Quem nunca fez uma panqueca e acabou deixando a massa muito grossa? A gente sabe que é difícil acertar o ponto, mas não se preocupe, com esta receita você vai acertar na primeira.

A massa dessa panqueca fica bem fininha e deliciosa. Além disso, ela é super saudável, pois leva linhaça na receita. A linhaça é uma ótima fonte de fibras e ômega 3, além de ajudar no controle do colesterol e da glicose.

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1/4 xícara (chá) de semente de linhaça

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de fermento em pó

1/2 xícara (chá) de leite

1/2 xícara (chá) de água

1/4 xícara (chá) de óleo vegetal

1 gema

Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, misture a farinha, a linhaça, o açúcar, o fermento e o sal.

Adicione o leite, a água, o óleo e a gema e misture até obter uma massa homogênea.

Deixe descansar por 10 minutos.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com óleo ou margarina.

Despeje 1/4 de xícara (chá) da massa na frigideira e incline para que ela se espalhe.

Frite por 2 minutos ou até que a massa esteja dourada.

Vire a panqueca com cuidado e frite por mais 1 minuto.

Repita o processo com as demais panquecas.

Dicas

Você pode substituir a semente de linhaça por chia.

Para dar um sabor diferente às suas panquecas, você pode adicionar frutas no recheio, como morango, banana ou abacaxi.

Para um recheio mais savory, você pode usar queijo branco, presunto ou peito de peru.

Opções de substituições

Se você não tem semente de linhaça, pode substituir por chia.

Se não tem açúcar, pode substituir por adoçante.

Se não tem leite, pode substituir por bebida vegetal.

Receita vegana

Para fazer uma versão vegana desta receita, basta substituir o leite e a gema por bebida vegetal e uma clara de ovo.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
300 Kcal 10 g 10 g 40 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de linhaca é uma das mais antigas e tradicionais receitas brasileiras. Mas qual seria a origem dessa receita?

A primeira hipótese é que a receita surgiu no século XVI, durante o período colonial. Nessa época, as panquecas eram feitas com farinha de trigo, leite e ovos, e eram servidas como um prato principal. A receita foi adaptada pelos imigrantes alemães, que substituíram a farinha de trigo por farinha de linhaça. Essa adaptação da receita tornou-se muito popular entre os brasileiros, e a panqueca de linhaca passou a ser um prato típico da culinária brasileira.

Uma outra hipótese é que a receita de panqueca de linhaca surgiu na Alemanha, no século XVIII. Nessa época, as panquecas eram feitas com farinha de trigo e recheadas com carne moída ou frutas. A receita foi adaptada pelos imigrantes alemães que se estabeleceram no Brasil, e a panqueca de linhaca passou a ser um prato típico da culinária brasileira.

Qualquer que seja a origem da receita, uma coisa é certa: a panqueca de linhaca é um prato delicioso e muito popular entre os brasileiros. Se você ainda não experimentou, não deixe de provar!

Como incrementar a receita:

1. Adicione essência de baunilha ou canela à massa para dar um toque especial;

2. Coloque uma camada de queijo ralado na massa antes de colocar os outros ingredientes;

3. Adicione frutas frescas ou compotas nas panquecas antes de servir;

4. Sirva as panquecas com um molho de iogurte e frutas;

5. acrescente castanhas moídas na massa para incrementar o sabor e a textura.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é uma panqueca de linhaca?

Uma panqueca de linhaca é uma receita tradicional de massa de panqueca feita com um tipo especial de farinha chamada farinha de linhaca. A farinha de linhaca é feita a partir da semente da planta da linhaça, e ela tem um sabor levemente ácido e picante. A farinha de linhaca também é rica em fibras, o que significa que elas ajudam a manter o aparelho digestivo funcionando bem. Além disso, as panquecas de linhaca são geralmente servidas com um molhopicante chamado chutney, que é uma ótima maneira de adicionar mais sabor às suas panquecas.

2. Como posso fazer minhas próprias panquecas de linhaca?

Para fazer suas próprias panquecas de linhaca, você precisará comprar farinha de linhaca em uma loja especializada ou online. Você também pode comprar chutney para servir com suas panquecas. Para fazer a massa das panquecas, basta misturar a farinha de linhaca com água até formar uma massa grossa e homogênea. Depois disso, basta colocar a massa em uma frigideira quente e untada com óleo e cozinhar as panquecas até que estejam douradas.

3. Qual é a melhor maneira de servir minhas panquecas de linhaca?

As melhores maneiras de servir suas panquecas são com molhopicante ou com frutas frescas e xarope. Se você estiver usando chutney, basta servir uma porção do molho na lateral das suas panquecas. Se você estiver usando frutas frescas, basta colocar algumas fatias na lateral das suas panquecas e servir com xarope por cima.

4. Quais são os benefícios para a saúde da farinha de linhaca?

A farinha de linhaca é rica em fibras solúveis, o que significa que ela ajuda a manter o aparelho digestivo funcionando bem. Além disso, a farinha de linhaca também é rica em ômega-3, um tipo especial de gordura que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Outro benefício para a saúde da farinha de linhaca é que ela contém lignanas, substâncias que podem ajudar a prevenir o câncer.

5. Existem outras receitas que usam farinha de linhaba além das panquecass?

Sim! Além das tradicionaispanquecasss, você também pode usar farinha deblinhadora para fazer bolos, muffins e outros tipos detortasss. A farinha deblinhadora também pode ser adicionadae/ou substituída na maioria dassreceitas doces e salgadas queevocê já conhece para adicionarsabor e nutrientes extras!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de panqueca de linhaca: como fazer a massa perfeita. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: