Quem não se derrete com aquela carinha de pedinte, olhando firmemente nos seus olhos, querendo experimentar aquela fruta que você está comendo?
Certamente, você que tem um cachorro como companheiro já passou por essa situação.
Talvez até já tenha cedido algumas vezes, sem pensar se estava fazendo bem ou mal para ele.
Se fez, pode ser que esteja arrependido ou confuso.
O melhor a fazer é esclarecer as dúvidas e decidir o que é melhor para seu amigão.
ALIMENTAÇÃO
Sua preocupação principal é oferecer alimentos nutritivos e saudáveis ao seu cão, então comece considerando o que é uma nutrição correta.
Os cães possuem necessidades diferentes das dos homens, e sua refeição deve oferecer as substâncias adequadas. As rações oferecidas pelo mercado são as mais práticas e possuem a quantidade necessária dos nutrientes para um crescimento saudável. Mas introduzir frutas nos intervalos das refeições pode trazer grandes benefícios para a saúde dos pets.
Elas são um ótimo complemento da ração e seu cãozinho vai ficar feliz saboreando estes petiscos. Porém, antes de sair correndo para fruteira, observe com muita atenção as dicas a seguir.
AS MAIS INDICADAS
Banana | auxilia a função intestinal e o sistema imunológico por ser rica em potássio e fibras |
Maçã | ajudam a regular a glicemia do seu pet |
Pera | são ricas em vitaminas, potássio, sais minerais e niacina |
Morangos | possuem propriedades que melhoram a função cerebral e ajudam com o aprendizado |
Kiwi | possui antioxidantes que protegem seu cão contra o câncer |
Goiaba | vai proteger contra o câncer, combater a hipertensão arterial e prevenir o envelhecimento precoce |
Caqui | sua maior vantagem é baixar o triglicerídeo |
Melão | contém cálcio, fósforo, ferro, além de vitaminas, fibras e potássio |
Laranja | rica em antioxidantes, anti-inflamatórias e antialérgicas |
Manga | contém vitaminas, fibras e sais minerais |
– BANANA
A banana auxilia a função intestinal e o sistema imunológico por ser rica em potássio e fibras. Além de uma ótima fonte de energia, contribui para manter o animal saudável de modo geral.
Descasque e corte em pedaços pequenos.
– MAÇÃ
As fibras e a pectina presentes na maçã ajudam a regular a glicemia do seu pet. Como contém muitos antioxidantes inclusive na casca, previne o câncer, além da artrite e a osteoporose. Sirva em cubinhos, sem descascar, mas muita atenção porque você deve retirar todas as sementes, elas são tóxicas para os bichinhos.
– PERA
São ricas em vitaminas, potássio, sais minerais e niacina. Ajudam a manter a imunidade e protegem o intestino de doenças inflamatórias. Retire sempre as sementes, mas pode deixar a casca.
– MORANGO
Morangos possuem propriedades que melhoram a função cerebral e ajudam com o aprendizado. Além de possuir vitamina C, poucas calorias, ação antioxidante e ser um forte aliado contra o envelhecimento precoce. Prefira os orgânicos e ofereça uma quantidade moderada.
– KIWI
O Kiwi é conhecido por conter duas vezes mais vitamina C que a laranja. Possui antioxidantes que protegem seu cão contra o câncer e ainda fortalece ossos e tecidos conjuntivos. Também sirva descascado e não exagere na quantidade.
– GOIABA
A goiaba também vai proteger contra o câncer, combater a hipertensão arterial e prevenir o envelhecimento precoce. A branca e a vermelha são permitidas e não precisam ser descascadas.
– CAQUI
Sua maior vantagem é baixar o triglicerídeo, mas também tem importantes agentes que previnem tumores presentes na casca. Por isso sirva sem descascar mas não em muita quantidade, porque é uma fruta muito doce para os cães.
– MELÃO
O melão contém cálcio, fósforo, ferro, além de vitaminas, fibras e potássio. Reduz o risco de câncer e previne danos às células. Ofereça somente a polpa, sem casca e sem sementes.
OFEREÇA COM CUIDADO
– LARANJA
Pode oferecer para seu bichinho, removendo a casca e as sementes, mas com pele e bagaço que são uma boa fonte de fibras. As vitaminas presentes na laranja são antioxidantes, anti-inflamatórias e antialérgicas. A laranja é uma forte aliada na prevenção do câncer, porém não ofereça se seu cão sofrer de gastrite.
– MELANCIA
É rica em vitaminas, potássio e um poderoso antioxidante. Hidrata e fornece boa quantidade de fibras, além de controlar a frequência cardíaca de forma natural. Mas muito cuidado com as sementes, remova-as com atenção para evitar uma obstrução intestinal. A casca também não é recomendada por causar desconforto gástrico.
– MANGA
Outra fruta que contém vitaminas, fibras e sais minerais. Além disso, diminui o risco de doenças degenerativas a medida que contêm carotenoides responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. Remova a casca e o caroço e corte em pequenos pedaços. Mas preste atenção, mangas verdes possuem substâncias abortivas e nunca devem ser oferecidas a cadelas prenhes.
NEM PENSAR (Frutas Proibidas)
– UVA E UVA PASSA
Causam graves problemas intestinais e renais, podendo desenvolver quadros de falência renal aguda, inclusive levando a óbito. Apesar de não se saber o motivo, existem vários relatos na literatura científica, sendo assim é melhor não arriscar.
– ABACAXI
Por ser muito ácida, pode causar problemas estomacais. As pontinhas que ficam, mesmo sendo bem descascadas podem machucar no caminho que percorrem pelo corpo do animal.
– ABACATE
Os abacates possuem uma substância tóxica, a persina que pode causar vômito e diarreia e trazer sérios problemas ao sistema gastrointestinal.
– CEREJA
O caroço e a casca da cereja contêm cianeto que pode causar falência respiratória e, consequentemente, a morte do animal.
– DAMASCO
Apesar da polpa ser segura para o consumo, as hastes, sementes e folhas também possuem cianeto, sendo assim não são seguras.
– COCO
Pode causar inchaço, desconforto, dor de estômago e diarreia.
– FIGO
Pode causar vômito e diarreia, além de reações alérgicas e processos inflamatórios.
FILHOTES
Os filhotes também podem comer frutas a partir do momento que desmamam e começam a comer ração. Os cuidados são os mesmos, porém, atenção com os tamanhos, corte pedaços bem pequenos pensando no porte do seu animalzinho. A quantidade também é mínima, tenha em mente que eles são mais frágeis que os adultos.
Lembre-se, introduzir as frutinhas aos poucos é a maneira mais segura para prevenir desconforto e problemas de saúde. Alguns cãezinhos são muito gulosos e podem querer exagerar ao provar sabores diferentes, você é responsável e deve regular a quantidade. Em caso de dúvida consulte um veterinário.
Agora sim, pode ir na fruteira sem medo e fazer a alegria do seu companheiro. Afinal, essa amizade é muito especial e merece toda sua atenção e carinho.
Olá, prazer conhecê-lo! Eu sou a Lory Aguiar. Empreendedora natural de Pernambuco, graduanda em biologia e blogueira do Homem Verde.