10 Frutas para Seu Cachorro Comer: ele vai ADORAR! [Nutrição Animal]

Quem não se derrete com aquela carinha de pedinte, olhando firmemente nos seus olhos, querendo experimentar aquela fruta que você está comendo?

Certamente, você que tem um cachorro como companheiro já passou por essa situação.

Talvez até já tenha cedido algumas vezes, sem pensar se estava fazendo bem ou mal para ele.

Se fez, pode ser que esteja arrependido ou confuso.

O melhor a fazer é esclarecer as dúvidas e decidir o que é melhor para seu amigão.

ALIMENTAÇÃO

Sua preocupação principal é oferecer alimentos nutritivos e saudáveis ao seu cão, então comece considerando o que é uma nutrição correta.

Os cães possuem necessidades diferentes das dos homens, e sua refeição deve oferecer as substâncias adequadas. As rações oferecidas pelo mercado são as mais práticas e possuem a quantidade necessária dos nutrientes para um crescimento saudável. Mas introduzir frutas nos intervalos das refeições pode trazer grandes benefícios para a saúde dos pets.

Elas são um ótimo complemento da ração e seu cãozinho vai ficar feliz saboreando estes petiscos. Porém, antes de sair correndo para fruteira, observe com muita atenção as dicas a seguir.

AS MAIS INDICADAS

Bananaauxilia a função intestinal e o sistema imunológico por ser rica em potássio e fibras
Maçãajudam a regular a glicemia do seu pet
Perasão ricas em vitaminas, potássio, sais minerais e niacina
Morangospossuem propriedades que melhoram a função cerebral e ajudam com o aprendizado
Kiwipossui antioxidantes que protegem seu cão contra o câncer
Goiabavai proteger contra o câncer, combater a hipertensão arterial e prevenir o envelhecimento precoce
Caquisua maior vantagem é baixar o triglicerídeo
Melãocontém cálcio, fósforo, ferro, além de vitaminas, fibras e potássio
Laranjarica em antioxidantes, anti-inflamatórias e antialérgicas
Mangacontém vitaminas, fibras e sais minerais

– BANANA

frutas para animais
BANANA

A banana auxilia a função intestinal e o sistema imunológico por ser rica em potássio e fibras. Além de uma ótima fonte de energia, contribui para manter o animal saudável de modo geral.

Descasque e corte em pedaços pequenos.

– MAÇÃ

verde e vermelha
MAÇÃ

As fibras e a pectina presentes na maçã ajudam a regular a glicemia do seu pet. Como contém muitos antioxidantes inclusive na casca, previne o câncer, além da artrite e a osteoporose. Sirva em cubinhos, sem descascar, mas muita atenção porque você deve retirar todas as sementes, elas são tóxicas para os bichinhos.

– PERA

frutas
PERA

São ricas em vitaminas, potássio, sais minerais e niacina. Ajudam a manter a imunidade e protegem o intestino de doenças inflamatórias. Retire sempre as sementes, mas pode deixar a casca.

– MORANGO

frutos para cachorros
MORANGO

Morangos possuem propriedades que melhoram a função cerebral e ajudam com o aprendizado. Além de possuir vitamina C, poucas calorias, ação antioxidante e ser um forte aliado contra o envelhecimento precoce. Prefira os orgânicos e ofereça uma quantidade moderada.

– KIWI

muito bom
KIWI

O Kiwi é conhecido por conter duas vezes mais vitamina C que a laranja. Possui antioxidantes que protegem seu cão contra o câncer e ainda fortalece ossos e tecidos conjuntivos. Também sirva descascado e não exagere na quantidade.

– GOIABA

amadurecendo
GOIABA

A goiaba também vai proteger contra o câncer, combater a hipertensão arterial e prevenir o envelhecimento precoce. A branca e a vermelha são permitidas e não precisam ser descascadas.

– CAQUI

para filhotes
CAQUI

Sua maior vantagem é baixar o triglicerídeo, mas também tem importantes agentes que previnem tumores presentes na casca. Por isso sirva sem descascar mas não em muita quantidade, porque é uma fruta muito doce para os cães.

– MELÃO

pode dar
MELÃO

O melão contém cálcio, fósforo, ferro, além de vitaminas, fibras e potássio. Reduz o risco de câncer e previne danos às células. Ofereça somente a polpa, sem casca e sem sementes.

OFEREÇA COM CUIDADO

– LARANJA

o que pode mas com ressalvas
LARANJA

Pode oferecer para seu bichinho, removendo a casca e as sementes, mas com pele e bagaço que são uma boa fonte de fibras. As vitaminas presentes na laranja são antioxidantes, anti-inflamatórias e antialérgicas. A laranja é uma forte aliada na prevenção do câncer, porém não ofereça se seu cão sofrer de gastrite.

– MELANCIA

com ressalvas
MELANCIA

É rica em vitaminas, potássio e um poderoso antioxidante. Hidrata e fornece boa quantidade de fibras, além de controlar a frequência cardíaca de forma natural. Mas muito cuidado com as sementes, remova-as com atenção para evitar uma obstrução intestinal. A casca também não é recomendada por causar desconforto gástrico.

– MANGA

pode dar
MANGA

Outra fruta que contém vitaminas, fibras e sais minerais. Além disso, diminui o risco de doenças degenerativas a medida que contêm carotenoides responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. Remova a casca e o caroço e corte em pequenos pedaços. Mas preste atenção, mangas verdes possuem substâncias abortivas e nunca devem ser oferecidas a cadelas prenhes.

NEM PENSAR (Frutas Proibidas)

– UVA E UVA PASSA

o que não pode dar
UVA E UVA PASSA

Causam graves problemas intestinais e renais, podendo desenvolver quadros de falência renal aguda, inclusive levando a óbito. Apesar de não se saber o motivo, existem vários relatos na literatura científica, sendo assim é melhor não arriscar.

– ABACAXI

frutas
ABACAXI

Por ser muito ácida, pode causar problemas estomacais. As pontinhas que ficam, mesmo sendo bem descascadas podem machucar no caminho que percorrem pelo corpo do animal.

– ABACATE

verde
ABACATE

Os abacates possuem uma substância tóxica, a persina que pode causar vômito e diarreia e trazer sérios problemas ao sistema gastrointestinal.

– CEREJA

na árvore
CEREJA

O caroço e a casca da cereja contêm cianeto que pode causar falência respiratória e, consequentemente, a morte do animal.

– DAMASCO

não de este
DAMASCO

Apesar da polpa ser segura para o consumo, as hastes, sementes e folhas também possuem cianeto, sendo assim não são seguras.

– COCO

proibidos
COCO

Pode causar inchaço, desconforto, dor de estômago e diarreia.

– FIGO

para dog
FIGO

Pode causar vômito e diarreia, além de reações alérgicas e processos inflamatórios.

FILHOTES

Os filhotes também podem comer frutas a partir do momento que desmamam e começam a comer ração. Os cuidados são os mesmos, porém, atenção com os tamanhos, corte pedaços bem pequenos pensando no porte do seu animalzinho. A quantidade também é mínima, tenha em mente que eles são mais frágeis que os adultos.

Lembre-se, introduzir as frutinhas aos poucos é a maneira mais segura para prevenir desconforto e problemas de saúde. Alguns cãezinhos são muito gulosos e podem querer exagerar ao provar sabores diferentes, você é responsável e deve regular a quantidade. Em caso de dúvida consulte um veterinário.

Agora sim, pode ir na fruteira sem medo e fazer a alegria do seu companheiro. Afinal, essa amizade é muito especial e merece toda sua atenção e carinho.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *