Bolo de chocolate é um clássico da confeitaria. Aprenda a fazer uma versão simples, utilizando o liquidificador. Fica pronto em poucos minutos e é uma ótima pedida para o lanche da tarde ou para o café da manhã. Além disso, o bolo de chocolate fica ainda mais saboroso se servido com uma calda de chocolate. Se quiser, experimente fazer uma calda de chocolate branco ou de chocolate meio amargo. Dica: para deixar o bolo mais fofinho, use chocolate em pó.

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
Calda de chocolate (opcional)

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata o leite, o óleo, os ovos e o açúcar até obter um creme homogêneo.
Adicione a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento em pó e bata novamente até que todos os ingredientes estejam bem misturados.
Despeje a massa em uma forma redonda untada e enfarinhada.
Asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que ao inserir um palito no centro do bolo, ele saia limpo.

Calda de chocolate

1/2 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de manteiga
1/4 xícara (chá) de água fervente

Em uma panela, misture o chocolate meio amargo picado, o creme de leite fresco e a manteiga.
Leve ao fogo baixo, mexendo até que o chocolate esteja derretido e a mistura esteja homogênea.
Adicione a água fervente e misture bem.
Despeje a calda sobre o bolo quando ele estiver frio.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
350 kcal 17 g 4 g 54 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

Ninguém sabe ao certo qual a origem da receita do bolo de chocolate de liquidificador simples. Algumas pessoas dizem que ela surgiu nos Estados Unidos, outras dizem que foi criada na Alemanha. De qualquer forma, essa receita é deliciosa e super fácil de fazer!

Para fazer o bolo de chocolate de liquidificador simples, você só precisa de alguns ingredientes: chocolate, leite, ovos, farinha, açúcar e manteiga. Tudo isso vai no liquidificador e depois é só assar!

O resultado é um bolo super fofinho e delicioso. Se você ainda não experimentou essa receita, corre para a cozinha e testa!

Como incrementar a receita:

1. Coloque uma camada de recheio de chocolate entre as camadas do bolo;

2. Polvilhe raspas de chocolate por cima do bolo;

3. Decore com flores e frutas frescas;

4. Sirva com um sorvete de baunilha ou creme chantilly;

5. Coloque uma camada de ganache na parte superior e decore com raspas de chocolate.

Dúvidas dos Leitores:

1. Como você aprendeu a fazer bolo de chocolate?

Bom, eu aprendi a fazer bolo de chocolate num curso de culinária que fiz há alguns anos. Na verdade, eu sempre gostei de comer bolo de chocolate, mas nunca tinha pensado em fazer um até então. Mas, depois de aprender a receita, decidi que era hora de experimentar fazer um bolo de chocolate simples em casa. E foi aí que descobri que este bolo é realmente muito fácil de fazer!

2. Por que este bolo é considerado um bolo “de liquidificador”?

Bom, o motivo é bastante óbvio: você precisa apenas de um liquidificador para preparar a massa do bolo. Diferentemente de outros tipos de bolos, que podem exigir mais equipamentos e ingredientes, este bolo é bem simples e prático de fazer.

3. Quais os ingredientes que você precisa para fazer este bolo?

Para esta receita específica, você vai precisar de ovos, leite, óleo, chocolate em pó e farinha. Você pode usar qualquer tipo de chocolate em pó que preferir, mas eu recomendo o cacau em pó 100%.

4. Como você tempera o chocolate para o bolo?

Temperando o chocolate é importante para manter o sabor e a textura do bolo perfeitos. Para isso, basta derreter o chocolate em banho-maria e adicionar um pouco de água quente até chegar a uma consistência cremosa. Depois é só adicionar os demais ingredientes e misturar bem.

5. Qual o segredo para um bolo perfeito?

O segredo para um bolo perfeito não tem segredo nenhum: basta seguir a receita à risca e ter cuidado com as medidas dos ingredientes. Outra dica importante é não abrir o forno enquanto o bolo estiver assando, para evitar que ele diminua de volume. Ah, e uma última coisinha: caprichar na decoração do bolo também é importante! 😉

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo de chocolate de liquidificador simples: aprenda a fazer uma receita deliciosa e fácil. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: