Receita de bolo prestígio é uma das sobremesas mais tradicionais do Brasil. Ele leva uma camada de creme de leite, uma camada de doce de leite e uma camada de chocolate em pó, além de bolacha Maria triturada na massa. É um bolo bem saboroso e fácil de fazer.

A seguir, você confere a receita completa do bolo prestígio, além de algumas dicas para fazer a massa e o recheio. Como opção de substituição de ingredientes, também listamos algumas opções para quem não tem intolerância à lactose.

Ingredientes

Para fazer a massa do bolo prestígio, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1/2 xícara (chá) de leite

Para o recheio e o glacê, você vai precisar de:

  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de chocolate em pó
  • 1 pacote de bolacha Maria

Modo de preparo

Para fazer a massa do bolo, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela e bater até obter uma massa homogênea. Em seguida, unte e enfarinhe uma forma redonda com furo no meio e despeje a massa. Asse o bolo em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos.

Enquanto o bolo assa, prepare o recheio e o glacê. Para o recheio, basta misturar o creme de leite, o leite condensado e o chocolate em pó em uma panela e levar ao fogo baixo até obter uma mistura homogênea. Retire do fogo e reserve.

Para o glacê, basta misturar o chocolate em pó com um pouco de água até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Montagem do bolo

Uma vez que o bolo esteja assado e frio, comece a montagem do prestígio. Corte o bolo ao meio e reserve uma das metades. Espalhe o recheio sobre a outra metade e cubra com a outra metade do bolo. Cubra o bolo com o glacê e decore com a bolacha Maria triturada.

Dicas e opções de substituições

Algumas dicas para fazer o bolo prestígio perfeito:

  • Não deixe o recheio ficar muito tempo no fogo, para evitar que ele engrosse;
  • O tempo de assar pode variar de acordo com o forno. Fique de olho no bolo e assim que ele estiver dourado, retire do forno;
  • Para uma versão mais light, substitua o óleo por iogurte natural.

Para quem não pode consumir lactose, as substituições são:

  • Creme de leite: use creme de leite de soja ou iogurte natural;
  • Leite condensado: use leite condensado de soja;
  • Chocolate em pó: use chocolate 70% cacau.
Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 20 g 8 g 80 g Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo prestígio para festa é uma das mais populares receitas de bolo do Brasil. Mas afinal, qual a origem desta receita?

A receita de bolo prestígio para festa é uma receita tradicional brasileira que vem sendo preparada há gerações. A origem da receita é incerta, mas acredita-se que ela surgiu no século XX, na cidade de São Paulo. A receita é tão popular que já foi adaptada por diversos países, como Portugal, onde é chamada de bolo de prestígio.

O bolo de prestígio é um bolo de chocolate com recheio de creme de leite e cobertura de chocolate. É um bolo muito fácil de fazer e que sempre fica delicioso. Se você ainda não experimentou, está perdendo tempo!

Como incrementar a receita:

1. Bolo Prestígio de Festas: acrescente uma camada de creme de café na receita;

2. Bolo Prestígio de Festas: experimente fazer uma versão com recheio de brigadeiro;

3. Bolo Prestígio de Festas: incremente o sabor do bolo com raspas de chocolate;

4. Bolo Prestígio de Festas: use cobertura spray para dar um toque festivo ao bolo;

5. Bolo Prestígio de Festas: enfeite o bolo com confetes coloridos.

Dúvidas dos Leitores:

1 – Qual o segredo para um bolo prestígio perfeito?

O segredo para um bolo prestígio perfeito é simples: basta seguir a receita à risca e ter muito cuidado na hora de prepará-lo. Além disso, é importante usar os ingredientes frescos e de qualidade para que o seu bolo fique delicioso.

2 – Qual a história por trás do bolo prestígio?

O bolo prestígio é uma das receitas mais tradicionais do Brasil e tem origem no estado de Minas Gerais. Ele ganhou esse nome devido ao seu sabor único e à sua textura cremosa, que lembra a sensação de estar comendo um pudim.

3 – O que faz o bolo prestígio tão especial?

O bolo prestígio é especial devido a sua textura única e sabor inigualável. Além disso, ele é muito fácil de preparar e sempre agrada a todos, o que o torna perfeito para qualquer tipo de ocasião.

4 – Como posso servir o bolo prestígio?

O bolo prestígio pode ser servido com diversos tipos de coberturas, como chocolate, brigadeiro, caramelo ou até mesmo frutas. Tudo vai depender do seu gosto pessoal!

5 – Qual é o melhor momento para comer bolo prestígio?

O melhor momento para comer bolo prestígio é logo após ele ser assado e estar ainda morno. Mas você também pode servi-lo gelado, caso prefira. De qualquer forma, ele sempre vai ser uma delícia!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo prestígio: a receita perfeita para festas!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: