Bolo de Prestígio é um bolo tradicional brasileiro, feito com camadas de bolo de chocolate, recheado e coberto com creme de leite, e decorado com raspas de chocolate. O bolo deve ser servido gelado ou a temperatura ambiente.

Este bolo é perfeito para qualquer ocasião, desde uma simples reunião de família até uma grande festa. É uma receita fácil de seguir e o resultado final é sempre delicioso.

Ingredientes

Para o bolo:

  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Para o recheio e cobertura:

  • 2 latas de creme de leite
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
  • Raspas de chocolate para decorar

Preparo do bolo

Comece preparando o bolo. Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma redonda com papel-manteiga e reserve.

Em uma tigela, misture o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga até obter uma massa homogênea. Junte os ovos, um a um, e misture bem até incorporar.

Acrescente a farinha de trigo e o fermento e misture até obter uma massa lisa e homogênea. Despeje a massa na forma reservada e asse em forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até que o bolo esteja assado e firminho ao toque do dedo.

Retire o bolo do forno, deixe esfriar completamente e desenforme. Corte o bolo ao meio no sentido do diâmetro para obter duas metades.

Preparo do recheio e cobertura

Para o recheio, em uma tigela, misture o creme de leite, o açúcar e o chocolate em pó até obter uma massa homogênea. Reserve.

Para a cobertura, em uma panela, leve o creme de leite e o chocolate em pó ao fogo baixo, mexendo até derreter e obter uma massa homogênea. Reserve.

Montagem do bolo

Para montar o bolo, coloque uma das metades do bolo sobre um prato ou rodela e espalhe o recheio por toda a superfície. Coloque a outra metade do bolo por cima e cubra todo o bolo com a cobertura de chocolate.

Decore com raspas de chocolate e sirva gelado ou a temperatura ambiente.

Substituições

Você pode fazer algumas substituições nos ingredientes para variar o sabor do bolo. Por exemplo:

  • Troque o chocolate em pó pelo café.
  • Troque o açúcar pelo adoçante.
  • Troque o creme de leite pelo leite condensado.
  • Troque as raspas de chocolate pelas raspas de limão.
Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
2000 100 20 300 Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo prestígio é uma das mais populares no Brasil. Mas você sabe de onde ela veio?

A primeira vez que o bolo prestígio foi registrado foi em uma livro de culinária chamado “Bolos e Tortas” da autora Maria Helena Vieira da Silva, em 1966. Na época, a receita era um pouco diferente da que conhecemos hoje: ela era feita com uma massa de chocolate e recheio de brigadeiro.

Mas como o bolo prestígio ganhou sua forma característica, com camadas de bolo branco e recheio de creme de coco?

A verdade é que ninguém sabe ao certo. Uma das teorias é que a receita foi criada por uma confeiteira chamada Helena Rocha, que trabalhava no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Lá, ela teria criado o bolo para o aniversário de um hóspede importante, que ficou tão satisfeito com o resultado que pediu para levar a receita para casa.

Outra teoria é que a receita foi criada por um confeiteiro chamado Luís Inácio, que trabalhava no Hotel Nacional, também no Rio de Janeiro. Segundo a lenda, Inácio teria criado o bolo para o aniversário do presidente Getúlio Vargas, que ficou tão impressionado com o resultado que pediu para levar a receita para casa.

Independentemente de qual dessas histórias seja verdadeira, o fato é que o bolo prestígio se tornou uma das receitas mais populares do Brasil e é uma ótima opção para qualquer festa!

Como incrementar a receita:

1. Coloque uma camada de brigadeiro no meio do bolo;

2. Decore o bolo com confeitos de chocolate;

3. Cubra o bolo com uma camada de chocolate branco;

4. Abra uma garrafa de vinho tinto e coloque umas gotinhas no bolo para dar um sabor ainda mais especial;

5. Misture frutas vermelhas na massa do bolo para ficar ainda mais saboroso.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é bolo de prestígio?

Bolo de prestígio é um bolo típico da culinária brasileira, feito com massa de chocolate e recheado com creme de leite. Ele leva o nome do filme “Prestígio”, lançado em 2006, no qual o protagonista é um chef de cozinha que faz um bolo gigante para uma festa.

2. Por que esse bolo é tão especial?

Bolo de prestígio é especial porque é um bolo gigante! Ele pode medir até 2 metros de diâmetro e pesa cerca de 50 kg. Além disso, ele é feito com massa de chocolate e recheado com creme de leite, o que o torna ainda mais delicioso.

3. Como posso fazer um bolo de prestígio em casa?

Para fazer um bolo de prestígio em casa, você vai precisar de massa de chocolate, creme de leite e uma forma redonda grande (de preferência, com 2 metros de diâmetro). Primeiro, você precisa fazer a massa de chocolate e depois recheá-la com o creme de leite. Em seguida, basta colocar a massa na forma e levar ao forno para assar.

4. Quanto tempo demora para assar um bolo desse tamanho?

Assar um bolo desse tamanho pode levar até 2 horas. Por isso, é importante que você esteja atento durante o processo para não queimar o bolo.

5. Qual a melhor maneira de servir um bolo desse tamanho?

O ideal é servir o bolo em fatias grandes, pois ele pesa cerca de 50 kg. Você pode servir as fatias diretamente na forma ou então colocá-las em pratos individuais.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de bolo prestígio para festa: como fazer um bolo gigante de prestígio. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: