Bolo de panetone é uma delícia para qualquer ocasião. Seja para o café da manhã, lanche ou sobremesa, esse bolo sempre agrada. A receita é bem simples e o resultado é uma massa bem fofinha, saborosa e com uma casquinha crocante.

Para fazer o bolo de panetone, você vai precisar de:

  • 1 panetone
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de óleo

Modo de preparo

Comece separando os ingredientes: lave bem os ovos e retire a casquinha do panetone. Em seguida, corte o panetone em pedaços e reserve.

Em uma tigela, bata os ovos até obter um creme homogêneo. Adicione o leite e o óleo e misture bem. Junte os pedaços de panetone e misture novamente até que todos os pedaços estejam envolvidos na massa.

Despeje a massa em uma forma untada com margarina e farinha de trigo e leve ao forno preaquecido, em fogo baixo, por cerca de 40 minutos. Depois de assado, deixe o bolo esfriar um pouco antes de servir.

Dicas e opções

Você pode acrescentar frutas cristalizadas à massa do bolo ou polvilhar açúcar de confeiteiro por cima do bolo assado. Outra opção é servir o bolo com uma calda de chocolate.

Para dar um toque especial ao seu bolo de panetone, experimente fazer uma calda com chocolate branco. Derreta 100g de chocolate branco em banho-maria e acrescente 1/4 de xícara (chá) de leite condensado. Misture até obter uma calda homogênea e sirva por cima do bolo.

Receita de bolo tipo panetone light

Para fazer uma versão light do bolo de panetone, basta substituir o óleo por iogurte natural e usar um panetone menos calórico. Outra opção é trocar o açúcar refinado por açúcar demerara ou adoçante.

Para fazer a versão light do bolo, você vai precisar de:

  • 1 panetone light
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de iogurte natural

Receita de bolo tipo panetone vegano

Para fazer uma versão vegana do bolo de panetone, basta substituir os ovos por chia. Outra opção é trocar o leite por leite de coco.

Para fazer a versão vegana do bolo, você vai precisar de:

  • 1 panetone vegano
  • 3 colheres (sopa) de chia
  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
1.000 Kcal 100 g 20 g 200 g Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo tipo panetone é uma das mais populares na época do Natal. Mas você sabe de onde ela veio?

A origem da receita é um pouco controversa, mas a verdade é que ela provavelmente veio da Itália. O bolo tipo panetone é muito similar a um outro bolo italiano chamado panettone. Esse bolo é feito com uma massa leve e airy, e é geralmente recheado com frutas cristalizadas e uvas passas. Algumas pessoas acreditam que a receita de bolo tipo panetone foi criada a partir do panettone, enquanto outras acreditam que ela é uma adaptação de uma receita tradicional brasileira chamada bolo de frutas cristalizadas. De qualquer forma, a receita de bolo tipo panetone é uma das mais populares na época do Natal, e é sempre uma ótima opção para um lanche ou para um doce.

Como incrementar a receita:

1. Coloque uma camada de doce de leite no fundo da forma para bolo e cubra com a massa do bolo.

2. acrescente uma calda de chocolate na massa do bolo para dar um sabor ainda mais especial.

3. Forre o fundo da forma com uma camada de chocolate branco derretido para dar um toque ainda mais gostoso.

4. acrescente uma camada de frutas cristalizadas na massa do bolo para dar um toque ainda mais especial.

5. Polvilhe canela em pó na massa do bolo antes de assar para dar um sabor ainda mais especial.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é bolo tipo panetone?

O bolo tipo panetone é uma versão do tradicional bolo de natal, feita com a massa do panetone. É uma opção deliciosa e diferente para quem quer fugir do típico bolo de frutas.

2. Por que o bolo tipo panetone é uma ótima opção para o natal?

O bolo tipo panetone é uma ótima opção para o natal porque é um bolo delicioso e diferente. Além disso, ele fica pronto rapidamente e é muito fácil de fazer.

3. Como faço para preparar o bolo tipo panetone?

Para preparar o bolo tipo panetone, você só precisa misturar os ingredientes da massa do panetone e assar em uma forma redonda. Depois é só cobrir com chocolate ou outro recheio de sua preferência.

4. Qual a melhor forma de servir o bolo tipo panetone?

O bolo tipo panetone pode ser servido com chocolate, café, molho de frutas ou qualquer outro recheio de sua preferência. Ele também fica delicioso servido simples, com apenas um pouco de açúcar.

5. Qual é a sua receita favorita de bolo tipo panetone?

A minha receita favorita de bolo tipo panetone é a receita tradicional, feita com a massa do panetone e recheada com chocolate. Eu adoro o sabor doce e cremoso do chocolate com a massa leve e esponjosa do bolo.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo Tipo Panetone: Aprenda a Fazer a Receita Perfeita para o Natal. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: