Aprenda a fazer a receita de panqueca de milho da Rita Lobo, uma das mais famosas do Brasil. Com ingredientes simples e fáceis de encontrar, essa receita é perfeita para o café da manhã, o lanche da tarde ou até mesmo o jantar. Além disso, é uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose, já que a receita não leva leite.

Ingredientes

1 xícara (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/4 de xícara (chá) de azeite
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto
1 ovo
1/2 xícara (chá) de água
1/4 de xícara (chá) de milho verde cozido e amassado

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o fubá, a farinha de trigo, o azeite, o fermento em pó e o sal. Acrescente o ovo e a água e misture bem até obter uma massa homogênea. Em seguida, adicione o milho e misture novamente.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de óleo. Coloque 1/4 de xícara (chá) da massa na frigideira e espalhe evenly. Deixe a panqueca cozinhar até dourar, vire e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Repita o processo com as outras panquecas.

Sirva a panqueca acompanhada de mel, geleia ou chocolate quente. Você também pode comer a panqueca recheada com carne moída, frango desfiado ou queijo.

Substituições

Milho: Se você não tem milho verde cozido, pode usar milho enlatado ou frozen. Você também pode usar outros tipos de grãos, como feijão branco ou fradinho.

Fubá: Se você não tem fubá, pode usar a farinha de trigo no lugar.

Azeite: Você pode substituir o azeite por outro tipo de óleo vegetal, como canola ou girassol.

Dicas

– Se a massa estiver muito grossa, adicione um pouco mais de água até chegar à consistência desejada.
– Para fazer a receita sem lactose, use água no lugar do leite.
– Você pode usar a farinha de trigo no lugar do fubá.
– Para uma versão light da receita, use óleo de coco no lugar do azeite.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 10 10 10 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de milho da Rita Lobo é uma das mais saborosas e fáceis de fazer. Mas você já parou para pensar qual a possível origem dessa receita?

A primeira coisa que vem à mente é o famoso prato típico brasileiro, a pamonha. A pamonha é uma espécie de pastel de milho, que leva, além do milho, leite e manteiga. E é exatamente essa a semelhança da panqueca de milho da Rita Lobo com a pamonha: o milho. Mas será que a Rita Lobo se inspirou na pamonha para fazer sua receita?

Bom, a gente sabe que a Rita Lobo é uma ótima cozinheira, e que ela certamente tem um bom paladar. Então, é bem possível que ela tenha experimentado a pamonha e decidido fazer uma versão mais light, usando menos leite e manteiga. De qualquer forma, o resultado é delicioso!

E você, já experimentou a panqueca de milho da Rita Lobo? Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!

Como incrementar a receita:

1. Adicione cebola e/ou alho à massa para um sabor ainda mais delicioso;

2. Incorpore queijo ralado na massa ou polvilhe por cima depois de pronta;

3. Acrescente bacon picado ou outro tipo de embutido à receita;

4. experimente diferentes tipos de farinhas para a massa, como trigo integral, centeio, etc.;

5. Coloque recheios variados nas panquecas, como chocolate, frutas frescas ou compota.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que a Rita Lobo usa para fazer a massa perfeita de suas panquecas de milho?

Rita Lobo usa uma receita tradicional de massa de panqueca, com farinha, ovos, leite e manteiga. Ela acrescenta um toque especial de fécula de mandioca e polvilho doce para dar liga à massa.

2. Como é o processo de preparo da massa?

O processo é bem simples: basta bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Depois, é só passar a massa na frigideira untada com óleo e fritar as panquecas!

3. Qual o segredo para as panquecas ficarem sequinhas por dentro e crocantes por fora?

O segredo está na temperatura da frigideira: ela precisa estar bem quente para que as panquecas não fiquem encharcadas. Outra dica é não colocar muita massa na frigideira de uma vez, para que as panquecas fiquem mais fininhas e sequinhas.

4. E quanto às recheios? Qual a melhor combinação?

Você pode rechear as suas panquecas de milho da Rita Lobo com o que preferir! Queijo, presunto, tomate e orégano são uma combinação clássica e sempre saborosa. Ou então você pode optar por um recheio doce, com chocolate ou banana. Fica a seu critério!

5. Tem alguma outra dica para preparar essas deliciosas panquecas?

Para dar um toque especial às suas panquecas, você pode polvilhar canela em pó ou ralar um pouco de chocolate sobre elas antes de servir. Delicie-se!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de panqueca de milho da Rita Lobo: saiba como fazer a massa perfeita para o seu prato!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: