Bom, aqui vamos nós com mais uma receita de bolo. Dessa vez, um bolo de farinha de arroz simples. A farinha de arroz é uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose ou à glúten, e também para quem quer uma farinha mais leve. O bolo fica bem macio e saboroso, e dá para fazer uma versão vegana substituindo o ovo por chia. Vamos lá?

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de arroz;

1 xícara (chá) de açúcar;

1/2 xícara (chá) de óleo;

3 ovos;

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha de arroz, o açúcar, o óleo e os ovos. Bata até obter uma massa homogênea. Adicione o fermento e misture novamente. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por cerca de 30 minutos. Depois de assado, deixe o bolo esfriar um pouco antes de servir.

Dicas e opções

Você pode substituir o óleo por manteiga, mas o bolo fica um pouco mais pesado. Se quiser uma versão mais saudável, use óleo de coco. Para fazer uma versão vegana, substitua os ovos por chia. Para dar um sabor diferente ao bolo, você pode adicionar essência de baunilha ou de laranja. Se quiser um bolo mais doce, acrescente mais açúcar ou substitua o açúcar por adoçante.

Curiosidades sobre a farinha de arroz

A farinha de arroz é feita a partir da farinha de arroz integral moído. É uma farinha mais leve que a farinha de trigo, e também tem menos glúten. Além disso, ela é rica em vitaminas do complexo B, como niacina, vitamina B6 e ácido fólico. A farinha de arroz também é uma boa fonte de ferro e de fibras.

Benefícios da farinha de arroz

A farinha de arroz é uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose ou à glúten, e também para quem quer uma farinha mais leve. Ela também é rica em vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 10 g 8 g 80 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

Bolo de farinha de arroz simples é uma receita tradicional que vem sendo preparada há séculos. A farinha de arroz é um ingrediente indispensável na culinária asiática e é usada para fazer diversos pratos, desde bolos e massas até sopas e arroz. A receita para bolo de farinha de arroz simples é bem antiga e provavelmente foi trazida para o Brasil pelos imigrantes japoneses. O bolo de farinha de arroz é uma massa leve e fofa, que pode ser servida como sobremesa ou lanche. É um bolo muito saboroso e fácil de fazer, que agrada a todos. Se você nunca experimentou, está na hora de fazer o seu primeiro bolo de farinha de arroz simples!

Como incrementar a receita:

Pode incrementar uma receita de bolo de farinha de arroz simples acrescentando:

  • 1 xícara (chá) de leite condensado;
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó;
  • 3/4 xícara (chá) de coco ralado;
  • 1/2 xícara (chá) de uvas-passas;
  • 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha.
[DICA EXTRA] Pode ainda polvilhar canela e açúcar por cima do bolo quando servir.

Dúvidas dos Leitores:

1. Você sabe o que é bolo de farinha de arroz?

Bolo de farinha de arroz é um bolo feito com, bem, farinha de arroz! É uma receita tradicional da culinária japonesa e costuma ser servida em chávenas. O bolo fica bem úmido e com um sabor levemente adocicado, perfeito para acompanhar um chá.

2. Você sabia que a farinha de arroz é super saudável?

Sim! A farinha de arroz é uma ótima opção para quem quer manter uma dieta saudável. Ela é rica em nutrientes e possui muitos benefícios para a saúde, como ajudar a controlar o colesterol e a glicose no sangue.

3. Por que você deve experimentar fazer bolo de farinha de arroz?

Você realmente precisa experimentar esta receita deliciosa! Além do sabor, o bolo de farinha de arroz é super fácil e rápido de fazer. Eu prometo que você vai amar!

4. Como fazer bolo de farinha de arroz simples passo a passo?

Aqui está a receita completa para você fazer em casa:Ingredients:- 1 xícara (chá) de farinha de arroz;- 1/2 xícara (chá) de açúcar;- 2 ovos;- 1/2 xícara (chá) de leite;- 1 colher (sopa) de manteiga;- 1 colher (sopa) de fermento em pó.Modo de preparo: 1. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). 2. Em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. 3. Despeje a massa numa forma untada com manteiga e enfarinhada, e leve para assar por cerca 30 minutos, ou até que esteja dourado e firme ao toque. 4. Depois é só desenformar e servir! Dica: Sirva seu bolinho quente, com um pouco de manteiga derretida por cima… Fica uma delícia! 🙂

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de bolo de farinha de arroz simples: como fazer passo a passo. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: