Eu adoro bolo trufado, e quando descobri que podia fazer em casa, fiquei super feliz! Eu sei que muita gente acha que bolo trufado é difícil de fazer, mas eu vou te mostrar que não é nada disso. Com apenas alguns ingredientes simples, você pode ter um bolo trufado delicioso e fofinho em pouco tempo.

A primeira coisa que você precisa saber é que o bolo trufado é feito com uma massa de bolo de chocolate simples. Eu costumo fazer a minha massa de bolo de chocolate na night before, para que esteja pronta para o dia seguinte. Se você não tem tempo para fazer isso, tudo bem, você pode usar uma massa de bolo de chocolate pronta, mas eu prefiro fazer a minha.

Ingredientes

Para a massa de bolo de chocolate:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de cacau em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal, amolecida
  • 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de leite

Para o ganache:

  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate meio amargo, picado

Modo de Preparo

1. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Unte e enfarinhe uma forma redonda média com furo no meio. Reserve.

2. Em uma tigela, misture a farinha, o cacau e o fermento. Reserve.

3. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição.

4. Desligue a batedeira e acrescente, à massa, aos poucos, alternando com o leite, a farinha misturada com o cacau e o fermento. Bata até obter uma massa homogênea.

5. Transfira a massa para a forma untada e enfarinhada e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

6. Retire o bolo do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Com cuidado, desenforme e transfira para uma grade para que esfrie completamente.

Montagem

1. Para fazer o ganache, coloque o chocolate picado em uma tigela e reserve.

2. Em uma panela, leve o creme de leite ao fogo baixo até começar a ferver. Retire do fogo e despeje sobre o chocolate picado. Aguarde 1 minuto e mexa até obter uma mistura homogênea. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos.

3. Coloque o bolo sobre uma superfície lisa e corte-o ao meio no sentido do diâmetro. Coloque uma das metades do bolo em cima da outra e pressione levemente para que elas fiquem bem juntas.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500 kcal 20 g 8 g 80 g Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo trufado da Sodie é um mistério. Ninguém sabe ao certo de onde ela veio, mas todos sabem que é uma das melhores receitas de bolo que existem. Algumas pessoas dizem que a receita é originária da França, outras dizem que é da Alemanha. Ninguém sabe ao certo, mas o que todos sabem é que a Sodie bolo trufado é uma das melhores receitas de bolo que existem.

Como incrementar a receita:

1. Adicione uma camada de ganache entre as camadas do bolo;

2. Fure o bolo e regue- Creme Trufado Profiteroles E Bolo De Morango https://www.youtube.com/watch?v=gF6HsCFC83M com um pouco de calda de chocolate;

3. Decore com raspas de chocolate;

4. Polvilhe com açúcar de confeiteiro;

5. Coloque mini morangos ou cerejas em cima do bolo para decorar.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que você precisa para fazer o bolo trufado da Sodie Doces?

Você precisará de: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 4 ovos, 1 xícara (chá) de chocolate em pó, 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de margarina, 2 colheres (sopa) de licor de chocolate e 1 embalagem de massa folhada pronta para uso.

2. Como fazer o bolo trufado da Sodie Doces?

Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, os ovos e o chocolate em pó até obter um creme homogêneo. Transfira para uma tigela e acrescente a farinha, a margarina e o licor, misturando bem até obter uma massa lisa. Reserve metade da massa. Forre uma assadeira média com a massa folhada e espalhe a outra metade da massa por cima. Asse em forno médio (180°C), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno, espere amornar e sirva.

3. Qual a dica para acertar na hora de comprar a massa folhada?

A dica é observar se a massa está bem branca e sem manchas escuras, além de verificar se ela não está grudenta. Outra dica importante é checar o prazo de validade.

4. Qual temperatura devo assar o bolo?

O bolo trufado da Sodie Doces deve ser assado em forno médio (180°C).

5. Por quanto tempo devo assar o bolo?

Assim que ele dourar levemente, após cerca de 30 minutos já estará pronto!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de bolo trufado da Sodie Doces: como fazer o bolo perfeito para o seu evento!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: