Quem não ama um bolo de chocolate? E se esse bolo de chocolate tiver um toque de pimenta? Fica ainda melhor, né?

Pois bem, hoje eu vou ensinar vocês a fazer essa maravilha. A receita é super simples e o resultado é uma delícia.

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/4 de colher (chá) de pimenta
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

Primeiro, pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Depois, unte e enfarinhe uma forma redonda com furo no meio.

Em seguida, misture todos os ingredientes secos em uma tigela: a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento e a pimenta.

Adicione os ovos, o óleo e o leite e mexa até obter uma massa homogênea.

Por fim, coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito no bolo, ele saia limpo.

Cobertura

Uma cobertura de chocolate derretido fica ótima nesse bolo, mas você também pode usar uma cobertura de brigadeiro ou até mesmo uma cobertura de chantilly.

Decoração

Para decorar, você pode polvilhar um pouco de chocolate em pó ou então fazer raspas de chocolate. Fica a seu critério!

Dicas

Você pode substituir o óleo por margarina ou manteiga. A massa fica mais consistente com óleo, mas fica mais saborosa com margarina ou manteiga.

Você também pode trocar o tipo de chocolate em pó. Use o chocolate que você mais gostar. Se quiser um bolo mais picante, aumente a quantidade de pimenta.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500 20 10 60 Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo de chocolate com pimenta é uma das minhas favoritas. Sempre que faço, fica deliciosa e é super fácil de fazer. Mas eu sempre fico me perguntando: qual a origem da receita?

A receita é bem simples e pode ter sido criada por qualquer pessoa que goste de chocolate e pimenta. Mas eu sempre fico imaginando qual foi a primeira pessoa a pensar em juntar esses dois ingredientes e criar essa maravilhosa receita.

Eu pesquisei um pouco e descobri que a primeira receita de bolo de chocolate com pimenta foi publicada no livro de receitas de Sarah Josepha Hale, intitulado “The Good Housekeeper”, em 1839. Sarah Josepha Hale era uma escritora e editora americana que teve muita influência na cultura americana do século 19. Ela é considerada a “mãe do Thanksgivings americano” por ter sido a primeira a sugerir que o feriado fosse comemorado oficialmente.

Então, a receita de bolo de chocolate com pimenta pode ter origem americana. Mas não temos certeza absoluta. O que sabemos é que essa receita é deliciosa e que vale a pena experimentar!

Como incrementar a receita:

1. Inclua uma camada de ganache de chocolate quente na receita do bolo.

2. Troque a pimenta por canela para dar um sabor ainda mais especial.

3. Coloque uma camada de chocolate meio amargo ralado na forma antes de adicionar a massa do bolo.

4. Decore o bolo com mini marshmallows e chocolate derretido para um efeito visual incrível.

5. Adicione uma colher (sopa) de café solúvel à massa do bolo para um sabor deliciosamente intensificado.

Dúvidas dos Leitores:

1. Qual o segredo para um bolo de chocolate perfeito?

O segredo para um bolo de chocolate perfeito é a combinação certa de ingredientes. Você precisa de chocolate amargo, achocolatado ou meio amargo, manteiga, açúcar, farinha, ovos, fermento em pó e bicarbonato de sódio. Além disso, é importante derreter o chocolate e a manteiga juntos antes de adicionar os outros ingredientes.

2. Por que usar pimenta no bolo de chocolate?

A pimenta é um ótimo complemento para o bolo de chocolate porque adiciona um toque picante e refrescante. O sabor da pimenta também ajuda a equilibrar o doce do chocolate.

3. Qual a melhor maneira de servir o bolo de chocolate com pimenta?

O bolo de chocolate com pimenta fica delicioso servido com uma bola de sorvete ou gelado. Também fica ótimo com uma calda quente de chocolate ou caramelo.

4. Este bolo é adequado para todas as idades?

Sim, este bolo é adequado para todas as idades. A pimenta adiciona apenas um leve toque picante, então não há nada que possa incomodar as pessoas mais sensíveis às especiarias. No entanto, se você quiser um bolo mais picante, basta acrescentar mais pimenta na receita.

5. Posso fazer este bolo com outros tipos de chocolate?

Sim, você pode fazer este bolo com outros tipos de chocolate, como chocolate branco ou belga. No entanto, o sabor do bolo será ligeiramente diferente dependendo do tipo de chocolate que você usar.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo de chocolate com pimenta: o sabor picante que você vai adorar!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: