Bolo recheado com leite de coco é uma das minhas sobremesas favoritas. Eu amo o sabor doce e a textura cremosa do leite de coco, e acho que fica perfeito em bolos. Se você ainda não experimentou, vai adorar esta receita!

Eu sei que muitas pessoas têm medo de usar leite de coco porque é uma gordura saturada, mas na verdade ele é uma gordura muito saudável. O leite de coco contém ácidos graxos que ajudam a reduzir o colesterol e aumentar o HDL (colesterol bom). Além disso, o leite de coco é uma ótima fonte de vitamina E, que é um antioxidante importante.

Ingredientes

Para fazer este bolo recheado com leite de coco, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (240 ml) de leite de coco
  • 1 xícara (240 ml) de água
  • 1/2 xícara (100 g) de manteiga
  • 1 1/2 xícaras (300 g) de açúcar
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (280 g) de farinha de trigo
  • 1 colher de chá (5 ml) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá (5 ml) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (120 ml) de leite
  • 1 colher de sopa (15 ml) de extrato de baunilha

Modo de Preparo

Comece pré-aquecendo o forno a 180ºC. Em seguida, unte e enfarinhe uma forma redonda com furo no meio de 22 cm de diâmetro. Reserve.

Na panela de pressão, misture o leite de coco, a água, a manteiga e o açúcar. Leve a panela ao fogo médio e espere a manteiga derreter e o açúcar dissolver. Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos.

Adicione os ovos um a um, mexendo bem após cada adição. Em seguida, adicione a farinha, o bicarbonato de sódio e o fermento. Misture até ficar homogêneo.

Por último, adicione o leite e a baunilha. Mexa bem até obter uma massa lisa e homogênea.

Despeje a massa na forma reservada e leve ao forno pré-aquecido. Asse por 40 minutos, ou até que o bolo esteja dourado e firme ao toque. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

Cobertura

Para a cobertura, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (240 ml) de leite de coco
  • 1/2 xícara (100 g) de manteiga
  • 1 xícara (200 g) de açúcar confeiteiro
  • 1 colher de sopa (15 ml) de extrato de baunilha

Comece misturando o leite de coco, a manteiga e o açúcar em uma panela. Leve a panela ao fogo médio e mexa até que a manteiga derreta e o açúcar dissolver. Retire do fogo e adicione o extrato de baunilha.

Deixe a cobertura esfriar por 5 minutos antes de espalhar sobre o bolo. Depois, leve o bolo à geladeira por pelo menos 1 hora para que a cobertura possa firmar.

Montagem do Bolo

Para montar o bolo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1/2 xícara (120 ml) de leite
  • 1 colher de sopa (15 ml) de extrato de baunilha

No bowl da batedeira, bata o leite condensado, o creme de leite, o leite e o extrato de baunilha até obter um creme firme e espesso. Reserve.

Para montar o bolo, comece cortando a lateral do bolo para remover a crosta. Depois, corte o bolo ao meio no sentido horizontal para obter duas camadas.

Espalhe metade do creme reservado sobre uma das metades do bolo e cubra com a outra metade. Espalhe o restante do creme por toda a superfície do bolo e decore com raspas de chocolate ou frutas frescas.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
1.000 Kcal 100 g 20 g 180 g Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo recheado com leite de coco é uma das minhas sobremesas favoritas. É super fácil de fazer e fica deliciosa. Mas eu sempre fico me perguntando: qual a origem da receita?

Bom, a verdade é que ninguém sabe ao certo. A receita parece ter surgido no Brasil, mas não há certeza absoluta. O que se sabe é que o bolo recheado com leite de coco é uma variação do bolo de rolo, um bolo típico da Alemanha. O bolo de rolo é feito com uma massa fina e enrolado com um recheio de creme, frutas ou chocolate. A receita do bolo recheado com leite de coco deve ter surgido quando alguém decidiu trocar o recheio do bolo de rolo pelo leite de coco.

Eu adoro essa receita e sempre faço quando tem alguma festa na minha casa. Se você também gosta, experimente fazer e me conte o que achou!

Como incrementar a receita:

1. Adicione raspas de chocolate ao bolo para uma receita mais doce.
2. Coloque uma camada de doce de leite no recheio para uma sobremesa ainda mais deliciosa.
3. Use leite condensado no lugar do leite de coco para um sabor ainda mais intenso.
4. acrescente nozes ou castanhas moídas na massa do bolo para um sabor ainda mais rico.
5. Para um toque especial, polvilhe canela por cima do bolo antes de servir.

Dúvidas dos Leitores:

1. Como surgiu a receita do bolo de leite de coco?

A receita do bolo de leite de coco é uma receita tradicional da culinária brasileira. Ela foi criada por imigrantes japoneses que vieram para o Brasil no século 19. Eles adaptaram a receita do bolo japonês, que era feito com arroz, para o bolo de trigo brasileiro.

2. Por que o bolo de leite de coco é tão popular no Brasil?

O bolo de leite de coco é um dos bolos mais populares no Brasil. Isso se deve ao seu sabor delicioso e à sua versatilidade. O bolo pode ser servido com diversos recheios, como chocolate, frutas, creme de leite, etc.

3. Qual é a melhor forma de preparar o bolo de leite de coco?

Existem diversas formas de preparar o bolo de leite de coco. Uma das mais simples e tradicionais é a seguinte: primeiro, você precisa fazer um purê de leite de coco. Em seguida, misture esse purê com farinha, ovos e açúcar. Por último, coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno até que o bolo esteja assado.

4. Quais são as principais variações da receita do bolo de leite de coco?

Além da receita tradicional, existem diversas variações da receita do bolo de leite de coco. Uma das mais populares é a versão com chocolate. Outra variação muito saborosa é o bolo de leite condensado. Também existem versões savory do bolo, com ingredientes como queijos e presuntos.

5. Qual é o segredo para um bom bolo recheado?

O segredo para um bom bolorecheadodeleite decoco está na escolha dos ingredientes e na qualidade dos mesmos. É importante usar leite fresco e cocoSobremodo ralado grosso pra ter aquela textura marcante do recheio! Outro cuidado importante é não abusar do tempo no forno pra não secar o recheio nem tampouco ficar mole demais!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo recheado de leite de coco: uma receita deliciosa para o seu dia a dia!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: