Bolo de creme belga é um bolo tradicional da Bélgica, que é feito com uma camada generosa de creme de chocolate e coberto com uma camada de chocolate. O bolo é geralmente servido com uma calda de chocolate, e é uma das sobremesas mais populares da Bélgica.

1. Ingredientes

Para fazer o bolo de creme belga, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de cacau em pó
  • 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • 3/4 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

2. Preparo do bolo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de 23 cm de diâmetro com papel-manteiga e reserve.

Em uma tigela, misture a farinha, o cacau, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Desligue a batedeira e, com uma espátula, misture o leite e a baunilha à massa.

Adicione a mistura de farinha à massa, mexendo até obter uma massa homogênea. Por último, junte o chocolate picado e misture delicadamente.

Despeje a massa na forma reservada e asse por cerca de 30 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Deixe o bolo esfriar completamente na forma.

3. Preparo do creme

Para fazer o creme, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Em uma panela, em fogo baixo, misture o chocolate picado, o creme de leite, o açúcar, a manteiga e a baunilha, mexendo até o chocolate derreter e a mistura ficar homogênea. Retire do fogo e reserve.

4. Montagem do bolo

Para montar o bolo, corte a massa ao meio e reserve uma das metades. Cubra a outra metade com o creme reservado e cubra com a outra metade do bolo. Polvilhe com chocolate em pó e sirva.

5. Dicas e opções de substituições

Algumas dicas para fazer o bolo de creme belga perfeito:

  • Você pode substituir o chocolate meio amargo picado pelo chocolate branco. A massa ficará mais clara e o sabor do bolo será mais suave.
  • Você também pode substituir o leite por café. O sabor do bolo ficará mais intenso.
  • Para dar um sabor mais cítrico ao bolo, você pode adicionar raspas de limão à massa.
  • Você pode substituir o creme de leite fresco pelo creme de leite UHT. A textura do bolo ficará um pouco mais firme, mas o sabor não será afetado.
Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 30 g 6 g 66 g Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita de creme belga para bolo é uma das mais saborosas e versáteis que existem. Ela pode ser usada em diversos tipos de bolo, desde o tradicional bolo de chocolate até o bolo de frutas. Mas qual seria a sua origem?

A receita de creme belga para bolo é, na verdade, uma variação do tradicional creme inglês. A principal diferença é que, enquanto o creme inglês é feito com leite condensado, a receita de creme belga para bolo usa creme de leite fresco. Além disso, a receita de creme belga para bolo também leva uma quantidade maior de açúcar, o que a torna mais doce e cremosa.

A receita de creme belga para bolo é uma das mais populares entre os amantes do doce. Ela é fácil de fazer e fica deliciosa em qualquer tipo de bolo. Se você ainda não experimentou, está na hora de fazer a sua receita de creme belga para bolo e surpreender a todos com o seu sabor!

Como incrementar a receita:

1. Adicione raspas de limão para dar um sabor cítrico;

2. Espalhe uma camada de chocolate amargo ralado na massa do bolo;

3. Coloque morangos frescos ou outras frutas vermelhas em cima da cobertura do bolo;

4. Decore com flores comestíveis;

5. Polvilhe canela em pó ou noz-moscada.

Dúvidas dos Leitores:

1. Qual o segredo para um bolo perfeito?

O segredo para um bolo perfeito é a receita certa e os ingredientes frescos.

2. Como fazer um bolo de chocolate belga?

Para fazer um bolo de chocolate belga, você precisa de chocolate amargo, manteiga, açúcar, ovos e farinha. misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea e leve ao forno.

3. Quais são os melhores chocolates para usar em bolos?

Os melhores chocolates para usar em bolos são os chocolates amargos, pois eles derretem melhor e dão um sabor intenso ao bolo.

4. Por que o chocolate belga é tão bom?

O chocolate belga é tão bom porque é feito com os melhores chocolates do mundo. Além disso, os chocolatiers belgas são mestres em sua arte e criam Receitas deliciosas e originais.

5. Qual a diferença entre um bolo de chocolate belga e um bolo de chocolate comum?

A diferença entre um bolo de chocolate belga e um bolo de chocolate comum é que o primeiro é feito com os melhores chocolates do mundo e o segundo não. Também, os chocolatiers belgas são mestres na arte de criar receitas deliciosas e originais.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de Creme Belga para Bolo: Deliciosa e Fácil de Fazer!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: