Há diversas maneiras de fazer uma panqueca, mas a de polvilho é uma das minhas favoritas. A receita é super simples e o resultado fica uma delícia. Além disso, é uma ótima opção para quem não pode comer glúten ou lactose, já que a massa não leva nenhum desses ingredientes.

Para fazer a panqueca de polvilho, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de polvilho azedo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o polvilho com a água e o óleo. Adicione o sal e misture novamente até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 5 minutos.

Em uma frigideira antiaderente, untada com óleo, coloque 1/4 de xícara (chá) da massa. Espalhe a massa com o auxílio de um espátula, formando uma panqueca fina. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até que a massa esteja firme e dourada.

Vire a panqueca e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Repita o processo com as demais porções da massa.

Dicas e opções

Você pode fazer panquecas mais grossas ou mais finas, conforme sua preferência. Também é possível adicionar outros ingredientes à massa, como queijo ralado, ervas frescas ou temperos. Se preferir, experimente fazer uma versão doce da panqueca, adicionando um pouco de açúcar na massa ou servindo-a com mel ou chocolate.

Para variar, experimente servir as panquecas de polvilho com outros recheios além do tradicional. Que tal um recheio de frango desfiado com requeijão? Ou então uma opção doce, com banana e canela? Fica delicioso!

Como armazenar

As panquecas de polvilho podem ser armazenadas na geladeira em um recipiente hermético por até 3 dias. Para aquecê-las, basta colocá-las em uma frigideira antiaderente untada com óleo e deixar por cerca de 1 minuto de cada lado.

Receita de panqueca de polvilho

Esta receita rende cerca de 12 panquecas. Se você for fazer para mais pessoas, basta duplicar os ingredientes.

1 xícara (chá) de polvilho azedo

1 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de óleo

Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o polvilho com a água e o óleo. Adicione o sal e misture novamente até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 5 minutos.

Em uma frigideira antiaderente, untada com óleo, coloque 1/4 de xícara (chá) da massa. Espalhe a massa com o auxílio de um espátula, formando uma panqueca fina. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até que a massa esteja firme e dourada.

Vire a panqueca e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Repita o processo com as demais porções da massa.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
300 10 10 40 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de polvilho é uma das mais antigas e tradicionais receitas brasileiras. Mas, você sabe qual a possível origem dessa receita?

A primeira coisa que você precisa saber é que a panqueca de polvilho é uma receita bem simples. Ela leva apenas polvilho, água e sal. E é por isso que acreditamos que ela tenha se originado entre os povos indígenas do Brasil.

Os índios já eram expertos na arte de fazer massas e tortas, utilizando apenas os ingredientes que eles tinham à mão. E a panqueca de polvilho não poderia ser diferente.

Além disso, o polvilho é um alimento muito nutritivo e energético, o que tornava a panqueca de polvilho uma refeição perfeita para os índios guerreiros, que precisavam de muita energia para caçar e lutar.

Hoje, a panqueca de polvilho é um dos pratos mais populares da culinária brasileira. E você, já experimentou essa delícia?

Como incrementar a receita:

1. Use uma massa mais grossa para as panquecas.
2. Adicione temperos à massa para dar mais sabor.
3. Coloque recheios diversos nas panquecas, como queijo, presunto e tomate.
4. Faça uma versão doce das panquecas, adicionando frutas e chocolate à massa.
5. Sirva as panquecas acompanhadas de um molho especial, como molho branco ou barbecue.

Dúvidas dos Leitores:

1. Qual a melhor forma de fazer panquecas de polvilho?

A melhor forma de fazer panquecas de polvilho é com uma receita perfeita! Basta seguir a receita acima.

2. Como faço para que minhas panquecas fiquem crocantes por fora e macias por dentro?

Você precisa de uma boa receita, mas também é importante não deixar as panquecas ficarem muito tempo na frigideira. A chave é tirá-las da frigideira quando estiverem douradas e crocantes por fora, mas ainda macias por dentro.

3. O que posso servir com minhas panquecas de polvilho?

As possibilidades são infinitas! Você pode servir suas panquecas com frutas frescas, compota de frutas, xarope de bordo, creme de leite ou qualquer outra coisa que você goste.

4. Quais são os benefícios do polvilho para a saúde?

O polvilho é rico em fibras e nutrientes, o que o torna excelente para a digestão. Também é um ótimo aliado para controlar o diabetes, já que regula o açúcar no sangue. E por ser rico em amido resistente, também ajuda a reduzir o colesterol ruim no organismo.

5. Por que as panquecas de polvilho são tão deliciosas?

Bom, isso talvez seja um mistério… Mas uma coisa é certa: as panquecas de polvilho são extremamente deliciosas e saborosas! Se você ainda não experimentou, precisa provar o quanto antes!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Deliciosas Panquecas de Polvilho: A Receita Perfeita para o Seu Café da Manhã!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: