Eu amo bolo de vulcão, e você? Esse bolo fica uma delícia e é muito fácil de fazer. A receita é super simples e o resultado é uma sobremesa deliciosa, perfeita para qualquer ocasião.

O bolo de vulcão é um bolo de chocolate com uma surpresa no meio: uma deliciosa lava de chocolate derretido. É uma receita muito simples e fácil de fazer, que vai deixar todo mundo com água na boca.

Ingredientes

Para fazer o bolo de vulcão, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1 barra de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Para fazer o bolo de vulcão, comece por derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Depois, reserve.

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó e o fermento. Junte os ovos, o óleo e o leite e misture bem até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos.

Faça furinhos na superfície do bolo com o auxílio de um garfo e despeje o chocolate derretido por cima. Sirva em seguida.

Dicas

Você pode substituir o chocolate meio amargo pelo chocolate ao leite ou pelo chocolate branco, fica uma delícia!

Para dar um sabor ainda mais especial ao bolo, acrescente 1/4 de xícara (chá) de licor de chocolate na massa.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
500Kcal 20g 8g 80g Médio

Qual a Possível origem da receita?

A receita de bolo vulcão ninho parece ter surgido em algum lugar do Brasil, por volta dos anos 80. Ninguém sabe ao certo onde ou como, mas o bolo vulcão ninho se tornou uma das sobremesas mais populares do país. A receita é bem simples e fácil de fazer, o que explica parte do seu sucesso. O bolo é feito com uma massa de chocolate, recheado com uma mistura de chocolate e creme de leite e decorado com raspas de chocolate. O resultado é uma sobremesa deliciosa, cremosa e extremamente viciante!

A origem do nome “vulcão ninho” também é um mistério. Algumas pessoas dizem que o nome vem da aparência do bolo, que lembra um vulcão em erupção. Outras afirmam que o nome se deve à sensação de prazer que a sobremesa proporciona, que é tão intensa que parece explodir na boca. Ninguém sabe ao certo, mas o importante é que o bolo vulcão ninho é uma das sobremesas mais gostosas que você vai experimentar na vida!

Como incrementar a receita:

1. Coloque uma camada de chocolate fudge no fundo da forma para bolo vulcão;

2. use uma calda de chocolate ao leite para envolver o bolo vulcão;

3. encha o centro do bolo vulcão com brigadeiro;

4. polvilhe raspas de chocolate por cima do bolo vulcão;

5. acrescente castanhas picadas na massa do bolo vulcão.

Dúvidas dos Leitores:

1. Qual o segredo para um bolo vulcão perfeito?

Para um bolo vulcão perfeito, o segredo é usar uma massa leve e fofinha. A receita tradicional leva farinha de trigo, mas você também pode usar a farinha de tapioca, que dá uma textura bem cremosa ao bolo.

2. Como faço para a massa ficar bem leve?

Para a massa ficar bem leve, você precisa bater as claras em neve e misturar com a massa delicadamente. Outra dica é acrescentar um pouco de fermento em pó na massa.

3. Posso fazer o bolo sem o recheio de chocolate?

Claro! O bolo vulcão é ótimo tanto com o recheio de chocolate quanto com outros recheios, como brigadeiro, doce de leite ou até mesmo uma simples calda de frutas.

4. Qual tipo de chocolate devo usar para o recheio?

Você pode usar qualquer tipo de chocolate para o recheio do bolo vulcão, desde que ele esteja derretido. Se quiser um sabor mais intenso, opte pelos chocolates amargo ou meio amargo.

5. Quanto tempo devo assar o bolo vulcão?

O tempo de forno vai depender do tamanho da forma que você estiver usando. Mas geralmente, um bolo vulcão deve ser assado por cerca de 35 minutos a 180ºC.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de bolo vulcão ninho: como fazer o bolo perfeito. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: