Eu adoro panquecas! Sempre que posso, faço uma receita diferente para o café da manhã ou lanche da tarde. Dessa vez, resolvi fazer uma panqueca de mandioquinha e ficou deliciosa!

A mandioquinha é um tubérculo rico em fibras, vitaminas e sais minerais, além de ser super saborosa. Se você não tiver mandioquinha, pode substituir por batata-adocicada, batata-doce ou até mesmo aipim.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de mandioquinha ralada
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture a mandioquinha ralada, o ovo, o leite e o óleo.
  2. Adicione a farinha de trigo e o sal a gosto, misturando bem até obter uma massa homogênea.
  3. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de óleo.
  4. Com uma concha, coloque a massa na frigideira e espalhe evenly.
  5. Deixe cozinhar até dourar e vire para o outro lado.
  6. Sirva a seguir.

Dicas e opções

Você pode servir as panquecas com frutas, mel, chocolate ou qualquer outra cobertura que preferir. Fica delicioso!

Se você não tiver mandioquinha, pode substituir por batata-adocicada, batata-doce ou até mesmo aipim. São tubérculos saborosos e fáceis de encontrar.

Curiosidades sobre a mandioquinha

A mandioquinha é um tubérculo da família das solanáceas, assim como a batata, o tomate e a berinjela. Ela é originária da América do Sul e é muito popular no Brasil.

A mandioquinha é rica em fibras, vitaminas e sais minerais, além de ser super saborosa. Se você não tiver mandioquinha, pode substituir por batata-adocicada, batata-doce ou até mesmo aipim.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
300 10 10 40 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de mandioquinha é uma das minhas favoritas. Ela é super fácil de fazer e fica deliciosa. Mas eu sempre me perguntei: qual a origem dessa receita?

Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que a mandioquinha é um tubérculo muito popular na América Latina. Ele é super versátil e pode ser usado para fazer diversos pratos, desde sopas e saladas até bolos e doces.

A mandioquinha também é conhecida como aipim ou macaxeira. E ela é a principal ingrediente da nossa receita de panqueca de mandioquinha.

Mas então, qual seria a origem dessa receita?

Bom, a verdade é que ninguém sabe ao certo. A mandioquinha é um alimento tão popular na América Latina que é bem provável que a receita de panqueca de mandioquinha seja uma adaptação de alguma outra receita, como a de bolinho de mandioca ou aipim frito.

O que eu sei é que essa receita é super saborosa e fácil de fazer. Eu espero que vocês também gostem!

Como incrementar a receita:

1. Incorpore um pouco de semente de abóbora à massa para dar uma textura crocante às suas panquecas.

2. Coloque uma camada de recheio de chocolate dentro das panquecas para uma surpresa doce ao comê-las.

3. Adicione uma colherada (ou duas) de pasta de amendoim na massa para um toque cremoso e delicioso.

4. Polvilhe canela e açúcar sobre as panquecas antes de servi-las para um sabor adocicado e inesquecível.

5. Misture uma fruta picada da sua preferência na massa ou polvilhe por cima das panquecas prontas para um toque fresco e saudável.

Dúvidas dos Leitores:

1. Por que a mandioquinha é uma ótima opção para a massa da panqueca?

A mandioquinha é uma raiz rica em amido, o que a torna perfeita para a massa de qualquer tipo de panqueca. Além disso, ela também dá um sabor delicioso às panquecas!

2. Como você faz para deixar as suas panquecas de mandioquinha super fofinhas?

Para deixar as minhas panquecas de mandioquinha bem fofinhas, eu uso uma mistura de leite e água na massa. Você pode usar qualquer tipo de leite que preferir – eu normalmente uso leite de coco, mas leite de vaca também funciona muito bem.

3. Qual é o segredo para fazer as panquecas douradas e crocantes por fora?

O segredo para fazer as panquecas douradas e crocantes por fora é simples: basta colocar um pouco de óleo na frigideira antes de colocar a massa. Eu costumo usar óleo de coco, mas qualquer outro tipo de óleo vegetal também funcionaria muito bem.

4. Você tem alguma outra dica para incrementar essas delícias?

Uma das coisas que mais gosto de fazer é adicionar um pouco de queijo ralado na massa da panqueca antes de colocá-la na frigideira. Isso dá um sabor ainda mais delicioso às panquecas! Outra opção interessante é adicionar umas fatias de bacon na massa, o que resulta em uma verdadeira delícia!

5. Depois que as panquecas estão prontas, como você serve essa maravilha?

Eu sirvo as minhas panquecas de mandioquinha recheadas com um delicioso creme de chocolate. Você pode usar qualquer tipo de creme que preferir, mas eu realmente gosto do sabor do chocolate com essaspanquecas!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de panqueca de mandioquinha: uma delícia para o café da manhã!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: