Quem nunca fez um bolo de cenoura e ficou na dúvida de qual calda usar? A calda de chocolate é sempre uma boa pedida, né? E fica ainda melhor se for caseira!

Para fazer uma calda de chocolate deliciosa para o seu bolo de cenoura, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 tablete de chocolate meio amargo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de creme de leite

Como fazer a calda de chocolate para bolo de cenoura

Para fazer a calda de chocolate, primeiro derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Depois, junte o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo até que o açúcar dissolva completamente.

Adicione o chocolate derretido e mexa até que a calda fique homogênea. Por último, adicione a manteiga e o creme de leite, mexendo até incorporar.

E está pronta a sua calda de chocolate para bolo de cenoura! Agora é só cobrir o bolo e servir.

Dicas e opções de substituições

Você pode substituir o chocolate meio amargo por chocolate ao leite ou chocolate branco, fica a seu gosto. A manteiga também pode ser substituída por margarina, mas fica com um gostinho um pouco diferente.

Para dar um sabor ainda mais especial à sua calda, você pode adicionar essência de baunilha, rum ou conhaque. Fica uma delícia!

Calda de chocolate com cobertura

Para fazer uma calda com cobertura, basta aumentar a quantidade de chocolate. Derreta 2 tabletes de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e siga os mesmos passos da receita anterior.

A calda fica mais grossinha e com um gostinho ainda mais intenso de chocolate. Fica uma delícia!

Calda de chocolate com chocolate branco

Para fazer uma calda com chocolate branco, basta substituir o chocolate meio amargo pelo chocolate branco. Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no micro-ondas e siga os mesmos passos da receita anterior.

A calda fica mais clara e com um gostinho mais suave de chocolate. Fica uma delícia!

Calda de chocolate com essência de baunilha

Para fazer uma calda com essência de baunilha, basta adicionar 1 colher (chá) de essência de baunilha à receita. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, adicione a essência de baunilha e siga os mesmos passos da receita anterior.

A calda fica com um gostinho mais delicado e perfumado de baunilha. Fica uma delícia!

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 30 g 4 g 60 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de calda chocolate para bolo de cenoura é um clássico da confeitaria. Mas você sabe qual a sua origem?

A receita é originária da Alemanha, onde é conhecida como “Schoko-Kuchen”. A primeira vez que a receita apareceu em um livro de culinária foi em 1839, no livro “Die Deutsche Kochkunst”.

A receita ganhou popularidade nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados americanos stationed na Alemanha começaram a enviar para suas famílias caixas de bolos de cenoura cobertos com calda de chocolate. As pessoas nos Estados Unidos ficaram tão apaixonadas pelo bolo que a receita logo se espalhou por todo o país.

A receita de calda chocolate para bolo de cenoura é uma das minhas favoritas. É fácil de fazer e fica deliciosa. Se você ainda não experimentou, é hora de fazer um bolo de cenoura com calda de chocolate!

Como incrementar a receita:

1. Adicione amendoim triturado na calda de chocolate para bolo de cenoura;

2. Coloque uma camada de marshmallow na calda de chocolate para bolo de cenoura;

3. Espalhe pedaços de brownie na calda de chocolate para bolo de cenoura;

4. Salpique canela em pó ou outras especiarias da sua preferência na calda de chocolate para bolo de cenoura;

5. experimente adicionar frutas como morango, blueberry ou cereja na calda de chocolate para bolo de cenoura.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que você precisa para fazer a calda de chocolate?

Você precisará de chocolate, é claro! Derreta o chocolate em uma panela no fogo baixo ou no microondas. Depois é só servir com a calda.

2. Quais os benefícios de comer bolo de cenoura?

Os bolos de cenoura são ótimos para a saúde, pois são ricos em nutrientes e fibras. Além disso, eles também são deliciosos!

3. Por que a calda de chocolate é tão boa?

A calda de chocolate é tão boa porque derrete na boca e é super cremosa. É uma ótima maneira de completar um bolo de cenoura!

4. Qual o segredo para uma receita perfeita?

O segredo para uma receita perfeita é sempre seguir as instruções à risca. Você também pode experimentar diferentes tipos de chocolate para ver qual gosto mais.

5. Quais as melhores formas de utilizar a calda?

Você pode usar a calda como recheio ou cobertura para bolos e tortas, ou simplesmente servi-la como molho para acompanhar frutas e sorvetes.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de calda chocolate para bolo de cenoura: derreta o chocolate e sirva com calda!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: