8 Formas de Aumentar a Serotonina para Combater o Mal Humor

A serotonina é um neurotransmissor, assim como a dopamina e a adrenalina. Ela é responsável por fornecer energia e a sensação de bem estar. É possível estimulá-la naturalmente através de hábitos e de uma dieta equilibrada. Neste guia, você vai encontrar oito formas de aumentar a serotonina e combater o mal humor naturalmente.

A rotina de correria dos dias de hoje é uma das responsáveis por reduzir os níveis de serotonina do organismo humano. É por isso que cada vez mais há pessoas ansiosas, estressadas e indispostas as tarefas cotidianas. Embora muitos acreditem que este neurotransmissor seja presente no cérebro, a sua maior parte se encontra no estômago e no intestino – é por isso que o intestino é chamado por muitos cientistas como o segundo cérebro.

Alguns estudos vem identificando que um aminoácido tem forte correlação com os níveis de serotonina. Trata-se do triptofano, presente em leite materno, vegetais, sementes e alguns legumes. Com uma dieta equilibrada, é possível consumir quantidades razoáveis deste aminoácido para aumentar a serotonina com a alimentação. Confira abaixo nove excelentes formas para combater a depressão.

Prática de Exercícios Físicos

pratique esportes
EXERCÍCIOS

A prática de esportes ou exercícios cotidianamente podem estimular o metabolismo da serotonina. Assim sendo, pessoas sedentárias são mais suscetíveis de terem baixos índices de serotonina no corpo. O ideal é a prática de pelo menos meia hora de exercícios físicos por dia, o que libera endorfina e estimula a síntese de serotonina naturalmente no corpo.

Caso você não goste de praticar exercícios físicos, há outras formas mais leves de estimular a produção de serotonina pelo movimento do corpo: o yoga, pilates, alongamento, etc. são formas eficientes de reduzir os níveis de estresse.

Uma forma de começar é iniciar com pequenas caminhadas de vinte minutos e aumentar progressivamente a intensidade e tempo investido em práticas físicas.

Durma Bem

bem estar e serotonina

Dormir bem é uma forma de evitar diversas doenças e aumentar os níveis de bem estar. Isso se dá porque um hormônio chamado melatonina é produzido durante o sono – juntamente com a serotonina – o que nos torna descansados e mais livres de estresse. Se você não dorme o suficiente, além de não produzir estes hormônios e neurotransmissores relaxantes, você produz hormônios e neurotransmissores estressantes – como a adrenalina e o cortisol. A falta de sono adequado não só gera uma sensação de fadiga, cansaço e mal humor, como pode até mesmo causas problemas de fertilidade.

O recomendado pelos especialistas em saúde é dormir pelo menos oito horas por dia. Para melhorar a qualidade do sono, reduza o consumo de cafeína nas horas que antecede o sono. Há também uma tendências de pessoas suplementarem melatonina para dormir melhor.

Conheça os alimentos que atrapalham o sono!

Evite o Consumo de Estimulantes

o que causa

O consumo de substâncias estimulantes, como a cafeína, pode afetar o sistema nervoso central aumentando a síntese de adrenalina e cortisol, que são hormônios estressantes. O café, o refrigerante, os energéticos, os pré-treinos esportivos e outras substâncias a base de cafeína devem ser consumidas com moderação caso você queira manter os seus níveis de serotonina alto.

Vale apontar que energéticos (como o Redbull) costumam ter atê três vezes mais cafeína do que café expresso. O ideal é consumir chás e cafés descafeinados caso você sofra de níveis de serotonina baixos.

Fora este efeito, estas bebidas prejudicam a qualidade do sono como dito no item anterior.

Consuma mais Ômega 3

omega 3
Peixe Cavala

Já escrevemos sobre os melhores alimentos com ômega 3. Os ácidos graxos normalizam a função das células nervosas. Níveis baixos de ômega 3 já são associados ao mal humor e até mesmo a incidência de algumas doenças mentais. A principal fonte de ômega 3 são os peixes gordurosos. Mas também são encontrados em moluscos, sementes de linho, chia, nozes e abacate. Caso você não consuma tais alimentos frequentemente, você pode considerar suplementar ômega 3 (que são vendidos em farmácias por preços bem acessíveis).

Vitamina D3: Tome Sol!

Além de uma boa alimentação, a prática esportiva e um sono de qualidade, tomar sol é fundamental para manter os níveis de serotonina. Várias organizações internacionais de saúde já vem alertando por uma carência endêmica de vitamina D3 na população mundial. É por isso que diversas empresas da indústria alimentícia vem enriquecendo alimentos com este nutriente. Isso se dá pelo estilo de vida contemporâneo onde é pouco comum as pessoas tomarem sol – e também pelo o fato de algumas regiões do Brasil e do mundo manterem um clima nublado.

Embora muitos alimentos contenham vitamina D3, nem sempre o consumo deles vai ceder o suficiente que o seu organismo precisa. Nestes casos, você deve expôr o seu corpo ao sol por pelo menos vinte minutos por dia. Caso não consiga, considere pedir ao seu nutricionista um bom suplemento de vitamina D.

Este nutriente age na síntese do cálcio, na prevenção de doenças, além de outros efeitos benéficos para o organismo, como estimular a produção de serotonina.

Você pode realizar um exame de vitamina D3 para identificar possíveis deficiências e considerar a possibilidade de suplementar este nutriente.

Relaxamento

Uma vida estressada pode comprometer a síntese dos hormônios de bem estar. Assim sendo, técnicas e hábitos que causem um relaxamento pode estimular naturalmente a produção destes neurotransmissores. As técnicas de relaxamento são as mais variadas: meditação, yoga, terapias alternativas, aromaterapia, etc. O ideal é praticar uma destas técnicas semanalmente para melhorar a qualidade de vida. Uma destas terapias vai ser tratada no próximo item.

Fitoterapia

poder dos chás
CHÁ DE CAMOMILA

Fitoterapia nada mais é do que a terapia (o tratamento de doenças e condições) utilizando as plantas. Recomendamos o consumo de chás que promovem o relaxamento – como o chá de camomila. Opte sempre por chás pobres em cafeína – geralmente eles costumam ser mais claros, ao tempo que os chás mais escuros são mais ricos em cafeína. Isso porque a cafeína além de estimular hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, podem prejudicar a qualidade do seu sono.

Qual forma natural você utilizar para relaxar e melhorar o seu humor? Comente abaixo! Compartilhe as suas ideias!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *