Bolo pé de moleque é uma receita típica brasileira, muito saborosa e fácil de fazer. Esta receita leva apenas 4 ingredientes e é super simples de preparar. O bolo pé de moleque é perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde, e também é uma ótima opção para servir em festas e eventos.

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído

1/2 xícara (chá) de margarina

2 ovos

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).

2. Em uma tigela, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.

3. Coloque a massa em uma assadeira untada com margarina e enfarinhada.

4. Asse por cerca de 30 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro do bolo, este saia limpo.

5. Espere esfriar para servir.

Dicas e informações extras

– Você pode substituir o açúcar por adoçante culinário, se preferir.

– Para dar um sabor ainda mais especial ao bolo, acrescente canela em pó à massa.

– O bolo pode ser servido acompanhado de café, chá ou leite.

Calorias Gorduras Proteinas Carboidratos Dificuldade de fazer
500 kcal 20 g 10 g 70 g Fácil

Qual a Possível origem da receita?

A receita do bolo pé de moleque é uma das mais antigas e saborosas receitas do Brasil. Mas será que ela realmente vem do pé de moleque?

A história do bolo pé de moleque é tão antiga quanto o próprio Brasil. A receita é uma mistura de diversos ingredientes que os portugueses trouxeram para o Brasil nas primeiras caravelas. No entanto, não há nenhuma evidência de que a receita do bolo pé de moleque tenha sido criada no Brasil. A primeira menção a este bolo é na obra “Livro de Receitas da Vila de São Paulo”, de 1748, onde é chamado de “bolo de açúcar”.

A receita original do bolo pé de moleque era bem diferente da receita que conhecemos hoje. Ela era feita com açúcar, canela, cravo, gengibre, clavo, anis, nozes, amêndoas, passas e uvas-passas. Tudo isso era misturado e depois assado em forno de fogão a lenha. Com o tempo, a receita foi sendo modificada e, hoje, o bolo pé de moleque é feito com amendoim e chocolate. Uma das explicações para essa mudança é que, no século 18, o açúcar começou a ficar cada vez mais caro no Brasil e, como o amendoim era uma fruta mais barata, as pessoas começaram a usá-lo na receita do bolo.

Outra explicação para a origem do nome do bolo pé de moleque é que ele teria sido criado por escravos que trabalhavam nas fazendas de cana-de-açúcar. Eles eram os responsáveis por moer a cana para extrair o açúcar e, como eram muito sujos de cana, as pessoas começaram a chamá-los de “pés de moleque”. Com o tempo, o nome acabou ficando para o bolo.

Não importa qual seja a verdadeira origem da receita do bolo pé de moleque, o importante é que ele é uma das mais deliciosas receitas do Brasil. Se você ainda não provou, corre para a cozinha e experimenta!

Como incrementar a receita:

1. Coloque uma camada de brigadeiro no meio do bolo;

2. Recheie o bolo com doce de leite;

3. Faça uma cobertura com chocolate branco derretido;

4. Polvilhe coco ralado por cima;

5. Decore com confeitos coloridos.

Dúvidas dos Leitores:

1. O que é um bolo pé de moleque?

Um bolo pé de moleque é uma sobremesa tradicional brasileira feita à base de amendoim e açúcar. É uma receita super simples, mas que sempre rende um bolo delicioso e saboroso!

2. Qual a origem do bolo pé de moleque?

A história do bolo pé de moleque é um pouco controversa, mas a versão mais aceita é que ele surgiu no estado de Minas Gerais, no século 18. A receita foi criada por escravos que trabalhavam nas fazendas de café e utilizavam os ingredientes que tinham à mão para fazer o bolo.

3. Por que ele é chamado de “pé de moleque”?

Ninguém sabe ao certo por que o bolo recebeu esse nome, mas algumas teorias dizem que o termo se refere à textura única da massa do bolo, que lembra um pé de moleque (uma espécie de doce de amendoim). Outra possível explicação é que o nome seja uma referência aos escravos que criaram a receita, já que “moleque” era um termo usado para se referir a eles na época.

4. Como posso servir o bolo pé de moleque?

O bolo pé de moleque é ótimo servido quente ou frio, com um cafésinho ou chá. Também fica ótimo com uma bola de sorvete ou uma calda de chocolate!

5. Qual a sua receita favorita para bolo pé de moleque?

Essa é uma pergunta difícil, porque todas as receitas para bolo pé de moleque são deliciosas! Mas se você estiver procurando uma receita super tradicional e autêntica, vale a pena experimentar essa receita aqui. Você não vai se arrepender!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Bolo Pé de Moleque: A Receita Perfeita para o Seu Próximo Chá!. O Homem Verde estará aqui para te ajudar sempre que precisar. Veja mais ideias: