O bolo pé de moleque é uma receita tradicional brasileira que leva amendoim como principal ingrediente. Geralmente, é servido em fatias quadradas e é muito popular na região Nordeste do Brasil. A receita é bem simples de fazer e fica deliciosa!

Ingredientes

Para fazer o bolo pé de moleque, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo

Para fazer o bolo pé de moleque, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  1. Pré-aqueça o forno à 180°C.
  2. Em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.
  3. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos.
  4. Depois de assado, deixe o bolo esfriar completamente antes de servir.

Dicas e Substituições

Algumas dicas para fazer o bolo pé de moleque:

  • Você pode substituir o açúcar por adoçante culinário para deixar a receita mais light.
  • Para dar um sabor ainda mais especial ao bolo, você pode polvilhar canela em pó na massa antes de assar.
  • Você também pode adicionar uvas-passas à massa para dar um toque diferente.

História do Bolo Pé de Moleque

A história do bolo pé de moleque é bem interessante! O bolo tradicionalmente era feito com ingredientes que eram considerados “moles”, como o açúcar, a farinha e os ovos. Por isso, ele era chamado de bolo mole. Com o tempo, as pessoas começaram a fazer o bolo com amendoim, que é um ingrediente mais “duro”. Por isso, o nome do bolo foi mudado para bolo pé de moleque.

A receita do bolo pé de moleque é bem antiga e vem sendo passedada de geração em geração. Ela é uma ótima opção para servir em aniversários, festas e outras ocasiões especiais. experimente fazer essa receita deliciosa em casa e surpreenda a todos!

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 20 10 70 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo pé de moleque tradicional é uma das mais antigas e saborosas receitas do Brasil. Mas você sabe de onde ela veio?

A origem da receita de bolo pé de moleque tradicional é incerta, mas acredita-se que ela surgiu no século XVIII, na cidade de Salvador, Bahia. A receita é uma adaptação da receita portuguesa de bolo de arroz, que era feita com arroz cozido e temperado com canela e cravo. Os primeiros bolos de arroz eram simples e sem recheio, mas com o tempo, as receitas foram se tornando cada vez mais elaboradas.

No século XIX, a receita de bolo pé de moleque ganhou novos ingredientes, como o açúcar, o chocolate e o café. E foi nessa época que o bolo ganhou o seu nome, que faz referência ao pé de moleque, um doce feito com açúcar, amendoim e chocolate. O bolo pé de moleque tradicional é um bolo de chocolate recheado com uma pasta de amendoim e envolto em uma camada de açúcar cristalizado. É uma receita deliciosa e muito popular no Brasil.

Como incrementar a receita:

1. Receita de Bolo Pé de Moleque: use uma forma redonda;

2. Receita de Bolo Pé de Moleque: unte e enfarinhe a forma;

3. Receita de Bolo Pé de Moleque: coloque o chocolate em barra no fundo da forma;

4. Receita de Bolo Pé de Moleque: derreta o chocolate em banho-maria e acrescente à massa do bolo;

5. Receita de Bolo Pé de Moleque: Coloque as amendoas laminadas na parte superior do bolo.

Dúvidas dos Leitores:

Como é que o bolo pé de moleque surgiu?

O bolo pé de moleque é uma receita que tem origem no Brasil. A história do bolo é bem interessante: ele foi criado por escravos quando ainda havia escravidão no Brasil. Os escravos eram obrigados a fazer o bolo para os senhores, e como eles não tinham acesso a ingredientes caros, eles usavam o que tinham na mão, como amendoim e mel. Depois que a escravidão acabou, o bolo continuou sendo feito pelas famílias de origem africana, e hoje em dia é um bolo muito popular no Brasil.

Por que o bolo pé de moleque é chamado assim?

O bolo pé de moleque tem esse nome por causa da sua aparência. Ele lembra um pé de moleque, que é uma figura popular do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, o pé de moleque é um menino travesso que faz as coisas às escondidas. Assim como o pé de moleque, o bolo também é feito às escondidas, por isso recebeu esse nome.

Qual é o segredo para fazer um bom bolo pé de moleque?

O segredo para fazer um bom bolo pé de moleque está nos ingredientes. Você precisa usar amendoim fresco e moído na hora, melado de cana fresco e já adoçado, e chocolate meio amargo. Também é importante não misturar os ingredientes com muita força, para que o bolo fique leve e macio.

Como servir o bolo pé de moleque?

O bolo pé de moleque pode ser servido em fatias, com um cafézinho ou chá. Também fica ótimo com sorvete ou gelado. Se quiser, você também pode decorar o bolo com amendoin torrado e ralado na hora.

E se eu não gostar de amendoin? Posso substituir por outro ingrediente?

Se você não gostar de amendoin, pode substituir por outro ingrediente, como nozes ou castanhas. Também fica ótimo com uma combinação de diferentes frutas secas, como damascos, figos e uvas-passas.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita tradicional de bolo pé de moleque: como fazer. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: