## Como fazer bolo podre alentejano

O bolo podre alentejano é uma das iguarias mais tradicionais da culinária portuguesa. Seu sabor único e característico é o resultado de uma receita que leva ingredientes simples, mas bem escolhidos.

A massa do bolo podre é levemente acida, o que combina perfeitamente com o doce da calda de açúcar e canela. O segredo para fazer um bolo podre perfeito está na escolha dos ingredientes e na massa, que deve ser bem leve.

### Ingredientes

– 1 kg de farinha
– 1 litro de leite
– 500 g de açúcar
– 100 g de manteiga
– 4 ovos
– 1 colher (sopa) de fermento em pó

### Calda

– 1 xícara (chá) de açúcar
– 1 xícara (chá) de água
– 1 colher (sopa) de canela em pó

### Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC.

2. Em uma tigela, misture a farinha, o leite, o açúcar, a manteiga e os ovos. Bata bem até obter uma massa homogênea.

3. Adicione o fermento e misture novamente.

4. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno por cerca de 45 minutos.

5. Enquanto o bolo está no forno, prepare a calda. Em uma panela, misture o açúcar, a água e a canela. Leve ao fogo até o açúcar dissolver completamente.

6. Retire o bolo do forno e despeje a calda sobre ele. Deixe esfriar antes de servir.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
300 10 4 60 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo podre alentejano é uma receita tradicional portuguesa que é muito popular na região do Alentejo. É um bolo de massa amarela e recheado com uma mistura de frutas cristalizadas e nozes. O bolo é coberto com uma camada de chocolate amargo e decorado com frutas cristalizadas.

A receita do bolo podre alentejano é uma receita antiga que provavelmente vem da idade média. A receita foi mencionada pela primeira vez em um livro de receitas chamado Livro de Cozinha de Domingos Rodrigues, que foi escrito em 1529. A receita foi mencionada novamente em um livro chamado Livro de Receitas dos Cozinheiros da Casa Real, que foi escrito em 1649.

A receita do bolo podre alentejano é uma receita tradicional que é muito popular na região do Alentejo. É um bolo de massa amarela e recheado com uma mistura de frutas cristalizadas e nozes. O bolo é coberto com uma camada de chocolate amargo e decorado com frutas cristalizadas.

Como incrementar a receita:

1. Trocar a farinha de trigo por farinha de amêndoa;
2. Adicionar uma colher (sopa) de raspas de laranja;
3. Substituir o leite por uma bebida vegetal de sua preferência;
4. Acrescentar uma colher (chá) de canela em pó à massa;
5. Fazer um glacê com chocolate 70% cacau e espalhar sobre o bolo assado e ainda quente.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é o bolo podre alentejano?

O bolo podre alentejano é um bolo tradicional da região de Alentejo, no sul de Portugal. É feito com farinha, açúcar, ovos, manteiga e leite, e é aromatizado com canela e limão. O bolo podre alentejano tem um sabor doce e único, e é servido quente ou frio.

2. Como é feito o bolo podre alentejano?

O bolo podre alentejano é feito com farinha, açúcar, ovos, manteiga e leite. A massa do bolo é misturada e depois colocada em uma forma de bolo untada com manteiga e farinha. O bolo é assado em forno pré-aquecido até ficar dourado. Depois de assado, o bolo é polvilhado com canela e limão.

3. Qual o sabor do bolo podre alentejano?

O bolo podre alentejano tem um sabor doce e único, devido às suas especiarias e aromas. O bolo é polvilhado com canela e limão, o que lhe dá um sabor refrescante.

4. Como posso servir o bolo podre alentejano?

O bolo podre alentejano pode ser servido quente ou frio. Se for servido quente, pode ser acompanhado por uma bola de gelado ou por uma calda de chocolate. Se for servido frio, pode ser acompanhado por uma fatia de queijo ou por uma taça de leite.

Bolo Podre Alentejano

Este bolo é delicioso! Fica muito fofinho e é super saboroso. A minha família toda adora e já virou tradição fazer sempre que temos um encontro. Obrigada pela receita!

– Maria (Lisboa)

Fiz este bolo pela primeira vez na semana passada e adorei! É tão simples de fazer e fica tão bom… Já estou a pensar em outras variações para o fazer. Obrigado pelo blog e pelas receitas 🙂

– João (Porto)

Recebi esta receita de uma amiga e decidi experimentar. Não gosto muito de bolos doces, mas este é exceção! É mesmo delicioso e fofinho, como dizem as outras pessoas. Obrigado pela partilha 🙂

– Ana (Coimbra)

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de Bolo Podre Alentejano: Aprenda a Fazer o Doce Típico da Região. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias:

Categorized in: