Quem ama bolo de cacau em pó sabe que a receita é super fácil de fazer. E o melhor: dá para fazer uma versão light, usando ingredientes mais saudáveis. Aprenda a fazer a receita com a gente!

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar demerara

1/2 xícara (chá) de óleo de coco

2 ovos

1 xícara (chá) de leite de coco

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de cacau em pó

1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Bata os ovos na batedeira até dobrar de volume. Em seguida, adicione o açúcar e o óleo de coco e bata até obter uma massa homogênea.

Acrescente o leite de coco e misture bem. Por último, adicione a farinha, o cacau em pó e o fermento e misture até obter uma massa cremosa.

Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno preaquecido à 180°C por cerca de 30 minutos.

Dicas e opções

Você pode substituir o açúcar demerara por açúcar mascavo ou açúcar orgânico.

Para dar um sabor ainda mais especial ao bolo, acrescente 1/4 xícara (chá) de chocolate 70% cacau ralado na massa.

Para deixar o bolo mais saudável, substitua a farinha de trigo por farinha de trigo integral.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
300 10 5 40 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo de cacau em pó é uma das mais antigas receitas de bolo que existem. A primeira vez que o bolo foi feito foi na Europa, no século XVIII, e a receita foi levada para o Brasil pelos portugueses. O bolo de cacau em pó é um bolo muito simples, mas muito saboroso. É feito com farinha, açúcar, ovos, manteiga e cacau em pó. O bolo é assado e depois é servido com uma camada de chocolate derretido por cima. O bolo de cacau em pó é um bolo muito popular no Brasil e é servido em muitas festas e reuniões. Se você nunca experimentou um bolo de cacau em pó, você deve dar uma chance para esta deliciosa receita.

Como incrementar a receita:

1. Adicione manteiga para fazer o bolo mais cremoso;

2. Use leite condensado para dar um sabor doce ao bolo;

3. Coloque chocolate em pó na massa do bolo para um sabor mais intenso;

4. Junte nozes ou outras frutas secas à receita;

5. Sirva o bolo com uma camada de glacê de chocolate ou com calda de chocolate quente por cima.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é bolo de cacau em pó?

Bolo de cacau em pó é uma receita tradicional brasileira que leva apenas três ingredientes: chocolate, açúcar e farinha de trigo. É um bolo extremamente fácil de fazer e fica delicioso!

2. Como você faz bolo de cacau em pó?

Para fazer o bolo, basta misturar os três ingredientes, colocar em uma forma untada e levar ao forno. Depois é só esperar o bolinho dourar e estar pronto para servir.

3. Qual a história do bolo de cacau em pó?

A receita do bolo de cacau em pó é bem antiga e surgiu no Brasil colonial. Na época, o chocolate era um produto muito caro e só era consumido pelas elites. A farinha de trigo era também um produto escasso, então as pessoas usavam a casca do trigo para fazer o bolo. Com o tempo, a receita foi se popularizando e hoje em dia é um dos bolos mais queridos do Brasil.

4. Por que o bolo de cacau em pó é viciante?

O gostinho do bolo de cacau em pó é bem viciante! Além disso, ele é extremamente fácil de fazer e fica pronto rapidinho, o que torna a vontade de comer ainda maior. 😉

5. Você tem alguma dica para quem quer fazer o bolo perfeito?

A minha dica para quem quer fazer um bolo perfeito é sempre usar chocolate de qualidade. Isso fará toda a diferença na hora de saborear o seu bolinho! 🙂

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo de cacau em pó: a receita que vai fazer você viciar!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: