Aveia e milharina são dois ingredientes muito versáteis. Você pode fazer panquecas de aveia e milharina para o café da manhã, lanche ou até mesmo jantar. Eu amo panquecas e experimentei muitas receitas diferentes ao longo dos anos. Esta é uma receita que eu costumo fazer quando quero uma refeição leve e nutritiva. As panquecas de aveia e milharina são fáceis de fazer e ficam deliciosas. Se você está procurando uma receita de panqueca saudável, esta é perfeita para você.

Ingredientes

1 xícara de aveia
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal
1/4 de xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de milharina

Instruções

1. Em uma tigela, misture a aveia, o leite, a farinha de trigo, o fermento em pó e o sal.
2. Adicione o óleo vegetal e a milharina e misture bem.
3. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio.
4. Coloque 1/4 de xícara de massa na frigideira e espalhe-a para formar uma panqueca.
5. Cozinhe a panqueca por cerca de 2 minutos ou até que esteja dourada.
6. Vire a panqueca e cozinhe por mais 2 minutos ou até que esteja dourada.
7. Repita o processo com a massa restante.

Dicas

Você pode substituir a aveia por farinha de trigo.
Você pode substituir o leite por água.
Você pode substituir o óleo vegetal por manteiga derretida.

Substituições de Ingredientes

Você pode fazer esta receita com qualquer tipo de farinha que você tiver em casa. Eu geralmente uso aveia, mas também já usei farinha de trigo, farinha de arroz e até mesmo farinha de amêndoa. Você também pode usar qualquer tipo de leite que você tiver em casa. Eu geralmente uso leite, mas também já usei água, leite de coco e até mesmo leite de amêndoa. Se você não tiver óleo vegetal, pode usar manteiga derretida ou até mesmo óleo de coco. A milharina é opcional, mas eu adoro o sabor que ela dá às panquecas. Você também pode adicionar outros ingredientes, como frutas, nozes ou até mesmo chocolate.

Opções de Coberturas

As opções de cobertura são infinitas. Você pode usar qualquer tipo de molho, geleia, creme ou até mesmo chocolate. Eu amo comer as minhas panquecas com molho de framboesa, mas também já comi com molho de morango, creme de avelã e até mesmo chocolate derretido. Você também pode polvilhar canela, nozes ou até mesmo coco ralado na cobertura. As possibilities are endless!

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 Kcal 10 g 10 g 100 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de milharina e aveia é um clássico da culinária brasileira. Mas você sabe qual a origem dessa receita?

A primeira coisa que você precisa saber é que a milharina não é uma farinha, mas sim um tipo de amido de milho. Este amido é produzido a partir da moagem do grão de milho, que é depois polvilhado sobre uma superfície lisa e deixado secar. A aveia, por sua vez, é um cereal que também pode ser moído para produzir uma farinha.

A receita de panqueca de milharina e aveia é uma variação do tradicional bolo de fubá, que é feito apenas com a farinha de milho. A aveia foi acrescentada à receita para dar mais sustância e nutrição, além de deixar o bolo mais fofinho. E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a origem dessa receita tão brasileira?

Como incrementar a receita:

1. Adicione uma xícara de chá de suco de frutas à receita para dar mais sabor e cor;

2. Troque a farinha de trigo por outra farinha, como a de arroz ou aveia, para variar o sabor e a textura;

3. Coloque um pouco de recheio na massa antes de cozinhar as panquecas para que elas fiquem mais saborosas;

4. Adicione ervas frescas ou secas à receita para dar um toque especial;

5. Sirva as panquecas com molho, geleia ou outro acompanhamento de sua preferência.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que você precisa para fazer panquecas de milharina e aveia?

Você precisará de: 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos, 1/2 xícara (chá) de fubá, 1/2 xícara (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de margarina derretida, 2 ovos, 1/4 xícara (chá) de óleo, 1 colher (sopa) de fermento em pó e Sal a gosto.

2. Como faço para preparar as panquecas?

Em um recipiente, misture os ingredientes secos: aveia, fubá e o fermento. Em outro bowl, bata os ovos com o leite e a margarina até obter uma massa homogênea. Junte os dois preparos, mexendo até incorporar bem. A massa não precisa ficar muito lisa, pois a aveia irá soltar bastante amido.

3. Que temperatura devo usar na frigideira?

Esquente uma frigideira antiaderente em fogo baixo e unte com um pouco de óleo para não grudar. Coloque uma concha da massa na frigideira e espalhe para formar uma panqueca.

4. Quanto tempo devo esperar para virar a panqueca?

Espere até que as bordas estejam firme e douradinhas antes de virar com cuidado. Deixe cozinhar por mais alguns minutos do outro lado até que esteja completamente assada.

5. E agora? Posso servir com qualquer coisa?

É só servir! Você pode cobrir as panquecas com frutas frescas, chocolate derretido ou qualquer outra cobertura que preferir! Bom apetite!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de panqueca de milharina e aveia: um novo jeito de fazer panquecas!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: