Bolo de sal de flor é um bolo tradicional brasileiro que leva como ingrediente principal a flor de sal. A flor de sal é um tipo de sal natural que é extraído da superfície da água do mar e que tem um sabor mais suave que o sal refinado. O bolo de sal de flor também leva outros ingredientes comuns em bolos, como farinha, ovos, leite e manteiga, e é coberto com um glacê de açúcar e canela.

1. Ingredientes

Para fazer o bolo de sal de flor você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de flor de sal
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

2. Preparo do bolo

O primeiro passo para fazer o bolo de sal de flor é misturar a farinha, a flor de sal e o fermento em pó em uma tigela. Em seguida, bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter uma massa clara e fofa. Adicione os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Por último, adicione o leite e misture bem.

Depois de misturar todos os ingredientes, coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada. Asse o bolo em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Deixe o bolo esfriar completamente antes de cobri-lo com o glacê.

3. Glacê

Para fazer o glacê, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de canela em pó

Em uma panela, misture o açúcar, a água e a canela em pó e leve ao fogo baixo, mexendo até o açúcar dissolver completamente. Deixe o glacê ferver por cerca de 5 minutos, sem mexer, até obter uma consistência espessa. Retire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.

Para cobrir o bolo, coloque o glacê em uma sacola de confeitar e faça pequenos furos na parte superior do bolo. Depois é só cobrir o bolo todo com o glacê e servir.

4. Substituições

Algumas substituições podem ser feitas no bolo de sal de flor para deixá-lo ainda mais saboroso:

  • Para uma versão do bolo com menos sabor de flor de sal, você pode reduzir a quantidade para 1/4 xícara (chá).
  • Você também pode substituir a flor de sal por outro tipo de sal, como o sal grosso ou o sal marinho.
  • Para um bolo mais leve, você pode trocar 1/4 da farinha de trigo por amido de milho.
  • O glacê também pode ser substituído por outro tipo, como um glacê de chocolate ou uma cobertura de brigadeiro.

5. Dicas

Para uma massa mais fofa e aerada, você pode bater os ovos na batedeira antes de adicionar os outros ingredientes. Outra dica é não mexer muito a massa depois de adicionar o leite, para evitar que ela fique pesada.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500 Kcal 20 g 8 g 80 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo sal de flor é uma receita tradicional brasileira que leva ingredientes simples e fáceis de encontrar. Mas você sabe qual a possível origem dessa receita?

Segundo a historiadora Regina Wagner, a receita de bolo sal de flor pode ter surgido no século XVIII, durante o período colonial brasileiro. Na época, os colonizadores portugueses trouxeram para o Brasil diversos tipos de flores, incluindo a flor-de-sal. Com o tempo, as flores foram se adaptando ao clima brasileiro e, assim, a flor-de-sal passou a ser cultivada aqui.

A receita de bolo sal de flor pode ter surgido a partir da mistura da flor-de-sal com outros ingredientes, como farinha, ovos e açúcar. No entanto, essa é apenas uma hipótese, pois não há registros históricos que comprovem a origem exata da receita. O que sabemos é que essa receita faz parte da culinária brasileira há muitos anos e continua sendo um grande sucesso até hoje!

Como incrementar a receita:

1. Adicione frutas frescas ou compotas para um sabor extra;

2. Troque o açúcar refinado pelo açúcar de coco ou panela;

3. Coloque uma camada de brigadeiro no meio do bolo;

4. Recheie e decore com marshmallows;

5. Polvilhe canela, cravo e noz-moscada na massa do bolo.

Dúvidas dos Leitores:

1. Quais os ingredientes do bolo sal de flor?

2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó para bolos, 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de margarina, 4 ovos, 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de essência de baunilha e Sal de Flor a gosto.

2. Como fazer o bolo sal de flor?

Em uma tigela, misture a farinha com o fermento e reserve. Na batedeira, bata a margarina com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente o leite e a essência de baunilha e continue batendo até obter um creme homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente a farinha reservada, mexendo delicadamente com uma espátula até obter uma massa cremosa. Ajuste o sabor do bolo com Sal de Flor a gosto.

3. Qual o tempo de forno para assar o bolo sal de flor?

Asse o bolo em forno médio (180°C), preaquecido, untado e enfarinhado por cerca de 40 minutos.

4. Posso acrescentar outros ingredientes no bolo sal de flor?

Você pode acrescentar frutas cristalizadas ou chocolate no recheio do bolo.

5. Esse bolo é difícil de fazer?

Não! Esse é um bolo super simples e fácil de fazer!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo Sal de Flor, uma Receita Fácil e Deliciosa!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: