Receita de panqueca de liqüidificador é uma das minhas preferidas. É tão fácil de fazer e fica tão deliciosa! A primeira vez que fiz, acabei fazendo um monte e congelando algumas para comer mais tarde. Depois de descongelar, elas ficam tão boas quanto as frescas. Eu normalmente faço a massa na noite anterior e deixo na geladeira para que esteja pronta para usar pela manhã. Se você não tem tempo para isso, tudo bem. A massa também fica boa se você a fizer na hora.

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 de xícara (chá) de leite
2 ovos
1/4 de xícara (chá) de óleo
1 pitada de sal

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liqüidificador até que a massa esteja bem homogênea. Coloque em uma frigideira antiaderente untada com óleo e leve ao fogo baixo para que a panqueca não queime por fora e fique crua por dentro. Vire a panqueca quando a massa estiver soltando facilmente da frigideira.

Coberturas

Você pode colocar qualquer cobertura que quiser nas suas panquecas. Eu gosto de colocar frutas frescas e um pouco de iogurte, mas você pode colocar o que quiser: chocolate, brigadeiro, doce de leite, etc. Fica ótimo de qualquer jeito!

Substituições

Você pode substituir a farinha de trigo por qualquer outro tipo de farinha. Eu já usei farinha de trigo integral, farinha de aveia e até mesmo farinha de arroz. Todas ficaram boas, então experimente e veja o que você mais gosta. Você também pode substituir o leite por qualquer outro tipo de leite: leite de soja, leite de amêndoa, etc. Se você não tem açúcar, pode substituir por qualquer outro tipo de adoçante: stevia, xarope de agave, etc.

Dicas

Você pode congelar as panquecas já cobertas e comer quando quiser. Basta descongelar e aquecer no micro-ondas por uns 30 segundos ou até que estejam quentes o suficiente para você. Se você estiver fazendo para mais de uma pessoa, sugiro fazer a massa na metade e fazer a outra metade quando as primeiras panquecas acabarem. Assim você não precisa ficar esperando a massa descansar e você pode comer as panquecas quentes.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade
300 10 12 40 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de liqüidificador é uma receita fácil e prática de se fazer. Mas você já se perguntou qual a possível origem dessa receita?

Bom, a gente sabe que as panquecas são um alimento típico da culinária norte-americana, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo como elas surgiram. Algumas pessoas dizem que a receita foi criada pelos nativos americanos, enquanto outras afirmam que ela foi trazida para o continente pelos imigrantes europeus.

O que sabemos é que a receita de panqueca de liqüidificador é uma variação da receita tradicional e que ela ganhou popularidade nos Estados Unidos nos anos 1950. Na verdade, essa receita foi criada para facilitar a vida das pessoas que não tinham muito tempo para fazer as panquecas na panela.

E hoje em dia, a receita de panqueca de liqüidificador é uma das mais populares nos Estados Unidos e no Brasil. E você, já experimentou fazer essa receita?

Como incrementar a receita:

1) Adicione um pouco de fermento à massa para que as panquecas fiquem mais leves e fofinhas;

2) Troque o leite por um iogurte natural, para dar uma textura mais cremosa e saborosa às panquecas;

3) Coloque frutas frescas ou congeladas na massa para dar um sabor diferente às suas panquecas;

4) acrescente um pouco de essência de baunilha ou outro sabor que você goste para aromatizar a massa;

5) experimente usar farinha de trigo integral no lugar da farinha branca, para uma versão mais saudável das suas panquecas.

Dúvidas dos Leitores:

1. Qual a melhor farinha para fazer panquecas?

A farinha de trigo é a mais tradicional para fazer panquecas, mas você pode experimentar outros tipos de farinha, como a de arroz ou a de tapioca.

2. Posso fazer a receita de panqueca sem ovos?

Claro! Você pode usar uma clara de ovo ou uma banana madura para substituir os ovos na receita.

3. Devo usar leite integral ou desnatado para fazer as panquecas?

O leite integral dá um sabor mais rico às panquecas, mas se você quiser um alimento mais light, pode optar pelo desnatado.

4. Qual o tempero ideal para panquecas?

Você pode adicionar canela em pó ou chocolate em pó à massa da sua receita de panqueca. Outra opção deliciosa é acrescentar frutas frescas no recheio, como morangos ou bananas.

5. Como faço para que minhas panquecas fiquem perfeitas?

A chave para uma boa receita de panqueca é não mexer muito a massa. Depois de colocar a massa na frigideira, deixe-a cozinhar até que esteja dourada e firme antes de virar.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receitas de panquecas: como fazer uma receita de panqueca perfeita. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: