Eu adoro panquecas! Eu acho que elas são uma das melhores coisas que existem. Quando eu era criança, minha mãe costumava fazer panquecas para o café da manhã e elas eram sempre tão deliciosas. Eu nunca conseguia comer apenas uma.

Hoje eu vou ensinar vocês a fazer uma das minhas receitas favoritas de panqueca: a panqueca de pis. Essa é uma receita bem simples e fica pronta em poucos minutos. Além disso, ela é super deliciosa e fica bem sequinha.

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com óleo. Coloque 1/4 de xícara (chá) da massa na frigideira e espalhe para formar uma panqueca. Deixe cozinhar até que as bordas estejam douradas e firme o suficiente para virar. Vire a panqueca e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Repita o processo com as demais porções da massa.

Dicas

Você pode servir as panquecas com o recheio de sua preferência. Eu gosto de colocar um pouco de chocolate derretido no meio, mas você pode usar qualquer outro recheio que gostar. Nutella, morangos, bananas, doce de leite, etc. Fica ótimo com qualquer um desses!

Se você não tiver fermento em pó, pode substituir por 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. A massa ficará um pouco mais grossa, mas a panqueca ainda fica deliciosa.

Substituições de ingredientes

Você pode fazer essa receita usando qualquer tipo de farinha que tiver em casa. Eu costumo fazer com farinha de trigo, mas já usei farinha de aveia, de arroz e até mesmo de tapioca e fica ótimo. Você também pode trocar o leite por água, se preferir. A massa fica um pouco mais grossa, mas ainda fica saborosa.

Receita vegana

Para fazer uma versão vegana dessa receita, basta substituir o ovo por uma banana madura amassada. A massa fica um pouco mais grossa, mas ainda fica saborosa.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
300 10 10 40 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de pis é uma receita tradicional brasileira que vem sendo preparada há séculos. A origem da receita é incerta, mas acredita-se que ela tenha sido criada pelos índios brasileiros. A receita é muito simples e consiste apenas em farinha, água e sal. No entanto, o segredo para uma boa panqueca de pis está na massa, que deve ser bem fina e leve. Além disso, a massa deve ser bem cozida, para que a panqueca fique crocante por fora e macia por dentro.

A receita de panqueca de pis é muito versátil e pode ser servida com diversos recheios, desde o tradicional queijo e presunto até os mais exóticos, como frutas e chocolate. O importante é que o recheio seja bem balanceado, para que a panqueca fique saborosa e nutritiva.

Para aqueles que desejam experimentar uma receita diferente, a panqueca de pis é uma ótima opção. Além de ser deliciosa, ela ainda é muito saudável, pois é feita apenas com ingredientes naturais. experimente!

Como incrementar a receita:

1. Coloque uma camada de chocolate ralado na massa da panqueca;

2. Adicione uma colher (sopa) de achocolatado à massa de pão de ló;

3. Espalhe uma camada generosa de brigadeiro na massa antes de enrolar;

4. Coloque uma calda levemente doceada sobre as panquecas após assá-las; ou

5. Polvilhe canela em pó e açúcar sobre as panquecas antes de servir.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que são panquecas de pisão?

Panquecas de pisão são um prato tradicional brasileiro e consistem em uma massa leve e fina, recheada com um purê de feijão branco. Pisão é o nome dado ao feijão branco no Brasil e, portanto, as panquecas de pisão são feitas com feijão branco cozido e amassado.

2. Por que são chamadas de panquecas de pisão?

As panquecas de pisão são chamadas assim porque o recheio é feito com feijão branco, também conhecido como pisão no Brasil. Pisão é o nome dado ao feijão branco no Brasil e, portanto, as panquecas de pisão são feitas com feijão branco cozido e amassado.

3. Como posso servir as panquecas de pisão?

As panquecas de pisão podem ser servidas simplesmente com manteiga e/ou syrup, ou você pode fazer um recheio mais elaborado, como carne moída ou frango desfiado. Se quiser, também pode servir as panquecas de pisão com molho de tomate ou queijo ralado por cima.

4. Qual a diferença entre panqueca e crepe?

A principal diferença entre uma panqueca e um crepe é a massa. A massa da panqueca é mais espessa e leveda, enquanto a massa do crepe é mais fina e enrolada. Outra diferença é o recheio: enquanto as panquecas podem ser recheadas com diversos ingredientes, os crepes geralmente são recheados apenas com frutas e/ou chocolate.

5. Você tem alguma outra receita de panqueca que seja tradicional brasileira?

Sim! Além das panquecas de pisão, também temos as famosas tapiocas! Tapiocas sãopanquecas tradicionais brasileiras que também são muito fáceis de fazer. A massa é feita à base de farinha de mandioca (tapioca) e o recheio pode ser variado, mas geralmente é composto por frutas, queijo ou carne moída.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita Gostoda de Panqueca de PIS. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: