Bolos de castanha são uma tradição em muitas famílias e, em algumas, são até mesmo o prato principal do dia. A castanha, fruta do caju, é um fruto seco que tem um gosto levemente doce e um cheiro delicioso. Quando usada em bolos, a castanha fica ainda mais saborosa e é uma ótima opção para quem não gosta de bolos enjoativos.

Para fazer um bolo de castanha, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1/2 xícara (chá) de fécula de mandioca;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo;
  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 1 xícara (chá) de castanha-de-caju moída.

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, a fécula, o fermento e o óleo. Adicione os ovos, um a um, e misture bem. Acrescente o leite e a castanha-de-caju moída e misture até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido, em temperatura média, por cerca de 30 minutos ou até que o bolo esteja assado.

Sirva o bolo acompanhado de um café fresquinho ou de uma chávena de leite.

Dica: se preferir, substitua a castanha-de-caju moída por uvas-passas ou nozes.

Ingredientes

Para fazer um bolo de castanha, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 1/2 xícara (chá) de fécula de mandioca;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 1/2 xícara (chá) de óleo;
  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 1 xícara (chá) de castanha-de-caju moída.

Substituições

Dica: se preferir, substitua a castanha-de-caju moída por uvas-passas ou nozes.

Outra opção é substituir a farinha de trigo por uma farinha mais integrada ou até mesmo uma farinha sem glúten, para quem tem intolerância.

Para quem não gosta de fécula de mandioca, pode substituí-la por amido de milho ou até mesmo uma farinha mais grossa, como a farinha de trigo integral.

O açúcar pode ser substituído por adoçante líquido ou em pó, para quem quer reduzir a quantidade de calorias do bolo.

Opções de cobertura

Para quem quer dar um toque especial ao bolo, uma boa opção é cobri-lo com uma calda de chocolate. Para fazer a calda, basta derreter meia barra de chocolate em banho-maria e despejar sobre o bolo já assado e frio. Outra opção é cobrir o bolo com uma camada generosa de brigadeiro. Para isso, basta fazer o brigadeiro tradicional e despejar sobre o bolo. Deixe a cobertura esfriar antes de servir.

Para quem não gosta de chocolate, uma boa opção é cobrir o bolo com uma calda de frutas vermelhas. Para fazer a calda, basta ferver 1 xícara (chá) de frutas vermelhas congeladas (morango, amora, framboesa) com 1/4 xícara (chá) de açúcar até obter uma calda grossa. Deixe esfriar e despeje sobre o bolo já assado e frio.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 20 g 10 g 60 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

Todos amam um bolo de castanha, não é? Mas você sabe de onde veio essa receita?

Apesar de não haver uma origem certa para a receita, acredita-se que ela seja uma variação do bolo de noz, uma receita tradicional europeia.

No século 18, as castanhas eram um alimento popular na Europa, e era comum que elas fossem usadas em bolos e outras receitas.

Algumas pessoas dizem que a receita do bolo de castanha surgiu na França, enquanto outras afirmam que ela é originária da Alemanha.

O que sabemos com certeza é que essa receita é deliciosa, e que vale a pena experimentar!

Como incrementar a receita:

1. Adicione uma camada de ganache de chocolate entre as camadas do bolo;

2. Espalhe uma camada de doce de leite sobre a base do bolo e cubra com castanhas trituradas;

3. Adicione uma calda de caramelo na receita ou sirva como accompanhamento;

4. Utilize uma farinha de castanha no lugar da farinha de trigo para dar um sabor mais intenso à massa do bolo;

5. Incorpore pedaços de chocolate amargo na massa do bolo ou polvilhe sobre a superfície.

Dúvidas dos Leitores:

1. Qual a origem do bolo de castanha?

A origem do bolo de castanha é incerta, mas acredita-se que ele surgiu na Europa medieval. Naquela época, as castanhas eram um alimento bastante comum e eram usadas para fazer diversos tipos de bolos e pães.

2. Por que o bolo de castanha é tão delicioso?

O bolo de castanha é tão delicioso porque as castanhas são um fruto extremamente versátil. Elas podem ser cozidas, assadas, fritas ou até mesmo crus, e cada preparação leva o bolo a um nível diferente de sabor e textura. As castanhas também são ricas em nutrientes, o que torna o bolo uma sobremesa muito saudável.

3. Como posso variar o sabor do meu bolo de castanha?

Existem diversas maneiras de variar o sabor do seu bolo de castanha. Você pode trocar as castanhas por outros frutos secos, como nozes ou amêndoas. Também pode adicionar especiarias, como canela ou cravinho, para dar um toque especial à massa do bolo. Outra opção é alterar a forma do bolo, fazendo-o em formato de rolo ou em forma de cupcake.

4. E se eu não gostar de castanhas? Posso fazer um bolo sem elas?

Claro que você pode! Existem muitas receitas de bolos sem castanhas que são tão deliciosos quanto os tradicionais bolos de castanha. Um dos mais populares é o bolo de chocolate, que pode ser facilmente adaptado para uma versão sem castanhas. Outras opções são o bolo de laranja ou o bolo de banana.

5. Qual é a melhor maneira de servir o bolo de castanha?

O bolo de castanha pode ser servido simplesmente fatiado e com um pouco de chantilly ou creme glacê por cima. Também fica ótimo acompanhado por uma calda de chocolate ou caramelo, frutas frescas ou sorvete. Se quiser dar um toque ainda mais especial à sobremesa, experimente servir o bolo em fatias com uma camada generosa de brigadeiro por cima!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo de castanha: um bolo delicioso e fácil de fazer!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: