Apanhei a vontade de fazer panquecas e acabei pesquisando na internet uma receita. Vi que a maioria das receitas levava ovos, leite e farinha, mas como sou intolerante a lactose, tive que adaptar a receita. Fiz algumas pesquisas e testes até chegar a uma receita que me agradasse.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de óleo
3 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos: farinha de trigo, amido de milho, açúcar, sal e fermento em pó. Reserve.
Em outra tigela, misture os ingredientes líquidos: óleo e água. Acrescente os líquidos aos secos, misturando até obter uma massa homogênea.
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com óleo. Coloque 1/4 de xícara (chá) da massa na frigideira e espalhe-a com o auxílio de um garfo.
Deixe cozinhar até que as bordas fiquem douradas e firme o suficiente para virar a panqueca. Vire a panqueca com cuidado e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Repita o processo com o restante da massa.

Dicas

Você pode substituir o óleo por manteiga derretida.
Para dar um sabor especial às suas panquecas, você pode adicionar essência de baunilha ou chocolate em pó à massa.
As panquecas ficam ainda mais saborosas se forem servidas com frutas, geleia, mel ou chocolate derretido.

Substituições de ingredientes

Farinha de trigo: você pode substituir a farinha de trigo por uma farinha sem glúten.
Amido de milho: o amido de milho pode ser substituído por fécula de batata ou tapioca.
Óleo: para uma versão mais saudável das panquecas, você pode substituir o óleo por manteiga ou margarina.
Água: se preferir, você pode substituir a água por leite.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
300 10 15 30 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca é um mistério para muitas pessoas. Ninguém sabe ao certo qual é a sua origem, mas há algumas teorias. Algumas pessoas dizem que a receita é originária da Europa, outras dizem que é originária da China. A verdade é que ninguém sabe ao certo. O que sabemos é que a receita é deliciosa e fácil de fazer. Você pode usar qualquer tipo de farinha e recheio que quiser. A única coisa que você precisa ter cuidado é com o tamanho da panqueca. Se ela for muito grande, ela pode ficar difícil de virar. Então, experimente fazer panquecas em diferentes tamanhos e ver qual funciona melhor para você.

Como incrementar a receita:

1. Adicione frutas frescas na massa para dar um sabor diferente às panquecas;

2. Coloque uma camada de doce de leite ou chocolate dentro da massa para uma sobremesa especial;

3. Adicione pedaços de bacon ou outros embutidos na massa para incrementar o sabor;

4. Use molhos diferentes para servir as panquecas, como ketchup, mostarda ou mel;

5. Polvilhe queijo ralado na massa antes de colocá-la na frigideira para uma crosta mais gostosa.

Dúvidas dos Leitores:

O que são panquecas?

Panquecas são um tipo de bolo frito, normalmente feito de farinha, leite e ovos. As panquecas podem ser servidas com manteiga e xarope de bordo, frutas frescas ou compota de frutas, creme de leite ou iogurte.

Qual a história das panquecas?

A história das panquecas é um pouco confusa, mas acredita-se que elas surgiram na Europa no século XIII. Algumas pessoas pensam que as panquecas foram inventadas pelos chineses, mas isso não está bem documentado. O que sabemos é que as panquecas eram muito populares na Europa medieval e eram servidas em festivais e feriados religiosos.

Como se fazem panquecas?

Para fazer uma receita de panqueca simples, você vai precisar de: 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1/2 colher (sopa) de fermento em pó químico, 1/4 de colher (chá) de sal, 2 ovos, 1 1/2 xícara (chá) de leite e 2 colheres (sopa) de óleo vegetal.

Quais os ingredientes necessários para fazer uma receita de panqueca?

Os ingredientes necessários para fazer uma receita básica de panqueca são: farinha, açúcar, fermento em pó químico, sal, ovos e leite. Você também vai precisar de óleo vegetal para untar a frigideira.

Dicas para fazer as melhores panquecas!

Aqui estão algumas dicas para fazer as melhores panquecas: Use farinha de trigo branca ou integral. Não use farinha com glúten. Se você quiser uma textura mais leve e macia, adicione um pouco mais de leite à massa. Deixe a massa descansar por pelo menos 30 minutos antes de começar a fritar aspanquecas. Unte bem a frigideira com óleo vegetal para evitar que aspanquecas grudem na frigideira. Frite aspanquecas em fogo baixo para evitar queimá-las.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receitas de panquecas: simples, deliciosas e perfeitas para o café da manhã!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: