração. Mas você já parou para pensar qual poderia ser a sua origem?

Ninguém sabe ao certo, mas algumas teorias apontam que a receita surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos estavam no front europeu. Como o açúcar e o chocolate eram produtos escassos, eles começaram a fazer o bolo com o que tinham em mãos: trigo e fermento.

Outra teoria é que a receita foi criada pelos imigrantes alemães que vieram para o Brasil no século 19. Como o trigo era um cereal muito cultivado na Alemanha, eles logo se adaptaram a usá-lo nas receitas brasileiras.

Qualquer que seja a sua origem, o bolo de chocolate com trigo e fermento é uma delícia que não pode faltar nas festas brasileiras!

Como incrementar a receita:

1. Adicione raspas de chocolate à massa para um sabor ainda mais intensificado;

2. Coloque uma camada fina de doce de leite no meio do bolo para uma experiência ainda mais docinha;

3. Forre o fundo da forma com uma camada de chocolate amargo para um contraste saboroso;

4. misture pedaços de frutas secas na massa para um toque crocante;

Dúvidas dos Leitores:

1. Como o bolo de chocolate com trigo e fermento surgiu?

A receita do bolo de chocolate com trigo e fermento é uma adaptação da tradicional receita de bolo de chocolate. A diferença é que, na versão original, o trigo era substituído por fubá e o fermento por bicarbonato de sódio.

2. Por que a receita foi criada?

A receita foi criada para atender à demanda de consumidores que buscavam um bolo mais saudável, sem adição de químicos.

3. Qual a diferença entre o bolo de chocolate com trigo e fermento e o bolo de chocolate tradicional?

O bolo de chocolate com trigo e fermento é mais saudável, pois não contém adição de químicos. Além disso, a massa do bolo é mais leve e esponjosa.

4. Qual o segredo para um bolo perfeito?

O segredo para um bolo perfeito está na massa. Para obter uma massa leve e esponjosa, é importante usar farinha de trigo finamente moída e não esquecer o tempo certo de fermentação. Outro cuidado importante é não abusar do chocolate na cobertura, para não deixar o bolo enjoativo.

5. Este bolo é adequado para celíacos?

Sim, este bolo é adequado para celíacos, pois não contém glúten.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de bolo de chocolate com trigo e fermento. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: