Receita de creme de café para recheio de bolo:

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de café coado
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

  1. Bata no liquidificador o café, o leite condensado, a manteiga, o amido de milho e a essência de baunilha até obter um creme liso e espesso.
  2. Despeje o creme em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.
  3. Espalhe o creme ainda quente sobre o bolo e sirva.

Dicas e informações adicionais:

– Você pode substituir o café coado por 1 xícara (chá) de café solúvel.

– Para dar um sabor ainda mais especial ao seu bolo, acrescente 1 colher (sopa) de chocolate em pó no liquidificador junto com os outros ingredientes.

– Se preferir, você pode fazer o creme de café com leite semidesnatado. Nesse caso, aumente a quantidade de leite condensado para 2 latas.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500 Kcal 30 g 8 g 48 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

Quem ama café, sabe que a bebida é perfeita para qualquer ocasião. Seja para acompanhar um bolo, uma sobremesa ou até mesmo um lanche, o café sempre está presente. E quando o assunto é bolo, a receita de creme de café para recheio de bolo é ainda mais especial. Mas afinal, qual a possível origem da receita?

A primeira vez que o creme de café para recheio de bolo foi registrado foi em um livro de receitas chamado “The Boston Cooking School Cook Book”, de Fannie Merritt Farmer. Na época, a receita era chamada de “Coffee Cream Cake” e era feita com uma massa de bolo de chocolate e recheada com um creme de café. O bolo era servido com uma calda de chocolate e coberto com um glacê de café.

Desde então, a receita ganhou muitos adeptos e, com o tempo, foi sendo adaptada para os paladares brasileiros. Atualmente, é possível encontrar diversas variações da receita, como bolos de chocolate com recheio de café e bolos de chocolate branco com recheio de café. Além disso, também é possível encontrar bolos de chocolate com recheio de café e cobertura de chocolate branco.

De qualquer forma, a receita de creme de café para recheio de bolo é uma ótima opção para os amantes da bebida. Além de ser deliciosa, a combinação de chocolate e café é perfeita para qualquer ocasião.

Como incrementar a receita:

1 – Aumentar a quantidade de café na receita

2 – Adicionar chocolate em pó à receita

3 – Substituir o leite por creme de leite para um sabor mais intensivo

4 – Trocar parte do açúcar por adoçante para bolos dietéticos ou light

5 – Incorporar Pedaços de biscoitos na massa do bolo para uma textura crocante

Dúvidas dos Leitores:

1. Qual a diferença entre uma cobertura e um recheio de bolo?

O recheio é servido entre as camadas do bolo, enquanto a cobertura fica por cima do bolo. O recheio pode ser feito de frutas, cremes, mousses ou outros ingredientes, enquanto a cobertura é normalmente feita de chocolate, glacê ou buttercream.

2. Como faço para fazer um recheio de café perfeito?

A chave para um recheio perfeito de café está na qualidade dos ingredientes que você usa. Use café fresco moído e leite fresco para obter o melhor sabor. Também é importante experimentar diferentes tipos de café para encontrar o que você mais gosta. Se você estiver usando café enlatado, experimente diferentes marcas até encontrar uma que você goste.

3. Posso acrescentar outros ingredientes no meu recheio de café?

Sim! Você pode adicionar chocolate, nozes ou outros sabores para personalizar seu recheio. Experimente diferentes combinações até encontrar a que você mais gosta.

4. Quanto tempo devo deixar o bolo assar antes de colocar o recheio?

O tempo varia dependendo do tamanho e da forma do seu bolo, mas geralmente é melhor deixar o bolo assar por pelo menos 30 minutos antes de adicionar o recheio. Isso garantirá que o bolo esteja completamente cozido e evitará que o recheio fique mole demais.

5. Você tem alguma dica para decorar meu bolo com o recheio de café?

Para um bolo bonito e elegante, experimente cobri-lo com Buttercream de Chocolate Negro ou Glacê Real. Você também pode decorar o topo do bolo com grãos de café torrados ou cacau em pó.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Creme de café: a receita perfeita para o recheio do seu bolo!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: