Eu adoro panquecas, e uma das minhas favoritas é a de melado. O melado é uma espécie de doce feito com cana-de-açúcar, e fica delicioso nas panquecas! Aqui vai a receita da minha panqueca de melado:

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos
1 1/2 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de margarina derretida
1/2 xícara (chá) de melado

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o açúcar e o sal. Junte os ovos, o leite e a margarina e misture até obter uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente (ou untada com margarina), coloque 1/4 de xícara (chá) da massa e espalhe-a. Coloque 1 colher (sopa) do melado no centro da massa e cubra com mais um pouco da massa, deixando-a bem fina. Deixe a panqueca dourar dos dois lados e sirva a seguir.

Dicas

Você pode substituir o melado por outro doce de sua preferência, como chocolate, doce de leite ou goiabada.
Se não tiver fermento em pó, pode usar 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio.
Para dar um sabor ainda mais especial às suas panquecas, polvilhe canela em pó na massa antes de colocar o recheio.

Opções de recheio

Além do melado, você pode rechear as suas panquecas com outros doces, como chocolate, doce de leite ou goiabada. Também fica delicioso com frutas, como morangos ou bananas.
Se quiser um recheio savory, experimente recheá-las com queijo e presunto ou com molho de tomate e queijo.
As possibilidades são infinitas! Seja criativo e experimente novos recheios.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 10 20 30 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de melado é uma das receitas mais antigas que se tem registro. A primeira vez que foi mencionada foi no livro de receitas de Apicius, um famoso cozinheiro romano do século I. Nessa época, o melado era um ingrediente bastante popular nas receitas, pois era um adoçante natural e era mais barato do que o açúcar. Além disso, o melado também era usado como um xarope para a tosse e para o resfriado.

A receita original de panqueca de melado era bem simples: bastava misturar farinha, ovos, leite e melado e depois fritar a massa. Com o tempo, a receita foi evoluindo e passou a incluir outros ingredientes, como canela, noz-moscada e até mesmo frutas.

Hoje em dia, a receita de panqueca de melado é um verdadeiro clássico da culinária brasileira. É uma das receitas mais populares do site TudoGostoso e já foi preparada por milhares de pessoas. Se você ainda não experimentou, está na hora de testar!

Como incrementar a receita:

1. Coloque uma camada de doce de leite, chocolate derretido ou outro tipo de recheio antes de envolver a panqueca;

2. Adicione frutas frescas ou compota nas panquecas;

3. acrescente uma colher (sopa) de polvilho azedo na massa para dar mais liga e textura;

4. Para um toque crocante, polvilhe granola ou amendoim triturado por cima da panqueca antes de servir;

5. experimente usar iogurte natural no lugar do leite na receita.

Dúvidas dos Leitores:

1. Qual o segredo para uma panqueca perfeita?

Para uma panqueca perfeita, é importante que a massa esteja bem lisa e que a frigideira esteja bem quente. Também é importante não deixar a massa ficar muito tempo na frigideira, pois isso pode deixá-la seca.

2. Por que as panquecas de melado são tão especiais?

As panquecas de melado são especiais porque o melado dá um toque doce e único às panquecas. Além disso, o melado também ajuda a mantê-las umedecidas e macias.

3. Como faço para preparar a massa das panquecas?

Para preparar a massa das panquecas, basta misturar os ingredientes secos e úmidos em duas tigelas separadas. Depois, basta misturar os dois juntos até obter uma massa homogênea.

4. Devo usar margarina ou manteiga na frigideira?

Você pode usar qualquer um dos dois, mas eu prefiro usar margarina porque ela tem menos gordura. Você também pode usar spray de cozinha para evitar que as panquecas grudem na frigideira.

5. Quais são as suas dicas para servir as panquecas?

As minhas dicas para servir as panquecas são: sirva-as quentes, com manteiga derretida ou margarinagem e maple syrup. Você também pode servi-las com frutas frescas, compota de frutas ou chocolate derretido.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Panquecas de melado: a receita perfeita para o café da manhã!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: