Bolo de fondant é um bolo coberto com uma pasta de açúcar, que pode ser decorado de diversas formas. O fondant pode ser comprado pronto ou feito em casa, e é uma ótima opção para bolos decorados. Neste artigo, vamos ensinar como fazer uma receita de fondant caseiro para bolo.

Ingredientes

Para fazer a massa de fondant, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor
  • 1/2 xícara (chá) de glucose de milho
  • Corante alimentício a gosto (opcional)

Modo de preparo

Comece dissolvendo a gelatina na água. Em seguida, junte o açúcar de confeiteiro e leve ao fogo baixo, mexendo até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Adicione a glucose de milho e mexa até que a mistura esteja homogênea. Retire do fogo e acrescente o corante alimentício, se desejar. Deixe a massa esfriar até chegar à temperatura ambiente.

Para utilizar a massa de fondant, basta esticá-la com as mãos sobre o bolo. Se quiser, você pode usar um rolo de macarrão para esticar a massa. Para dar acabamento, basta passar uma faca ou um garfo sobre a superfície do bolo.

Dicas e truques

A massa de fondant pode ser armazenada em um recipiente hermético na geladeira por até 2 semanas. Para usar, basta retirar do recipiente e deixar amornar até chegar à temperatura ambiente.

Você também pode fazer bolos decorados com a massa de fondant. Para isso, basta modelar a massa com as mãos e usar moldes para criar formas diferentes. As formas podem ser coladas no bolo com um pouco de água ou gelatina.

Receita de fondant com chocolate

Para fazer uma receita de fondant com chocolate, basta adicionar 100g de chocolate meio amargo derretido à mistura. O chocolate pode ser derretido no microondas ou em banho-maria. Depois de adicionar o chocolate, basta seguir as instruções da receita acima.

Receita de fondant com frutas

Para fazer uma receita de fondant com frutas, basta adicionar 1 xícara (chá) de purê de frutas à mistura. O purê pode ser feito com qualquer fruta que você preferir. Depois de adicionar o purê, basta seguir as instruções da receita acima.

Receita de fondant com leite condensado

Para fazer uma receita de fondant com leite condensado, basta adicionar 1 lata de leite condensado à mistura. Depois de adicionar o leite condensado, basta seguir as instruções da receita acima.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500 kcal 25 g 5 g 100 g Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita de fondant para bolo é uma receita tradicional que vem sendo passedada de geração em geração. Mas qual seria a sua origem?

Parece que a primeira vez que o fondant foi usado em um bolo foi na Inglaterra, no século 19. A receita era bem diferente da que conhecemos hoje, e era feita com açúcar, água e goma de mandioca. O bolo era recheado com este fondant e, depois, era coberto com uma camada de chocolate. Este bolo era chamado de “fondant cake”.

A receita foi evoluindo ao longo dos anos e, hoje, já não lembra muito aquela receita original. O fondant é feito com açúcar, manteiga, clara de ovo e essência de vanilla. É uma massa bem macia e elástica, perfeita para cobrir bolos e dar acabamento perfeito.

Você já experimentou fazer a receita de fondant para bolo? Compartilhe conosco a sua experiência!

Como incrementar a receita:

1. Adicione corante alimentar para dar um toque de cor ao seu bolo;

2. Troque o açúcar refinado pelo açúcar demerara ou orgânico para um sabor mais natural;

3. Substitua parte da manteiga por margarina vegetal para uma versão mais light;

4. acrescente essência de baunilha ou outro sabor para variar;

5. Use chocolate em pó ao invés de cacau em pó na massa do bolo para um sabor mais intenso.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é fondant?

O fondant é uma pasta de açúcar que pode ser moldada e usada para cobrir ou decorar bolos. Ele dá um acabamento liso e elegante ao bolo, além de ser delicioso!

2. Por que devo fazer meu próprio fondant?

Bom, há duas razões principais: primeiro, você pode escolher os sabores e as cores que deseja; segundo, é bem mais barato do que comprar no mercado. Além disso, é bem simples de fazer!

3. Quais os ingredientes necessários para fazer fondant?

Você vai precisar de açúcar refinado, água, gelatina em pó e essência de baunilha (ou outro sabor que preferir).

4. Como faço para preparar o fondant?

É bem simples: basta misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Depois é só enrolar em um plástico e guardar na geladeira até o momento de usar.

5. Como posso usar o fondant para decorar meu bolo?

Você pode fazer rolinhos finos e cortar com uma faca para criar listras, flores ou qualquer outra forma que desejar. Ou então pode usar moldes para fazer figuras divertidas! A imaginação é o limite!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de fondant para bolo: como fazer o seu próprio. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: