Aprenda a fazer uma deliciosa receita de panqueca de manjericão e surpreenda a todos! Essa é uma receita muito fácil e rápida de fazer, e o resultado final é uma panqueca super saborosa e cheirosa. Além disso, ela fica ótima tanto servida como prato principal quanto como acompanhamento.

Ingredientes

Para fazer essa receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (sopa) de manteiga para untar a frigideira

Modo de Preparo

Comece misturando a farinha, o ovo e o leite em um recipiente. Depois, adicione o manjericão, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem até obter uma massa homogênea.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte-a com um pouco de manteiga. Coloque uma porção da massa na frigideira e espalhe-a de forma a obter uma panqueca fina. Deixe cozinhar até que a massa esteja firme e dourada, depois vire para o outro lado e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

Repita o processo até acabar a massa. Sirva as panquecas ainda quentes, com um pouco de manteiga e/ou queijo ralado por cima. Você também pode servir com um molho de tomate caseiro ou com molho de iogurte.

Dicas e Substituições

Algumas dicas para fazer essa receita:

  • Você pode substituir o manjericão por outra erva fresca, como oregano, salsinha ou cebolinha.
  • Para uma versão mais light, você pode trocar o leite integral pelo leite desnatado.
  • Se quiser, você pode acrescentar um pouco de queijo ralado à massa.

Curiosidades sobre o Manjericão

O manjericão é uma erva muito utilizada na culinária, principalmente na cozinha italiana. Ele é originário da Índia, mas hoje em dia é cultivado em diversos países do mundo. Além de ser uma erva aromática, o manjericão também tem diversas propriedades medicinais. Ele é rico em vitamina C, ácido fólico, ferro e antioxidantes, e pode ser utilizado para tratar diversos problemas de saúde, como gripes, resfriados, dor de garganta e até mesmo depressão.

Na culinária, o manjericão pode ser utilizado de diversas formas. Ele é ótimo para temperar molhos, sopas, saladas e massas. Também pode ser utilizado para fazer chás e infusões. E, claro, é a erva principal na receita de panqueca de manjericão que aprendemos hoje!

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
300 10 10 40 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de manjericão é uma das minhas favoritas! Ela é super fácil de fazer e fica deliciosa. Mas eu sempre me perguntei: qual a possível origem dessa receita?

Bom, a primeira coisa que você precisa saber é que a palavra “manjericão” vem do latim “basilicum”, que significa “pequeno rei”. Isso porque o manjericão era considerado um tempero muito precioso na Antiguidade. Ele era usado para aromatizar vinhos e também era considerado um símbolo de hospitalidade.

A receita de panqueca de manjericão deve ter surgido na Europa, provavelmente na Itália ou na França. Não se sabe ao certo quem inventou a receita, mas o que se sabe é que ela se popularizou no século 19, quando as panquecas começaram a ser servidas como um prato principal, e não somente como um lanche ou sobremesa.

A receita de panqueca de manjericão é uma das minhas favoritas porque ela é super fácil de fazer e fica deliciosa. Se você ainda não experimentou, eu recomendo que dê uma chance para essa delícia!

Como incrementar a receita:

1. Use uma massa de panqueca pronta para ganhar tempo

2. Adicione um pouco de queijo ralado à massa para dar mais sabor

3. Coloque o manjericão fresco somente na hora de servir

4. experimente fazer a receita utilizando manjericão desidratado

5. acrescente outros temperos além do manjericão para dar mais sabor às panquecas, como orégano e/ou alecrim

Dúvidas dos Leitores:

1. Por que a panqueca de manjericão é tão deliciosa?

A panqueca de manjericão é tão deliciosa porque é um prato muito fácil de preparar e fica super saboroso. Além disso, o manjericão dá um toque especial e fresco ao prato.

2. Como posso preparar a minha panqueca de manjericão?

Para preparar a sua panqueca de manjericão, você vai precisar de: 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de manjericão picado, 1 ovo, 1/2 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de óleo, Sal e Pimenta-do-reino a gosto.

3. Passo a passo para fazer a panqueca?

O primeiro passo é misturar a farinha, o manjericão, o ovo e o leite em uma tigela até obter uma massa homogênea. Em seguida, acrescente o óleo, o sal e a pimenta do reino e misture novamente. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com óleo usando um papel toalha. Coloque 1/4 da massa na frigideira e espalhe uniformemente até obter uma camada fina. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até que a massa esteja firme e dourada por baixo. Vire a panqueca com cuidado e deixe cozinhar por mais 1 minuto ou até que esteja dourada por ambos os lados. Sirva imediatamente com molho de tomate caseiro ou outro molho à sua escolha.

4. Quais os benefícios do manjericão?

Além de ser uma erva aromática deliciosa, o manjericão também oferece diversos benefícios à saúde. Ele é rico em vitamina C, ferro, cálcio e ácido fólico, nutrientes importantes para o nosso organismo. O manjericão também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, o que o torna um excelente remédio natural para tratar infecções na pele e no trato respiratório superior.

5. E se eu não gostar de manjericão? Posso substituí-lo por outra erva?

Sim, você pode substituir o manjericão por outra erva aromática à sua escolha, como orégano, alecrim ou tomilho.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de panqueca de manjericão: um prato delicioso e fácil de preparar!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: