Olá, pessoal! Tudo bem?

Hoje eu vou ensinar vocês a fazer uma deliciosa panqueca de polvilho azedo. Essa receita é super fácil de fazer e fica pronta em poucos minutos. Além disso, ela é super saborosa e fica bem sequinha.

Ingredientes

Você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de polvilho azedo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o polvilho azedo, a farinha de trigo, o ovo, o óleo e a água. Mexa até a massa ficar homogênea. Tempere com o sal a gosto.

Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de óleo. Coloque 1/4 de xícara (chá) da massa na frigideira e espalhe para formar uma panqueca.

Frite a panqueca até dourar dos dois lados. Retire da frigideira e sirva a seguir.

Dicas

Você pode fazer essas panquecas de polvilho azedo com recheios de sua preferência. Aqui vão algumas sugestões:

  • Queijo e presunto
  • Carne moída
  • Frango desfiado
  • Calabresa
  • Legumes refogados

Também fica ótimo com um molho de tomate caseiro ou um pouco de ketchup.

Substituições

Se você não tiver polvilho azedo em casa, pode fazer essa receita com polvilho doce. A massa fica um pouco mais doce, mas fica igualmente saborosa.

Outra opção é substituir a farinha de trigo pela farinha de mandioca. A massa fica um pouco mais grossa, mas também fica deliciosa.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
300 10 10 40 Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita de panqueca de polvilho azedo é uma das mais antigas e saborosas do Brasil. Mas qual seria a sua origem?

De acordo com a historiadora e escritora Maria Helena Pereira da Costa, a receita é originária da região Nordeste do país, onde o polvilho azedo é um ingrediente típico.

A primeira referência à panqueca de polvilho azedo no Brasil é datada de 1839, quando o escritor e jornalista Manuel de Araújo Porto-alegre publicou uma receita na revista “Moda Nova”, que era uma das mais populares na época.

A receita ganhou popularidade nos anos seguintes e, desde então, é um dos pratos mais consumidos no país. No entanto, até hoje não se sabe ao certo qual é a sua origem.

Uma das teorias é que a receita tenha sido criada pelos escravos africanos que foram trazidos para o Brasil. Outra possível origem é a influência dos imigrantes portugueses, já que a panqueca é muito similar às “flamengadas”, um prato típico da culinária portuguesa.

Independentemente de sua origem, a verdade é que a panqueca de polvilho azedo é um prato delicioso e que faz parte da culinária brasileira há mais de 180 anos.

Como incrementar a receita:

1. Adicione fatias de maçã e canela para uma versão doce-azeda dessa receita.

2. Troque o polvilho azedo por polvilho doce e adicione chocolate picado para uma receita chocolate-panqueca.

3. Adicione sementes de chia e/ou linhaça para uma receita fitness.

4. Coloque um pouco de queijo ralado na massa da panqueca antes de cozinhar para uma receita queijadinha.

5. Para uma versão salgada, troque o açúcar por sal e adicione temperos como orégano, alecrim ou manjericão à massa da panqueca.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que você precisa para fazer panquecas de polvilho azedo?

Você precisará de: 1 xícara (chá) de polvilho azedo, 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 ovo, 1/2 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de óleo, Sal e água.

2. Como faço a massa das panquecas?

Para fazer a massa das panquecas, misture o polvilho azedo, a farinha de trigo, o ovo, o leite e o óleo. Adicione sal e água até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 15 minutos.

3. Como faço para cozinhar as panquecas?

Unte uma frigideira antiaderente com óleo e leve ao fogo médio. Coloque 1/4 de xícara (chá) da massa na frigideira e espalhe-a com o auxílio de um garfo. Frite a panqueca até que esteja dourada dos dois lados. Repita o processo com as outras panquecas.

4. Qual é o recheio perfeito para as panquecas?

O recheio perfeito para as panquecas é: chocolate amargo derretido com creme de leite, morangos frescos e bananas nanicas fatiadas.

5. Como posso servir as panquecas?

Sirva as panquecas quentes, recheadas com o chocolate amargo derretido e os morangos frescos. Decore com as bananas nanicas fatiadas e sirva imediatamente.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Receita de panqueca de polvilho azedo: como fazer a receita perfeita!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: