Está procurando uma receita de panqueca de massa de tapioca que seja deliciosa e fácil de fazer? Você veio ao lugar certo!

Eu amo panquecas e, na minha opinião, a massa de tapioca é a melhor para fazer panquecas. Ela fica bem sequinha e dá para fazer uma panqueca bem fina, que fica super crocante. Além disso, é uma massa bem versátil, que dá para fazer com diversos recheios.

Ingredientes

Para fazer esta receita de panqueca de massa de tapioca, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de polvilho azedo
  • 1 xícara (chá) de polvilho doce
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer esta receita de panqueca de massa de tapioca é misturar os dois tipos de polvilho em uma tigela. Em seguida, adicione os ovos, o azeite e a água. Misture bem até obter uma massa homogênea.

Depois é só acrescentar o sal a gosto e levar a massa para a frigideira. Coloque um pouco de óleo na frigideira e espere aquecer bem. Coloque a massa na frigideira e espalhe bem. Deixe dourar dos dois lados e sirva!

Dicas e opções de recheio

Você pode fazer esta receita de panqueca de massa de tapioca com qualquer recheio que preferir. Aqui vão algumas dicas:

  • Recheio de carne moída: basta refogar a carne moída com alguns temperos e usar como recheio.
  • Recheio de frango: você pode usar frango desfiado ou refogado. Se preferir, acrescente um pouco de requeijão para dar mais cremosidade.
  • Recheio vegetal: basta refogar alguns legumes com temperos e usar como recheio.

Você também pode fazer uma versão doce da receita, basta trocar o sal pelo açúcar e usar um recheio doce, como chocolate, doce de leite ou brigadeiro.

Receita de panqueca de massa de tapioca light

Para fazer uma versão light desta receita, basta substituir o azeite por óleo de coco e usar um recheio light, como frango desfiado com legumes.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
300 10 5 40 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de massa de tapioca é um clássico da culinária brasileira. Mas você sabe qual a origem dessa receita?Apesar de ser um prato típico do Brasil, a verdade é que ninguém sabe ao certo qual a origem da receita de panqueca de massa de tapioca. Algumas teorias dizem que ela foi criada pelos índios, outras dizem que foi criada pelos portugueses.O que sabemos é que a receita é muito antiga e que ela foi popularizada no Brasil pelos escravos africanos. Eles eram os responsáveis por fazer a massa de tapioca, que era um alimento muito consumido pelos colonizadores portugueses.A receita de panqueca de massa de tapioca é muito simples e fácil de fazer. Você só precisa de tapioca, farinha, ovos, leite e manteiga. Tudo isso é misturado e depois é feita uma panqueca com a massa.É uma receita muito saborosa e nutritiva, que pode ser consumida como um lanche ou como um prato principal. Além disso, a panqueca de massa de tapioca é muito versátil e pode ser recheada com diversos ingredientes, como carne, frango, queijo, legumes, entre outros.

Como incrementar a receita:

1. acrescente queijo ralado à massa de tapioca e faça uma receita de panqueca de queijo;

2. adicione um pouco de leite condensado na massa de tapioca para fazer uma panqueca doce;

3. misture a massa de tapioca com ovos batidos para fazer uma receita de panqueca tradicional;

4. acrescente frutas frescas ou congeladas à massa de tapioca para fazer uma versão salgada ou doce das panquecas;

5. experimente adicionar outros ingredientes à massa de tapioca, como bacon, cebola, temperos ou ervas, para variar o sabor das suas panquecas.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é tapioca?

Tapioca é uma massa feita a partir da farinha de mandioca, um tubérculo rico em amido. A farinha de tapioca é um ingrediente tradicional na culinária brasileira e é usada para fazer diversos pratos, incluindo bolos, pães e, claro, as deliciosas panquecas de tapioca.

2. Por que a tapioca é tão boa para fazer panquecas?

A tapioca é perfeita para fazer panquecas porque ela tem uma textura leve e fica bem sequinha quando cozida. Além disso, a tapioca não tem gosto, o que significa que ela absorve os sabores dos outros ingredientes da receita.

3. Como faço para preparar a massa de tapioca?

Para preparar a massa de tapioca, basta misturar a farinha com água até obter uma consistência homogênea. Depois é só cozinhar a massa em uma frigideira antiaderente bem aquecida.

4. Qual é o melhor recheio para panqueca de tapioca?

Você pode rechear suas panquecas de tapioca com qualquer coisa que desejar! Frutas, queijos, carnes e vegetais são algumas das opções mais populares. Fica a seu critério escolher o recheio que mais te agrada.

5. Tem alguma dica para fazer as panquecas ficarem mais gostosas?

Uma dica para deixar suas panquecas ainda mais gostosas é acrescentar um pouco de leite na massa. Assim, elas ficam mais macias e fáceis de manipular na hora de colocar o recheio.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de panqueca de massa de tapioca: uma receita deliciosa e fácil de fazer!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: