Bolo salgado é uma das minhas especialidades. Sempre que faço, todo mundo fica com água na boca. Mas não é só porque eu sou uma ótima cozinheira, é porque a receita é realmente deliciosa. E eu vou ensiná-los a fazer o bolo salgado perfeito.

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de fubá
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 cebola grande picada
  • 3 tomates picados
  • 1/2 xícara (chá) de queijo ralado

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha, o fubá, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.

Em outra tigela, bata os ovos, o óleo e o leite. Junte a cebola, os tomates e o queijo ralado.

Adicione aos poucos a mistura de farinha, mexendo até obter uma massa homogênea.

Asse em uma assadeira untada e enfarinhada por 30 minutos, em forno médio (180°C), preaquecido.

Dicas e opções de substituições

Você pode substituir o fubá por amido de milho ou polvilho doce. Se não tiver bicarbonato, pode usar 1 colher (sopa) de fermento químico.

Para dar um sabor diferente ao bolo, experimente adicionar ervilhas, palmito ou bacon picado. Outra opção é trocar o queijo ralado por queijo cottage ou ricota.

Como servir

O bolo salgado fica delicioso quando servido acompanhado de um molho de tomate caseiro. Você também pode servi-lo com uma salada verde.

Curiosidades sobre a receita

A receita do bolo salgado é originária da Alemanha, mas ganhou o mundo inteiro. No Brasil, é uma das receitas mais populares para o lanche da tarde.

O bolo salgado é uma ótima opção para quem não tem tempo de fazer uma refeição completa, pois ele é saboroso e sacia a fome. Além disso, é uma receita que pode ser facilmente adaptada para vegetarianos e veganos.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 10 g 20 g 30 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo salgado delicioso é uma das minhas preferidas. É uma receita fácil de fazer e fica super saborosa. Além disso, o bolo salgado é uma ótima opção para o lanche ou para o jantar. Mas eu sempre me perguntei: qual a possível origem da receita de bolo salgado?

Apesar de não haver uma origem certa para a receita, acredito que ela surgiu na Europa, durante a Idade Média. Naquela época, as pessoas não tinham acesso à farinha de trigo refinada, então usavam a farinha de trigo integral para fazer bolos e pães. O bolo salgado era uma ótima opção para as pessoas que não podiam comer doces, porque era um bolo feito com ingredientes mais saudáveis. Além disso, o bolo salgado era um alimento muito nutritivo, o que era importante para as pessoas da Idade Média, que trabalhavam muito e precisavam de muita energia.

A receita de bolo salgado delicioso é uma herança da Idade Média que ainda hoje podemos desfrutar. Se você ainda não experimentou, fica a dica: vale a pena experimentar!

Como incrementar a receita:

1. Adicione uma camada de recheio de queijo cremoso;

2. Coloque um pouco de carne moída no recheio;

3. Adicione uma camada de molho bechamel;

4. Envolva o bolo salgado com bacon;

5. Polvilhe queijo ralado por cima.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que você precisa para fazer um bolo salgado perfeito?

Para fazer um bolo salgado perfeito, você precisará de: 1 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara (chá) de óleo, 2 ovos, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de extrato de baunilha, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1/4 de colher (chá) de sal.

2. Como você prepara a massa do bolo salgado?

Para preparar a massa do bolo salgado, basta misturar todos os ingredientes secos em uma tigela e depois adicionar os líquidos aos poucos, mexendo até obter uma massa homogênea.

3. Qual o tempo de forno para o bolo salgado?

O tempo médio de forno para o bolo salgado é de 30 minutos, mas isso pode variar conforme o tamanho e a forma do seu bolo. Para saber se o seu bolo está pronto, basta inserir um palito no centro da massa e verificar se ele sai limpo.

4. Quais são as opções de recheio e cobertura para o bolo salgado?

As opções de recheio e cobertura para o bolo salgado são praticamente infinitas! Você pode usar qualquer tipo de queijo, carne, legumes ou até mesmo frutas para rechear o seu bolo. Na hora da cobertura, você pode optar por um molho branco ou um molho barbecue, por exemplo. Fica delicioso!

5. Tem alguma dica especial para fazer um bolo salgado perfeito?

Uma dica especial para fazer um bolo salgado perfeito é sempre usar ingredientes frescos e da melhor qualidade possível. Isso vai garantir que o seu bolo tenha um sabor excepcional!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de bolo salgado delicioso: como fazer um bolo salgado perfeito. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: