Bom, se você chegou até aqui é porque está afim de aprender a fazer um bolo vegano. E eu vou te ensinar!

Para começar, vamos listar os ingredientes que você vai precisar:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/4 de xícara de óleo vegetal
  • 3/4 de xícara de água

Como fazer a massa do bolo vegano

Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o chocolate em pó e o fermento. Em seguida, acrescente o óleo e a água e misture até obter uma massa homogênea.

Como assar o bolo vegano

Preaqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma redonda média. Despeje a massa na forma e leve ao forno para assar por 30 minutos. Depois desse tempo, faça o teste do palito: enfie um palito na massa e, se sair limpo, o bolo está pronto.

Como fazer o frosting do bolo vegano

Para fazer o frosting, você vai precisar de:

  • 1 xícara de margarina vegetal sem sal
  • 1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 xícara de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha

Bata a margarina na batedeira até ficar cremosa. Em seguida, acrescente o açúcar de confeiteiro e bata até obter uma mistura fofa. Por último, adicione o chocolate em pó e a essência de baunilha e bata até tudo estar bem incorporado.

Como montar o bolo vegano

Depois que o bolo estiver frio, corte-o ao meio e reserve. Forre uma superfície plana com papel manteiga e coloque uma das metades do bolo sobre ele. Espalhe metade do frosting sobre essa camada e cubra com a outra metade do bolo. Coloque mais um pouco de frosting na parte de cima e espalhe até obter uma camada uniforme.

Dicas para montar o seu bolo vegano perfeito

Se você não é vegano, pode substituir os ingredientes da massa pelos mesmos ingredientes usados em bolos tradicionais. A única diferença é que, no lugar do ovo, você vai usar a água. Se quiser, também pode substituir a margarina do frosting por manteiga.

Para dar um sabor extra ao seu bolo, experimente adicionar frutas frescas ou secas à massa. Você também pode usar essas frutas para decorar o bolo antes de servir.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 10 g 10 g 100 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo para veganos pode ter origem em vários lugares. Algumas pessoas dizem que a receita é originária da Alemanha, enquanto outras afirmam que ela é francesa. A verdade é que ninguém sabe ao certo onde ela surgiu. O que sabemos é que a receita é deliciosa e fácil de fazer.

Para fazer um bolo vegano, você vai precisar de farinha, açúcar, bicarbonato de sódio, fermento em pó, óleo, água e essência de vanilla. Tudo isso misturado na medida certa e assado em forno pré-aquecido. Depois é só esperar o bolo ficar pronto e saborear!

Como incrementar a receita:

1. Adicione canela à massa para um bolo vegano de canela;

2. Misture frutas secas em flocos à massa para um bolo vegano de frutas secas;

3. Coloque uma camada de chocolate derretido por cima da massa para um bolo vegano de chocolate;

4. Adicione coco ralado à massa para um bolo vegano de coco;

5. Incorpore grãos torrados na massa para um bolo vegano de granola.

Dúvidas dos Leitores:

1. Como fazer um bolo vegano?

Para fazer um bolo vegano, você precisará de uma receita especial que não utilize ovos, leite ou manteiga. Felizmente, há várias receitas deliciosas de bolo vegano disponíveis online!

2. O que eu posso usar no lugar do leite?

Você pode usar qualquer tipo de bebida vegetal no lugar do leite na sua receita de bolo vegano. popular é o leite de coco, mas também dá para usar leite de soja, amêndoa ou até mesmo água.

3. E os ovos? Posso trocar por alguma coisa?

Sim! Há várias maneiras de substituir os ovos em uma receita de bolo. Você pode usar banana madura amassada, purê de maçã, linhaça moída ou até mesmo uma mistura especial chamada “substituto de ovo”.

4. E a manteiga? Tem como fazer um bolo sem ela?

Claro! Existem vários tipos de óleos vegetais que podem ser usados ​​no lugar da manteiga em uma receita de bolo. Algumas opções são óleo de coco, óleo de girassol ou até mesmo óleo de abacate.

5. Uau, parece que dá para fazer um bolo delicioso sem utilizar nenhum produto animal!

É verdade! E o melhor é que você pode aproveitar todos os benefícios da alimentação vegana, como uma dieta mais saudável e sustentável para o planeta.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de bolo vegano: como fazer um bolo sem ovos, leite ou manteiga. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: