Receita do bolo de cristo:

Ingredientes

3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de uvas-passas
1/2 xícara (chá) de nozes picadas

Modo de preparo

Bata os ovos, o açúcar e o óleo até obter um creme esbranquiçado. Junte a farinha, o fermento e o leite, misturando até obter uma massa homogênea. Acrescente as uvas-passas e as nozes, misturando delicadamente.

Despeje a massa em uma assadeira untada com óleo e farinha, leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por cerca de 30 minutos, ou até que ao enfiar um palito saia limpo.

Sirva ainda quente.

Dicas

Você pode substituir as nozes por outras frutas ou castanhas de sua preferência.

Para dar um sabor ainda mais especial ao bolo, polvilhe canela em pó na massa antes de levar ao forno.

Curiosidades

A receita do bolo de cristo é uma adaptação da famosa receita do bolo de rosquinhas, um bolo típico da Alemanha. A receita foi trazida para o Brasil pelos imigrantes alemães que vieram para o país no século XIX.

O nome do bolo deve-se ao fato de que as rosquinhas eram feitas em formato de crucifixo.

Receita do fermento do bolo de cristo

1/2 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa em uma assadeira untada com óleo e farinha, leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por cerca de 30 minutos, ou até que ao enfiar um palito saia limpo.

Sirva ainda quente.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 20 g 10 g 70 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita do bolo de cristo é uma das mais antigas e tradicionais receitas portuguesas. Mas afinal, qual a sua origem?

A receita do bolo de cristo pode ter origem no século XV, quando os primeiros bolos de cristo eram feitos com farinha, açúcar, ovos, leite e fermento. No entanto, a receita original do bolo de cristo era muito diferente da que conhecemos hoje. Era um bolo muito mais simples, sem recheio e coberto com açúcar e canela. O bolo de cristo só ganhou o seu recheio de creme de ovos e o seu cobertor de chocolate na década de 1950.

A origem do nome bolo de cristo é incerta, mas algumas teorias sugerem que o nome pode ter origem na palavra “cristal”, que era uma forma de açúcar que era muito popular na época. Outra teoria é que o nome do bolo pode ter origem na palavra “cristão”, uma referência aos cristãos que foram os primeiros a seguir a religião na Europa.

Independentemente da sua origem, o bolo de cristo é uma das receitas mais gostosas e tradicionais da culinária portuguesa. Se você ainda não experimentou, não sabe o que está perdendo!

Como incrementar a receita:

1. Adicione uma colherada de café e chocolate em pó à receita do seu bolo de cristo para um sabor mais rico.2. Coloque uma camada de frutas frescas ou compota no topo do bolo depois de assar para um toque adocicado.3. Misture iogurte natural na massa do bolo para um bolo mais úmido e fofinho.4. Jogue um pouco de canela ou noz-moscada na massa ou no glacê para dar um sabor especiado ao seu bolo.5. Enfeite o seu bolo com raspas de chocolate, cerejas, ou qualquer outra coisa que você goste!

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é o Bolo de Cristo?

O Bolo de Cristo é uma receita tradicional do feriado Páscoa. Ele é feito com uma massa de bolo de chocolate e recheado com um creme de ovos, leite e chocolate. Em algumas receitas, a massa também pode ser coberta com chocolate.

2. Por que o Bolo de Cristo é chamado assim?

A origem do nome do bolo é controversa, mas a maioria das teorias apontam que o nome vem da forma da massa, que lembra um crucifixo. Outras teorias dizem que o nome é uma referência à Semana Santa, já que o bolo é tradicionalmente feito nessa época do ano.

3. Qual a origem do Bolo de Cristo?

A origem do bolo é incerta, mas acredita-se que ele surgiu na Europa medieval. Nessa época, era comum fazer bolos em forma de crucifixos para celebrar a Semana Santa.

4. Como fazer o Bolo de Cristo?

A receita do bolo varia um pouco, mas geralmente ele é feito com uma massa de bolo de chocolate e recheado com um creme de ovos, leite e chocolate. Em algumas receitas, a massa também pode ser coberta com chocolate.

5. Qual o melhor momento para comer o Bolo de Cristo?

O bolo costuma ser servido no café da manhã ou no lanche da tarde. No entanto, você pode comer o bolo a qualquer hora do dia!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo de Cristo: a receita perfeita para o seu feriado!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: