Bolo de frigideira de chocolate é uma das minhas sobremesas favoritas. É super fácil de fazer e fica delicioso. Eu costumo fazer essa receita quando tenho pouco tempo para fazer um bolo tradicional. Além disso, é uma ótima receita para fazer com as crianças. Elas vão adorar ajudar a colocar os ingredientes na frigideira e ver o bolo crescer e ficar super fofinho.

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 de xícara (chá) de manteiga
2 ovos
1/2 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

1. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó e o fermento.
2. Em seguida, adicione a manteiga e os ovos e misture bem até obter uma massa homogênea.
3. Por último, adicione o leite e misture novamente.
4. Coloque a massa em uma frigideira untada com manteiga e leve ao fogo baixo até que esteja cozido por dentro e por fora.

Opções de substituições

Você pode substituir o leite por água ou qualquer outro líquido de sua preferência.
Você também pode substituir o açúcar por adoçante.
Para dar um sabor ainda mais especial ao seu bolo, você pode adicionar frutas frescas ou secas à massa. As frutas secas ficam especialmente saborosas nessa receita.

Dicas

Para obter um bolo mais fofinho, você pode bater a massa no liquidificador antes de colocá-la na frigideira.
Você também pode fazer esse bolo em forminhas individuais untadas com manteiga e farinha.
Para dar um toque especial à sua sobremesa, polvilhe canela em pó na massa ou sirva o bolo com uma calda de chocolate.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500 20 8 80 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita do bolo de frigideira de chocolate é uma das mais antigas e tradicionais receitas do mundo. A origem desta receita é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada ao antigo Egito, onde era comum fazer bolos no forno de barro. No entanto, a primeira receita escrita deste bolo só apareceu no século XVIII, na obra de autoria de Anne Wilson, intitulada “The Cook and Housewife’s Manual”.

A receita original do bolo de frigideira de chocolate era muito diferente da receita que conhecemos hoje. Na verdade, a receita original era mais parecida com uma torta de chocolate, pois não continha leite nem ovos. O bolo era feito apenas com farinha, açúcar, manteiga e chocolate. No entanto, com o passar do tempo, a receita foi sendo aperfeiçoada e, hoje em dia, é possível encontrar diversas variações deste bolo, que continua sendo um dos preferidos de muitas pessoas ao redor do mundo.

Como incrementar a receita:

1. Adicionar coberturas de chocolate derretido ou ganache;

2. Decorar com raspas de chocolate;

3. Polvilhar com açúcar de confeiteiro;

4. Adicionar frutas frescas ou compota de frutas no recheio ou na cobertura;

5. Decorar com chantilly e/ou cerejas.

Dúvidas dos Leitores:

1. Por que a sua vovó é a melhor cozinheira do mundo?

Bom, minha vovó é a melhor cozinheira do mundo porque ela me ensinou a fazer a melhor receita de chocolate quente da frigideira! Aprendi tudo com ela e sei que posso fazer um bolo perfeito seguindo as suas instruções.

2. Qual é a história por trás da receita de chocolate quente da sua vovó?

A receita de chocolate quente da minha vovó é uma receita tradicional que ela aprendeu com sua mãe. É uma receita que foi passada de geração em geração e que eu agora passo para vocês!

3. O que torna o chocolate quente da sua vovó tão especial?

O chocolate quente da minha vovó é tão especial porque ela usa os melhores ingredientes e sempre o faz com muito amor. Sei que cada vez que tomo um bom chocolate quente da frigideira, estou saboreando um pedacinho do amor da minha vovó.

4. Qual é o segredo para o bolo perfeito de frigideira?

O segredo para o bolo perfeito de frigideira é usar a massa certa e não colocar muito recheio. A massa precisa ser bem leve e fofinha, e o recheio não pode ser muito pesado nem escorrer pelas laterais do bolo.

5. Quais são as suas dicas para aqueles que querem fazer um bolo de frigideira perfeito?

As minhas dicas para aqueles que querem fazer um bolo de frigideira perfeito são: usem a massa certa, não coloquem muito recheio e assim que tirarem o bolo da frigideira, deixem-no esfriar um pouco antes de servir. Se seguirem essas dicas, tenho certeza de que conseguirão fazer um bolo perfeito!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Chocolate Quente da Vovó: A Receita de Bolo de Frigideira Perfeita para o Inverno!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: