Bolo de coalhada de leite é um bolo tradicional brasileiro que é feito com uma massa de bolo simples e uma cobertura de coalhada de leite. Este bolo é muito popular em todo o Brasil e é um bolo muito saboroso e fácil de fazer.

Ingredientes

Para a massa do bolo:

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de óleo

Para a coalhada:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

Para fazer a massa do bolo, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela e mexer até obter uma massa homogênea. Em seguida, unte e enfarinhe uma forma de bolo e asse a massa em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Para fazer a coalhada, basta misturar todos os ingredientes em uma panela e mexer em fogo baixo até obter uma mistura homogênea. Em seguida, coloque a coalhada sobre o bolo e sirva.

Dicas

Você pode substituir a farinha de trigo por farinha de trigo integral ou farinha de arroz. Também pode substituir o leite por leite de soja ou leite de coco.

Você pode substituir o açúcar por adoçante para bolos. Também pode substituir o leite condensado por leite evaporado ou leite em pó.

Você pode substituir a manteiga por margarina ou óleo vegetal.

Opções de Cobertura

Você pode cobrir o bolo com chocolate, frutas, chantilly ou qualquer outra cobertura de sua preferência.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
400 Kcal 20 g 8 g 48 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo de coalhada de leite é uma das mais antigas e saborosas receitas da culinária brasileira. Mas afinal, qual a possível origem dessa maravilhosa receita?

De acordo com alguns estudiosos, a receita de bolo de coalhada de leite teria sido criada pelos colonizadores portugueses no século XVI. A coalhada de leite era um produto que era muito abundante na época e que os colonizadores não sabiam muito bem o que fazer. Então, eles decidiram experimentar fazer um bolo com esse ingrediente e o resultado foi uma delícia!

Outra possível origem da receita é a versão italiana do bolo de ricota. A ricota é um queijo muito similar à coalhada de leite e, por isso, é possível que a receita tenha sido inspirada na versão italiana. No entanto, não há certeza absoluta sobre a origem da receita.

O que importa mesmo é que a receita de bolo de coalhada de leite é uma das mais gostosas que você vai experimentar! Então, se você ainda não experimentou, corre para a cozinha e faça o seu bolo de coalhada de leite hoje mesmo!

Como incrementar a receita:

1. Coloque uma camada de bolo de cenoura no fundo da forma antes da massa. 2. Utilize uma forma redonda e corte o bolo ao meio para fazer uma torta. 3. Junte fatias de maçã no recheio do bolo. 4. Coloque uma camada fina de chocolate branco derretido entre as camadas do bolo. 5. Polvilhe canela em pó na massa do bolo.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é bolo de coalhada?

Bolo de coalhada é um bolo tradicional brasileiro feito com leite, queijo e farinha. Ele é geralmente servido com café ou chá, e pode ser encontrado em qualquer lugar do Brasil.

2. Como é feito o bolo de coalhada?

O bolo de coalhada é feito com leite, queijo, farinha, ovos e açúcar. Tudo isso é misturado e depois assado em uma forma redonda.

3. Qual é a história do bolo de coalhada?

A história do bolo de coalhada é um pouco incerta, mas acredita-se que ele surgiu no século 18 no Brasil. Algumas pessoas dizem que ele foi criado por imigrantes portugueses, enquanto outros dizem que ele foi criado pelos escravos africanos. Ninguém sabe ao certo, mas o bolo de coalhada continua sendo um bolo popular até hoje.

4. Por que o bolo de coalhada é tão popular no Brasil?

O bolo de coalhada é popular no Brasil porque ele é delicioso e fácil de fazer. Ele também combina com vários outros alimentos, como café ou chá. Além disso, o bolo de coalhada é um ótimo lanche para qualquer hora do dia.

5. Qual é a sua receita favorita para o bolo de coalhada?

A nossa receita favorita para o bolo de coalhada é a receita tradicional brasileira. Ela é simples e fácil de fazer, e o resultado final sempre nos surpreende!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo de Coalhada de Leite: Aprenda a Fazer a Receita Passo a Passo!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: