16 Benefícios do Sol Comprovados pela Ciência para sua Saúde

Nas últimas décadas, foi construído todo um alarme público sobre os perigos da exposição solar. Os malefícios utilizados em essas propagandas eram muitos: envelhecimento da pele, câncer de pele, danos ao DNA, etc. Todavia, a ciência de hoje nos mostrou que há muitos benefícios a exposição à radiação ultravioleta (UVR). Nesse artigo, você vai conhecer os benefícios do sol cientificamente comprovados.

aplicações

Por conta da evolução, todos os seres vivos, incluindo seres humanos, passou a utilizar o poder do sol ao seu favor de alguma forma. Existe até mesmo uma terapia antiga, que remonta a época dos gregos antigos, chamada de helioterapia, que nada mais é que o uso medicinal do sol.

Você já percebeu que pessoas bronzeadas aparentam ser mais saudáveis? O bronzeado, cientificamente falando, é uma forma da pele se proteger dos raios do sol.

Hoje, um dos benefícios do sol propagados na mídia é os aumentos dos níveis da vitamina D3. A deficiência desse nutriente, de fato, esta diretamente relacionada a falta de sol do modo de vida contemporâneo. Ainda que a suplementação desse nutriente seja efetiva, ela não se compara a conquistá-la diretamente com o sol.

O Sol Aumenta a Expectativa de Vida

O Sol Aumenta a Expectativa de Vida

Um estudo sueco demonstrou que pessoas que não tomavam tanto sol tinham duas vezes maior riso de morrer do que pessoas que tomam sol cotidianamente.

Outro estudo curioso demonstrou que pessoas viciadas em cigarros com maior exposição ao sol tinham a expectativa de vida semelhante a não fumantes que evitavam o sol. Isso significa que evitar o sol é tão prejudicial, proporcionalmente, a fumar.

O Sol Aumenta os Níveis de Vitamina D

Como dito na introdução, a deficiência de vitamina D esta diretamente ligada a falta de exposição solar. Isso ocorre porque esse nutriente é sintetizado na pele a partir de uma reação fotossintética, que depende diretamente da radiação UVB.

A importância da vitamina D é tão grande que pelo menos mil genes diferentes que comandam tecidos corporais são regulados por esses nutrientes. Um dos problemas de saúde mais comuns causados pela deficiência desse nutriente é o raquitismo. O banho de sol tem sido utilizado por séculos como forma eficiente de tratar o raquitismo.

Mas não é só isso. Um estudo recente demonstrou que baixos níveis de vitamina D podem aumentar a mortalidade por muitos motivos.

Se você tem dúvidas se têm níveis suficientes desse nutriente, você pode fazer um exame para saber os níveis presentes no seu corpo.

Ele Regula o Ciclo Circadiano

Ele Regula o Ciclo Circadiano

O hipotálamo cerebral é responsável por informar ao seu organismo qual é a hora do dia, regulando o seu sono. Ele faz isso através de mensagens recebidas pelos olhos. E essas mensagens dependem diretamente da quantidade de luz que a sua retina capta. A grosso modo, o seu relógio biológico funciona de acordo com a luz que os seus olhos recebem durante o dia.

O ciclo circadiano (ou ritmo circadiano) regula não só o sono, como a temperatura corporal, a liberação de hormônios e outras funções importantes do seu organismo.

Por conta disso, receber luz solar suficiente pode melhorar a qualidade do seu sono, otimizando os níveis de melatonina e regulando o horário em que você vai para a cama. Dado isso, é recomendado que se adormeça em um local sem nenhum tipo de luz, o que pode atrapalhar na secreção de melatonina.

Previne o Câncer

Como dito na introdução, o sol vem sido associado por décadas como um dos causadores do câncer de pele. Isso é um fato científico. O que poucos sabem é que a falta de sol também pode ser causadora de um conjunto de outros cânceres.

Uma pesquisa de correlação demonstrou que habitantes de locais de pouco sol (com altas latitudes) tinham um maior risco de desenvolver câncer de mama, ovário, cólon, pâncreas, próstata e outros. Isso se dá, provavelmente, pelos baixos níveis de vitamina D associados a baixa exposição solar.

O Sol Ajuda no Tratamento da Depressão

O Sol Ajuda no Tratamento da Depressão

Há três formas de se lidar com a depressão:

  1. Aumentar os níveis de serotonina, o neurotransmissor do bem estar;
  2. Aumentar os níveis de dopamina, outro neurotransmissor importantíssimo para aliviar os sintomas da depressão;
  3. Aumentar os níveis da vitamina D.

O sol é eficiente nos três aumentos. Há evidências que a exposição solar aumenta os níveis de serotonina, dopamina e vitamina D.

Um dado curioso, por exemplo, é que as taxas de suicídio na Austrália são maiores no período do inverno, quando a luz solar é mínima.

Potencializa o seu Cérebro

Um estudo demonstrou que privar-se de exposição solar pode levar a problemas cognitivos, como dificuldades em se concentrar, memorizar ou processar informações.

Outro estudo demonstrou que o sol aumentava o estado de alerta, o que fazia o raciocínio dos participantes do estudo mais sagazes. Notou-se um aumento considerável da atividade de uma região do cérebro chamada tálamo.

Isso pode estar relacionado a síntese de vitamina D que já comentamos anteriormente.

Outros Benefícios

Outros Benefícios

Existem muitos mais benefícios de se tomar sol. Vamos citar alguns:

  • Reduz a probabilidade de desenvolver esquizofrenia;
  • Reduz a probabilidade de se formar cáries dentárias. Provavelmente pela vitamina D;
  • Reduz a probabilidade de se desenvolver diabetes tipo 1 e 2;
  • Aumenta hormônios sexuais, como a testosterona, que pode ser aumentada em até 20%;
  • Reduz a dor, funcionando como um analgésico natural, provavelmente por aumentar os níveis de beta-endorfinas presentes na pele;
  • Diminui a probabilidade de desenvolver miopia;
  • Auxilia no tratamento da artrite;
  • Potencializa o sistema imunológico;
  • Auxilia no tratamento da acne;
  • Aumenta o oxido nítrico, o que otimiza o fluxo do sangue;
  • Acelera o metabolismo, sendo excelente para quem procura emagrecer;
  • Extermina alguns fungos, bactérias e vírus;
  • Entre outros.

Ficou convencido que tomar sol fará bem a sua saúde? Que ótimo! É importante considerar que você deve se proteger do sol quando os raios UV estiverem mais intensos. Isso ocorre geralmente próximo ao meio dia, quando o sol esta mais próximo da Terra. Isso incluí o uso de óculos escuro, protetor solar e roupas compridas.

Você tem alguma dúvida sobre este guia? O que mais te surpreendeu acima? O que você descobriu e não sabia? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *