Não tem nada melhor do que um bolo de laranja fresquinho, quentinho saindo do forno para o café da tarde. A receita que vou ensinar hoje é super fácil e o resultado final é uma delícia!

Eu costumo fazer essa receita com os meus filhos, eles adoram ajudar na hora de colocar os ingredientes na batedeira e depois na forma. Além de ser uma ótima receita para o café da tarde, ela também é perfeita para o lanche da escola dos pequenos.

Ingredientes

Para fazer esse bolo você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de margarina
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
  • 1 colher (sopa) de raspas de laranja

Modo de preparo

O primeiro passo é bater a margarina e o açúcar na batedeira até obter uma mistura homogênea. Em seguida, adicione os ovos um a um e continue batendo até que a massa esteja bem fofinha.

Na sequência, acrescente a farinha, o suco de laranja e as raspas de laranja. Bata até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.

Por último, unte uma forma com margarina e farinha e coloque a massa do bolo. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por aproximadamente 30 minutos.

E está pronto! Agora é só servir e se deliciar!

Substituições de ingredientes

Você pode fazer algumas substituições nos ingredientes dessa receita para variar um pouco o sabor do bolo. Por exemplo, você pode trocar o suco de laranja por suco de limão ou de abacaxi. As raspas de laranja também podem ser substituídas por raspas de limão ou de abacaxi.

Outra opção é trocar a farinha de trigo por farinha integral ou por farinha de amêndoa. Você também pode acrescentar nozes ou passas à massa do bolo para dar um toque especial.

Dicas para o bolo ficar perfeito

Para o bolo ficar ainda mais saboroso, você pode polvilhar canela em pó na massa antes de levar ao forno. Outra opção é servir o bolo com um delicioso glacê de laranja.

Para fazer o glacê, basta bater 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro, 1 colher (sopa) de suco de laranja e 1 colher (sopa) de raspas de laranja até obter uma mistura homogênea. Depois é só colocar por cima do bolo e servir.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
350 Kcal 17 g 4 g 51 g Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita do melhor bolo de laranja pode ter origem na China, onde laranjas são cultivadas há mais de 4.000 anos. A palavra “laranja” é derivada da palavra chinesa “li”, que significa “limão”.

No século VII, os árabes trouxeram as laranjas para a Espanha, onde elas se tornaram populares. Em seguida, os espanhóis levaram as laranjas para o Novo Mundo, onde elas se espalharam pelas Américas.

As laranjas são um ingrediente popular em muitas receitas, incluindo bolos, tortas e sorvetes. Elas também são um ótimo acompanhamento para carnes e peixes.

Como incrementar a receita:

1. Bolo de Laranja com Creme de Limão: acrescente uma camada de creme de limão na receita do bolo de laranja;

2. Bolo de Laranja com Nozes e Passas: misture nozes e passas à massa do bolo de laranja;

3. Bolo de Laranja Especial (com cobertura): prepare uma cobertura especial para o bolo, com chocolate e laranja;

4. Bolo de Laranja recheado: recheie o bolo com creme de marshmallow, chantilly ou outro recheio saboroso;

5. Bolo de Laranja Decorado: decore o bolo com frutas frescas, raspas de chocolate ou outros ingredientes decorativos.

Dúvidas dos Leitores:

1. Como surgiu a receita deste bolo de laranja?

Bom, a verdade é que eu sempre fui muito fã de bolos de laranja. Na minha opinião, eles são super saborosos e fáceis de preparar. Então, um dia, decidi experimentar fazer um bolo de laranja do zero e, felizmente, acabei criando a melhor receita que já provei!

2. Quais os ingredientes que você usa neste bolo?

A lista de ingredientes é bem simples: farinha, açúcar, ovos, óleo, suco e raspas de laranja. Tudo isso misturado na perfeição para que o resultado final seja um bolo extremamente saboroso e consistente.

3. Você tem alguma dica para quem quer preparar este bolo em casa?

Sim! A minha principal dica é utilizar sempre suco fresco de laranja na receita. Isso vai garantir um sabor muito mais intenso e agradável no bolo. Outra dica importante é não deixar a massa ficar muito tempo na forma antes de assar, pois isso pode causar uma textura um pouco enjoativa.

4. Qual o segredo para um bom bolo de laranja?

Na minha opinião, o segredo para um bom bolo de laranja está na simplicidade. É importante não exagerar nos ingredientes e procurar manter a receita o mais natural possível. Outro segredo crucial é não deixar o bolo assar por muito tempo, pois isso pode ressecá-lo e tirar todo o sabor da fruta.

5. Por que este é o melhor bolo de laranja que você já provou?

Bom, primeiramente porque ele é super saboroso e tem uma textura úmida e deliciosa. Além disso, ele é extremamente fácil de preparar e não requer nenhum tipo de ingrediente especial ou complicado. Enfim, se você está procurando uma receita deliciosa e simples para fazer um bolo de laranja, esta é sem dúvida a melhor opção!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita do melhor bolo de laranja: sabor e simplicidade em um único bolo. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: