Bolo de fubá com banana é uma receita deliciosa e fácil de fazer. A combinação do fubá com a banana dá um gostinho único ao bolo, que fica super moist (úmido) e fofinho. E o melhor de tudo: é uma receita que você pode fazer com ingredientes que você provavelmente já tem em casa!

Ingredientes

1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
3 bananas maduras amassadas
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de canela em pó (opcional)

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
2. Em uma tigela, misture os ingredientes secos: fubá, farinha, açúcar e fermento.
3. Em outra tigela, bata os ovos e adicione o óleo, as bananas e o leite.
4. Junte os dois misturas, mexendo até obter uma massa homogênea.
5. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

Dicas e opções de substituições

Você pode substituir o fubá por amido de milho.
Pode substituir a farinha de trigo por uma farinha sem glúten.
Pode substituir o açúcar por um adoçante.
Pode substituir o leite por um leite vegetal.
Pode substituir a canela em pó por uma essência de baunilha.

Como servir

O bolo de fubá com banana pode ser servido simples, com um pouco de açúcar ou adoçante, ou com uma calda de chocolate. Se preferir, também pode servir com uma cobertura de chantilly ou whipped cream (creme de leite batido com açúcar).

Curiosidades sobre a receita

A receita de bolo de fubá com banana é uma adaptação da receita tradicional de bolo de fubá, que é feita apenas com fubá, farinha, açúcar, ovos, óleo e leite. A banana foi adicionada à receita para dar mais umidade e sabor. Algumas pessoas também adicionam cenoura à receita para dar mais umidade e sabor doce.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 20 g 5 g 100 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo de fubá com banana é uma das mais antigas e saborosas receitas do Brasil. Mas afinal, qual a possível origem dessa maravilhosa receita?

Segundo a historiadora Ana Maria Gonçalves, a receita de bolo de fubá com banana teria surgido no século XVIII, na cidade de Salvador, Bahia. A mistura do fubá com a banana era uma forma de conservar os alimentos, já que a banana era um fruto que se deteriorava rapidamente. Além disso, a banana era um alimento muito energético e nutritivo, o que era muito importante para os escravos que trabalhavam nas plantações.

A receita de bolo de fubá com banana se popularizou e logo se tornou um prato típico da culinária brasileira. Nos dias de hoje, é possível encontrar diversas variações da receita, como o bolo de fubá com banana e canela, o bolo de fubá com banana e chocolate, entre outros. Mas o sabor original e tradicional do bolo de fubá com banana ainda é o mais apreciado pelos brasileiros.

Então, se você também adora bolo de fubá com banana, saiba que está degustando um pedaço da nossa história!

Como incrementar a receita:

1- Adicione uma camada de brigadeiro no meio do bolo;

2- Coloque uma camada de doce de leite com banana;

3- Faça uma calda de chocolate para cobrir o bolo;

4- Decore o bolo com bananas e canela;

5- Adicione pedaços de banana na massa do bolo.

Dúvidas dos Leitores:

1. Como você faz um bolo de fubá com banana?

Para fazer um bolo de fubá com banana, primeiro você precisa misturar a farinha de trigo, o açúcar, o fubá, o fermento e a canela. Em seguida, adicione as bananas e os ovos e misture tudo até obter uma massa homogênea. Por último, coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido.

2. Qual é o segredo para um bolo de fubá perfeito?

O segredo para um bolo de fubá perfeito é usar bananas bem maduras. Quanto mais madura a banana, mais saborosa e aromática ela fica. Além disso, também é importante não deixar a massa do bolo muito grossa. Se a massa estiver muito grossa, o bolo ficará pesado e difícil de assar.

3. Posso usar outros tipos de frutas no bolo de fubá?

Além da banana, outras frutas que combinam bem com o bolo de fubá são a maçã e a pera. Você também pode acrescentar uvas passas à massa do bolo para dar um toque especial.

4. Qual é o melhor tipo de farinha para o bolo de fubá?

O tipo de farinha que você usar vai depender do seu gosto pessoal. A farinha de trigo é a mais tradicional e é aquela que costuma dar o bolo mais consistente. No entanto, também é possível usar farinha de arroz ou até mesmo farinha integral. O importante é experimentar até encontrar a farinha que você mais gosta.

5. Qual temperatura devo assar o bolo de fubá?

A temperatura ideal para assar um bolo de fubá é entre 180°C e 200°C. No entanto, cada forno tem suas próprias características, então é importante observar o bolo durante o tempo de assado para evitar que ele queime.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo de fubá com banana: a receita perfeita para o seu café da manhã!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: