Bolo no pote de abacaxi? Com essa receita, fica difícil resistir!

Aprenda a fazer uma versão light deste bolo, com menos açúcar e gordura. O abacaxi dá um toque refrescante e natural à sobremesa. Além disso, a fruta ajuda a deixar o bolo mais umedecido. Fica delicioso!

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de abacaxi fresco picado
  • 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
  2. Em uma tigela, misture o abacaxi, o óleo e o açúcar mascavo.
  3. Acrescente os ovos e misture bem.
  4. Junte a farinha de trigo e o fermento. Misture até obter uma massa homogênea.
  5. Despeje a massa em um pote de vidro untado com óleo e farinha. Asse por cerca de 40 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

Dicas e informações extras

Para variar, você pode substituir o abacaxi por outra fruta de sua preferência, como morango, kiwi ou banana. Outra opção é acrescentar nozes ou castanhas à massa. Fica delicioso!

Este bolo é perfeito para servir em aniversários, chá de bebê ou qualquer outra ocasião especial. Fica uma delícia acompanhado de um cafézinho!

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 20 g 10 g 70 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo no pote de abacaxi é uma das minhas favoritas! É tão fácil e rápida de fazer, e o resultado final é sempre delicioso. Mas eu sempre fico curiosa sobre a origem dessa receita. Afinal, como surgiu a ideia de colocar bolo no pote?

Bom, a verdade é que ninguém sabe ao certo. A receita de bolo no pote de abacaxi é uma das mais antigas e, como tal, sua origem é um pouco obscura. Mas há algumas teorias sobre como ela surgiu.

Uma das teorias mais plausíveis é que a receita surgiu na Europa, durante a Idade Média. Naquela época, as pessoas eram muito criativas na hora de embalar e transportar alimentos. Eles usavam potes e vasilhames para guardar tudo, desde frutas e legumes até carne e peixe. Então, é possível que alguém tenha tido a ideia de colocar bolo dentro de um pote e levá-lo para outras pessoas.

Outra teoria é que a receita de bolo no pote de abacaxi surgiu no Brasil, durante o período colonial. Naquela época, as pessoas costumavam fazer bolos em forma de frutas, como abacaxi e banana. Eles eram embalados em potes e levados para outras pessoas como presente. Então, é possível que a receita de bolo no pote de abacaxi seja uma variação desses bolos frutados.

Qualquer que seja a sua origem, a receita de bolo no pote de abacaxi é uma das minhas preferidas. É tão fácil e rápida de fazer, e o resultado final é sempre delicioso. Se você ainda não experimentou, fica a dica!

Como incrementar a receita:

1. Adicione uma camada de ganache chocolate entre as camadas do bolo;

2. Decore o topo do bolo com marshmallows torrados;

3. Coloque uma camada de calda de caramelo no meio do bolo;

4. Forre o fundo e os lados do pote com uma camada de chantilly;

5. Polvilhe o topo do bolo com coco ralado.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que eu preciso para fazer o bolo no pote?

Para fazer o bolo no pote, você precisará de: 1 xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1/4 de xícara (chá) de óleo, 3 ovos, 1 xícara (chá) de abacaxi picado e sem casca e 1/4 xícara (chá) de leite.

2. Como faço para preparar o bolo no pote?

Para preparar o bolo no pote, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela e depois colocar a massa em potes individuais untados com óleo. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado.

3. Qual a temperatura ideal do forno para assar o bolo?

A temperatura ideal do forno para assar o bolo é de 180°C.

4. Por quanto tempo devo assar o bolo?

O tempo de assar irá variar um pouco dependendo da temperatura do seu forno, mas você deve assar o bolo por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado.

5. Posso acrescentar outros ingredientes no meu bolo?

Você certamente pode acrescentar outros ingredientes no seu bolo! Se quiser uma versão mais doce, experimente adicionar chocolate picado na massa. Ou então, se estiver com vontade de uma receita mais tropcial, junte algumas gotas de essência de coco na massa antes de colocá-la nos potes para assar.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo de abacaxi no pote: a receita perfeita para o seu lanche!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: