5 TOP Dicas para Aumentar o Óxido Nítrico Naturalmente

O óxido nítrico é uma molécula sintetizada no organismo humano e com várias funções para a saúde e bem estar. Uma de suas funções mais significativas é a vasodilatação, deixando os músculos das veias mais relaxados, potencializando a circulação do sangue. Assim sendo, a síntese deste óxido é essencial para que os nutrientes presentes no sangue circulem por todo o organismo de forma mais adequada. Algumas doenças do coração, disfunção erétil e diabetes podem ocasionar uma limitação na síntese natural do óxido nítrico. Todavia, há formas naturais de se estimular esta síntese no organismo. Vamos te sugerir cinco delas.

como aumentar

Ingestão de Legumes Ricos em Nitratosauxiliam na síntese da molécula
Ingestão de Antioxidanteslimitam a quebra da molécula
Suplementaçãoatuam como auxiliares na síntese
Limitar Bochechosevitam a morte de bactérias benéficas na síntese
Praticar Atividades Físicasestimulam a vasodilatação

Ingerir Legumes com Nitratos

alimentos com vitamina H

Alguns vegetais contém nitrato, um composto natural que oferece diversos benefícios para a sua saúde. O nitrato é transformado em óxido nítrico no seu organismo, melhorando a saúde do seu coração e outros órgãos do corpo. Os vegetais mais ricos em nitrato que você deve incluir na sua dieta são:

  • Aipo
  • Agrião
  • Alface
  • Beterraba
  • Espinafre
  • Rúcula

É interessante citar que tais vegetais tem o potencial de reduzir a pressão arterial, em alguns casos sendo mais eficiente que remédios usados para este fim. Alguns vegetais, como a beterraba, também pode potencializar a performance de atletas que praticam esportes físicos. É ideal o consumo diário de pelo menos dois dos vegetais presentes na lista para se obter os benefícios descritos acima.

Ingerir Antioxidantes

Micronutrientes
Vitaminas

O óxido nítrico tem uma degradação ágil no sangue. O que limita esta quebra é a ingestão de antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis por degradar o óxido nítrico. Tais antioxidantes podem ser encontrados em diversos alimentos, com uma ênfase aos alimentos vegetais, como frutas, legumes, sementes, nozes e grãos.

Os antioxidantes mais significados para neutralizar a quebra do óxido nítrico são:

Vitamina Cresponsável pela síntese de tecidos conjuntivos
Vitamina Eresponsável pela proteção das células contra o efeito dos radicais livres
Polifenóisreduz o risco de diversas doenças
Glutationagera um detox em todo o organismo

Suplemente Auxiliares da Síntese de Óxido Nítrico

Alguns suplementos podem potencializar a síntese natural de óxido nítrico no corpo. Embora eles não contenha em si o óxido nítrico, eles são ricos em substâncias auxiliares na produção natural. Recomendamos, aqui, dois suplementos com este fim: a l-arginina e a l-citrulina.

A l-arginina é considerada um aminoácido que atua aumentando o fluxo sanguíneo. Estudos mostraram que estes suplementos auxiliam na diminuição da pressão arterial em gestantes. A quantidade segura para se suplementar é de 20 gramas por dia. Porém, antes de iniciar qualquer uso de suplementação, consulte o nutricionista de sua confiança.

Já a l-citrulina é um aminoácido não essencial, que pode ser sintetizado naturalmente pelo organismo humano. Todavia, a l-citrulina costuma potencializar a produção de l-arginina natural pelo corpo, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão arterial. A suplementação de l-citrulina é considerada segura pela ciência, com pouca possibilidade do aparecimento de efeitos colaterais.

Você encontra tais suplementos em lojas de suplementos na sua cidade. Caso não encontre, você pode comprá-los facilmente em lojas virtuais.

Faça Poucos Bochechos

Por mais estranho que se possa parecer, aqueles bochechos que fazemos com produtos que eliminam bactérias bucais acabam por destruir as bactérias benéficas, que costumam proteger a boca do aparecimento de cáries e outras patologias odontológicas. Isso incluí a morte de algumas bactérias que atuam na síntese de óxido nítrico.

Algumas bactérias presentes na boca são responsáveis pela conversão de nitrato (encontrado em vegetais e outros alimentos) em óxido nítrico. O uso de produtos para bochecho podem exterminar estas bactérias e até mesmo elevar a pressão arterial.

Os malefícios do excesso de enxaguante bucal não param por aí. O extermínio das bactérias podem ocasionar até mesmo diabetes, dado que compromete o funcionamento da síntese de insulina no organismo. Um estudo científico mostrou que sujeitos que utilizavam enxaguantes bucais duas vezes por dia tinham 65% maiores chances de terem diabetes que pessoas que não utilizavam.

A solução não é não utilizar tais produtos, mas utilizar com moderação.

Pratique Exercícios Físicos

pratique esportes
EXERCÍCIOS

A pratica de atividades físicas é excelente para a produção natural de óxido nítrico. Isso se dá porque os exercícios físicos estimulam a circulação sanguínea. Alguns estudos apontam que a prática constante de atividades físicas podem aumentar a vasodilatação, reduzindo a probabilidade do surgimento de doenças cardíacas.

Outro efeito benéfico dos exercícios é a redução da atuação dos radicais livres por meio do aumento de antioxidantes dado por tais atividades.

Se você não tem tempo ou vontade para iniciar uma prática de exercícios, comece aos poucos, com pelo menos meia hora de exercícios físicos por pelo menos três vezes por semana e vá aumentando gradualmente. A prática acaba virando um hábito e você vai se sentir cada vez mais disposto a fazê-los. Comece com exercícios que você goste. Alguns vão se sentir mais a vontade para praticar natação no clube, outros vão optar por musculação. Tudo vai do seu gosto.

O ideal é uma combinação de exercícios aeróbicos, como a corrida ou a caminhada, com exercícios anaeróbicos, como exercícios de resistência.

Antes da prática de exercícios é bom conversar com o seu médico pois muitos tem algumas limitações e patologias que os impedem de praticar certos tipos de exercícios.

Para concluir o nosso artigo, informamos que o óxido nítrico é uma molécula imprescindível para uma vida saudável, tornando os vasos sanguíneos mais relaxados e permitindo a circulação sanguínea com mais eficiência. Assim, os nutrientes vão alcançar mais livremente todo o corpo, mantendo os órgãos e tecidos mais bem nutridos. Uma dieta equilibrada, com o consumo diário de vegetais, somada a suplementação de l-arginina e l-citrulina são formas eficientes de se aumentar a síntese natural desta molécula. Limitar o uso de enxaguantes bucais e a prática regular de atividades físicas são outras formas que contribuem para isso.

 

Você tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo!

mais saudáveis do mundo

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest